-->

Páginas

09 abril 2013

"Anatomia dos Mártires"


Acabei ontem o "Anatomia dos Mártires" do senhor João Tordo (vénia!).

Bom... depois de não ter ficado deslumbrada com "O Ano Sabático", senti que era altura de pegar neste livro, que tinha deixado por ler de propósito, para ler quando estivesse a ressacar de João Tordo.

O homem tem uma escrita altamente cativante, ponto um. Acho que ele pode dissertar sobre ligações SCART ou assim que eu vou ficar agarrada na mesma. Para mim, a escrita do João Tordo define o conceito de "escrita cinematográfica", ponto dois. Duas ou três páginas e lá estou eu, a ver a coisa "por dentro", a conseguir ver as personagens, as cenas, os locais. E isso, meus amigos, não é fácil de fazer, nem é qualquer pessoa que consegue fazer - e explica muito bem o facto de o Tordo ser o meu escritor português (vivo) preferido.

Acontece que o meio do livro é mais lento e menos interessante porque não conta a história em si mas sim uma espécie de história da História - sorry, no spoilers aqui! Depois desse segmento, a coisa retoma o ritmo normal e eu voltei a ficar agarrada... até ao fim.

Não é o melhor livro do João Tordo, que não é. Mas deu para matar saudades. E é, sem dúvida, um livro que vale muito a pena...


(E pensar que, eventualmente, só haverá livro novo no ano que vem, hum? Mau, muito mau... (Mas ainda tenho que voltar a "O Livro dos Homens Sem Luz", que não consegui acabar da primeira vez que tentei pegar-lhe. E quero muito reler "As Três Vidas" e "O Bom Inverno"...)

3 comentários:

  1. Tenho esse livro precisamente a meio. Andei numa fase em que precisava de algo mais leve, mas acho que terminando o livro que agora estou a ler, retomo o "Anatomia dos Mártires".
    "As três vidas" achei bom, mas para mim o melhor foi o "Bom Inverno". Qual é o teu preferido?

    ResponderEliminar
  2. Para mim, o melhor é o "As Três Vidas", talvez por ter sido o livro que me fez apaixonar pela escrita do João Tordo. No mesmo patamar, logo, logo a seguir a este, "O Bom Inverno" e "Hotel Memória". Depois, no andar abaixo, "Anatomia dos Mártires" e por fim "O Ano Sabático". Tenho que voltar a "O Livro dos Homens Sem Luz" para o poder encaixar aqui algures...

    ResponderEliminar
  3. Ia exatamente perguntar qual o teu preferido mas a pergunta só foi respondida. Só li um dele (O Bom Inverno), gostei mas não fiquei apaixonada. Se calhar não começei pelo certo, ou por outro lado posso não o ter lido no momento certo. Acho que vou tentar com outro título.

    P.S. Mystic River já está na estante para ler (começo a notar um certo padrão nos meus livros: policiais, policiais e... policiais)

    ResponderEliminar

Obrigada!