Portugal Brasil Itália

fevereiro 08, 2013

Fim de semana de carnaval. A previsão de tempo para o Brasil bate ali nos 32º-33º. Veneza vai andar entre os 3º e os 7º. Para Ovar prevê-se qualquer coisa entre os 9º e os 13º. Ou seja, menos vinte graus do que no Rio de Janeiro e mais 6 do que em Veneza.


No Rio de Janeiro o sambódromo vai encher-se disto:



Veneza vai ter disto:


Enquanto isso, em Ovar, em Estarreja, etc....



No Brasil faz sentido que se curta o carnaval assim, em modo semi-nu. Estão para cima de 30º, coisa que é manifestamente quente e o samba é brasileiro. Em Veneza, onde está um frio de congelar saliva, as pessoas cobrem-se da cabeça aos pés, usando umas máscaras lindas (e super sensuais, mas isto sou eu que acho muito mais graça ao mistério do que a não se deixar nada à imaginação!). Por cá, onde o samba não é tradição e onde não está calor nenhum, continua a insistir-se nas escolas de samba e nas miúdas avantajadas a dar uma de Alessandra Ambrósio. Ora isto não é sensual. O que acontece no Brasil, sim, é. O que acontece em Ovar e em Estarreja (e em mais um monte de localidades dadas à importação carnavalesca) é só deprimente e feio. Muito feio mesmo. 


(O Carnaval semi-nu português está para o Carnaval do Rio como a roupa das lojas chinesas está para a Chanel... E isso é triste.)

You Might Also Like

6 comentários

  1. É mais de ausência de roupa, na verdade. ;)

    (Aos poucos o meu preconceito cai...)

    ResponderEliminar
  2. Ainda no outro dia dizia, em conversa, precisamente isto! O Carnaval é de determinada forma em cada local também pelo clima que é habitual no momento... Posto isto, faz algum sentido haver desfiles de mulheres semi nuas cá se o mais provável é estar efectivamente frio?!

    Pronto, se fossem as modelos da Victoria's Secret, e muito na loucura, ainda percebia a insistência... agora assim não compreendo. Mesmo.

    ResponderEliminar
  3. O carnaval de Ovar é bem mais do que o desfile.
    O desfile é bem mais do que escolas de samba (são 4, face a 14 grupos carnavalescos e 6 grupos de passerelle). Pena é que a comunicação social dê destaque às escolas de samba e não a estes grupos, bem mais vestidos e (na minha opinião) mais divertidos e interessantes.

    Creio que estão a tomar o todo pela parte, ou seja: vêm fotos de 1/6 dos elementos que desfilam no corso e acham que o carnaval de Ovar é todo assim. Não, não é!

    Aconselho visita de links como: http://naoprecisa.shutterfly.com/ ; http://www.marados.net/ ; http://www.pinguins.ovar.net/galeria.htm ; http://www.vampiros.ovar.net/ e muitos outros, para terem 1 noção mais aproximada...

    ResponderEliminar
  4. Gostei da comparação. lol
    O que conta para mim é o Entrudo. O tradicional português.
    Aquele das roupas e máscaras improvisadas. O das partidas aos amigos e conhecidos. Isso sim, é Carnaval.
    O de Veneza é lindo mas quem tem dinheiro para fatos daqueles?

    ResponderEliminar
  5. Aaaaaaaah!, haja alguém que me entende!!!

    ResponderEliminar

Obrigada!

GoodReads Challenge

2020 Reading Challenge

2020 Reading Challenge
Lénia has read 29 books toward their goal of 40 books.
hide

Instagram

Parceria

Subscribe