-->

Páginas

23 dezembro 2011

Poupar

A Triss pôs, aqui há dias, um link com uma receita de detergente para loiça eco: ecológico e económico. Vi o video e fixei-me naquilo. Tinha que experimentar. Adaptei a coisa à Bimby. Fiz o detergente. Lavei loiça à mão. Resulta! A máquina está a lavar... e acredito que vá resultar também!!

Cá vai:

3 limões
200gr de sal fino
200gr de vinagre de vinho branco
400ml de água

Na Bimby coloca-se o sumo de 3 limões (esta parte de "produzir" o sumo tem que ser cá fora, à moda antiga), o sal fininho e as cascas dos limões (parte amarela e parte branca, mas SEM AS PELES DOS GOMOS, que têm que se tirar à mão, com a ajuda de uma faca). Tritura-se tudo 1min / vel 5-7.
Junta-se a água e o vinagre e programa-se 15 min/100º/vel 1. No final tritura-se 1 min / vel 7-8-10.
Está feito.

Para a máquina, usar 2 colheres de sopa (no caso da minha, isso encheu o depósito do detergente). À mão, é usar a olho. Não faz espuma (obviamente!), mas deixa tudo desengordurado e a brilhar. E gastei, a produzir isto... uns cinquenta cêntimos.

[Obrigada, Triss!!]

10 comentários:

  1. Quando a máquina acabar de lavar avisa como ficou, ok?

    ResponderEliminar
  2. Claro que sim, Dorushka! Mas mesmo que não resulta na máquina, passou a ser o meu detergente para lavar à mão!

    ResponderEliminar
  3. Eu não lavo quase nada à mão... Somos 4 lá em casa e todos os dias há louça suficiente para encher a máquina, que é muito mais eficiente em termos de poupança de àgua do que eu, por isso uma embalagem grande de Fairy chega a durar-me um ano, juro.

    ResponderEliminar
  4. Nós tb somos 4, mas acabo sempre a lavar qualquer coisinha à mão. Uma embalagem de fairy também me dura muito tempo. Mas mesmo assim, prefiro não a comprar!

    ResponderEliminar
  5. Eu comprei uma há pouco tempo ;)

    Sabes o que é que dava mesmo, mesmo jeito? Era um detergente desses para a roupa! Já ouvi falar de alguns, mas com resultados muito fraquitos...

    ResponderEliminar
  6. Também podem adicionar à mistura uma colher de chá de fairy, se preferirem:-)

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,

    Então resultou na máquina? Está tudo curioso:)

    ResponderEliminar
  8. Desde que vi este artigo da DECO (http://anossavida.pt/sites/anossavida.pt/files/detergentes-para-lavar-a-loica-attach_s572781.pdf) que utilizo as pastilhas para a máquina de lavar loiça, da marca Dia do Mini Preço.
    Apesar de como dizem, na secagem não ser o melhor, considero que lavam muito bem e são super económicas.

    ResponderEliminar
  9. Eh lá! Coisa simples! Parece que vou ser menos um a gastar dinheiro em químicos! Que me desculpem os srs. da indústria química. Haja limão e vinagre!!

    ResponderEliminar

Obrigada!