-->

Páginas

24 novembro 2012

O melhor brownie do mundo


 


Hoje de manhã madrugada fiz um brownie. É a receita que sugeri no Come Along #5. Pediram-ma no Facebook e achei melhor partilhar a versão revista e aumentada (ou seja, adaptada a medidas portuguesas e aumentada para fazer um tabuleiro de 20x30cm).


 


Ingredientes:


 


280gr de chocolate de culinária


225gr de manteiga


400gr de açúcar


3 colheres de chá de extracto de baunilha


5 ovos médios (ou 4 grandes)


240gr de farinha


1 colher de chá de sal


1 colher de chá de fermento


 


Preparação Bimby:


 


Pré-aquecer o forno a 180º. Forrar o tabuleiro com folha de alumínio, deixando um bocado para cada ponta, para ajudar a desenformar no fim.


Derreter a manteiga com o chocolate 6min/80º/vel.1. Programar 2min/vel. 3 e juntar os ovos um a um, deixando bater uns segundos antes da adição seguinte.


Juntar o extracto de baunilha. Juntar os ingredientes secos, colocando o sal e o fermento no fim, em cima da farinha. Bater 1min/vel.4, até estar bem envolvido. Deitar no tabuleiro e levar ao forno entre 35 a 45 minutos (depende dos fornos). O brownie estará bom quando o palito, espetado no meio do bolo, sair húmido, mas não com a massa a escorrer.


 


Preparação tradicional:


 


Pré-aquecer o forno a 180º. Forrar o tabuleiro com folha de alumínio, deixando um bocado para cada ponta, para ajudar a desenformar no fim.


Derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria, tendo cuidado de não deixar queimar o chocolate. Tranferir para uma taça.


Juntar os ovos um a um, batendo bem entre cada adição.


Juntar os ingredientes secos, colocando o sal e o fermento no fim, em cima da farinha. Bater até incorporar.


Deitar no tabuleiro e levar ao forno entre 35 a 45 minutos (depende dos fornos). O brownie estará bom quando o palito, espetado no meio do bolo, sair húmido, mas não com a massa a escorrer.


 


[Isto, garanto-vos, é de ir ao céu e voltar. E depois é de passar 15 dias com o rabo enfiado no ginásio, a fazer tudo o que seja aula-para-queimar-calorias...!]

5 comentários:

  1. Que maravilha. E com indicação para a Bimby! Vou experimentar na segunda feira nos anos do meu marido. Bom resto de fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que tem bom ar... vou guardar as dicas.

    ResponderEliminar
  3. Já tirei a receita e vou experimentar este fim de semana:-)

    ResponderEliminar
  4. Olá, antes de mais, adoro o seu blog (pronto está dito!)

    E encontrei-o por aqui e parei para comentar esta maravilhosa receita xD

    Adorei saber que em vez de gastar papel de arquitecto a forrar a forma, (já que na receita original que tenho seria papel manteiga - que raio é isso, que não encontro no hipermercado) posso usar papel de aluminio.

    E tenho uma dica que por acaso correu bem. Na receita original seria uma tablete de chocolate 70% e outra de culinária. Eu cá fui ao hipermercado (passo a publicidade: Continente) e comprei duas tabletes de chocolate normalissimo - um chocolate simples e outro com cereais (este ultimo é uma divindade!) e pelo preço de uma tablete de chocolate culinário, comprei 2 da marca do dito hipermercado.

    Mas gostos à parte, Brownies é uma das receitas mais fáceis de se fazer e tão delicioso!! O posterior ginásio já são detalhes :)

    ResponderEliminar

Obrigada!