Do acordo ortográfico

junho 26, 2011

Diz que temos até 2016 para tratar de adoptar a coisa. Faltam 5 anos. Certo. Acontece que eu já decidi adoptar o acordo há coisa de dois ou três meses. Como podem ver pelas frases anteriores, está a correr bem (NOT!).

Eu tenho o Português-que-me-ensinaram entranhado. Escrevo sem pensar, não ando à procura de como se escreve esta e aquela palavra. Acontece, obviamente, quando me lembro de usar palavras rocambolescas e depois fico a patinar. Mas, no dia a dia, a escrita sai-me sem percalços. Até ter decidido que chega e que é altura de adoptar o novo acordo. There, adoPtar, de novo... a sério, isto, para mim, é mais complicado do que parece! Mas algum dia tem que ser. É hoje.

A partir de agora, este blog adotou o acordo. Salvo escritas a horas impróprias, cansaço extremo e demais desculpas que servirão para me ilibar do crime de falhar rotundamente esta coisa do acordo.


You Might Also Like

6 comentários

  1. Ai, eu não consigo, não dá! Pronto, eu que não costumava dar erros de português, agora vou começar a dar...

    ResponderEliminar
  2. O acordo é uma tanga descomunal. Não o vou adoptar nunca, acho. Calhou ter trabalhado com uma redactora brasileira. Calhou termos de fazer trabalhos já cumprindo o acordo. E o que acontece é que é ainda mais difícil trabalhar, porque não é a ortografIa que diferencia português e brasileiro, obviamente.

    ResponderEliminar
  3. Detesto o novo acordo, detesto. É daquelas coisas que nunca vou conseguir fazer acho eu... Horrível...

    ResponderEliminar
  4. Não consigo aceitar o novo acordo. E pior ainda, ter de escrever uma tese de mestrado já com as novas regras. Um desgosto.

    Eu, que me gabo de saber escrever português correcto, agora vou passar a ignorante...

    ResponderEliminar
  5. Eu no meu blogue vou continuar a usar a escrita sem acordo. Não consigo habituar-me! Lá terá que ser, mas como boa "tuga" vou deixar para a véspera de 2016.

    ResponderEliminar
  6. Acho que é uma boa atitude da tua parte. Eu também tenho que começar a pensar nisso...

    Se quiseres, nestes tempos iniciais podes usar um "conversor do acordo" ( http://www.portoeditora.pt/acordo-ortografico/conversor-texto/ ), e isso também pode ajudar a detectar as palavras que precisam de alteração.

    ResponderEliminar

Obrigada!

GoodReads Challenge

2020 Reading Challenge

2020 Reading Challenge
Lénia has read 29 books toward their goal of 40 books.
hide

Instagram

Parceria

Subscribe