-->

Páginas

27 janeiro 2010

Para verem ao ponto a que isto chegou

Hoje fiz ponto-cruz. Isso: ponto-cruz. Prova de ruralidade, suburbanidade ou o que queiram chamar-lhe. Sim, eu sei fazer ponto-cruz. E tricot. E crochet. E bilros. E arraiolos. Ná, na verdade só sei fazer ponto-cruz... e tricot... e arraiolos. Blame it on my youth. Culpem-me a família de raízes alentejanas e os imensos Verões de infância passados lá, entre cozinhados de terra, farelos dos porcos e limões e laranjas pequeninos, urtigas, sardinheiras e demais ervas-daninhas, e os lavores powered by uma tia, há muito falecida, conhecida pelo seu bigode e pelo jeito que tinha para estas coisas. Ensinou-me, igualmente, a cortar papel sem me cortar a mim e era assim que enfeitávamos, eu e as minhas primas - de quem, a propósito, não sei nada vai para uma mão cheia de anos - o nosso pedaço de rua para as festas de Agosto. Para a procissão, para ver passar o andor. Para a passagem de modelos. Tema para outro post.

Entretanto, e porque nem tudo é ruralidade, aqui a menina cresceu, bateu com os costados nos seus imberbes (e imbecis) catorze anos e tomou-se de amores por um garboso jovem com sotaque do Norte, que fez o favor de lhe mostrar o que eram beijos como deve ser, amassos nas traseiras da piscina e depois do fim da terra, naquele recanto dado às descobertas a que se convencionou chamar Alminhas - e onde havia sempre fila para o calhau mais escondido da estrada, tal a quantidade de miúdas tomadas de amores por garbosos rapazes, hoje todos pais de filhos, excepto, claro está, o garboso rapaz com sotaque do Norte, Deus lhe mantenha o dom para os beijos que não lhe hão-de faltar mulheres para beijar.

3 comentários:

  1. Lénia Maria, saber lavores não é sinónimo de ruralidade nem de suburbanidade. É sim sinónimo de presença de cultura. Eu nunca morei no campo nem nos subúrbios e sei isso tudo que disseste e alguns mais ;-)

    PS: hoje já te levantas??

    ResponderEliminar
  2. Hilariante!

    Só tu para escrever isto!

    Bisouxxx

    ResponderEliminar
  3. Oh pa eu gosto de fazer Arraiolos!(e faria se, lá está, não tivesse mais nada que fazer! :P )

    Ponto de cruz também gosto, mas já não tenho olhos para isso..

    ResponderEliminar

Obrigada!