-->

Páginas

01 abril 2010

A minha filha

Diz que eu sou a melhor amiga dela. Eu, que não acho nada bem esta coisa das mães serem as melhores amigas das filhas, fico deliciada. Felizmente ela di-lo porque ainda não tem noção. Eu não quero ser a melhor amiga dela. Acho que há coisas que se partilham com a melhor amiga e que não se partilham com a mãe. Quero educá-la com toda a abertura, falar com ela sobre tudo, mas não faço questão que me conte os pormenores da primeira vez que for para a cama com alguém, por exemplo. Há tempo e espaço para tudo. E daqui a uns anos ela vai passar pela fase em que a mãe é a pessoa mais idiota à face da Terra e o resto do mundo é que é fixe. Depois há-de passar-lhe. E seremos amigas. Tal como me aconteceu com a minha mãe, com quem passei a dar-me realmente bem depois de ter saído de casa. Mas a minha mãe não é nem nunca foi a minha melhor amiga. É a segunda pessoa que mais amo no mundo, tem o lugar dela e dali nunca há-de sair. Mas é a minha mãe. Não é a minha melhor amiga.

7 comentários:

  1. Axo que a mãe deve ser sempre a melhor e verdadeira amiga que uma menina pode ter..
    A minha mãe não foi minha melhor amiga, pq a mãe dela tbm não o foi.. mas espero eu ser a AMIGA da minha filha sempre..

    ResponderEliminar
  2. A minha mãe teve atitudes comigo que eu não tenho com a minha filha. Mas acho que há espaço e lugar para tudo. Eu não quero que ela me veja como a melhor amiga porque acho que tenho que ser a figura que a educa. Não quer dizer que não saia com ela à noite, que não beba copos com ela, que não falemos de tudo. Quer apenas dizer que quero que ela perceba que quem manda sou eu. E não sou nada ditadora (longe disso). Sei é que uma boa educação parte da existência de regras. Só isso.

    ResponderEliminar
  3. A minha mãe deve ser a minha melhor amiga, mas certas coisas não lhe conto. Mas que se pode sempre falar com ela pode =)

    Beijoca *

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente contigo. Eu não sou mãe, mas também me mete um bocado de confusão quando ouço alguém a dizer que a mãe é a melhor amiga da filha.
    Há coisas, como referiste, que uma mãe não quer nem precisa de saber.
    Quando uma mãe se torna na melhor amiga acaba por perder a sua autoridade e credibilidade.

    **
    Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo Marianne, a mae educa, protege e ama como nenhuma amiga poderá fazer. Mae há só uma e amigas há muitas:-)

    ResponderEliminar
  6. Os pais não devem ser certamente os melhores amigos dos filhos. Devem conversar e ter abertura para falar de tudo, apoiar, estar ao lado nos bons e maus momentos, mas devem educar e disciplinar e para se fazer isso não se pode ser o melhor amigo. Bj:-)

    ResponderEliminar

Obrigada!