-->

Páginas

08 abril 2013

Um passo... dois passos... 3Passos - Era uma vez uma lontra!

Então pois que aconteceu o seguinte: a Farmodiética resolveu que eu estava uma espécie de lontra e vai de me oferecer um mimo: o programa de três meses da Dieta3Passos. Oi? Que é isso? Basicamente, é um programa de emagrecimento que se divide em três etapas e que, no meu caso, vai ter a duração de três meses. Ah sim? Explica lá melhor...



  1. Estimular o organismo a metabolizar a gordura armazenada (reservas lipídicas) como fonte de energia e acelerar o metabolismo – 1.º Passo.

  2. Estudar o perfil metabólico de cada paciente, mediante as introduções semanais e graduais de alimentos na Dieta e estimular o metabolismo a esgotar as suas reservas de gordura – 2.º Passo.

  3. Fornecer ao paciente estratégias de gestão de peso, para que no futuro, consiga manter e gerir o seu peso, adoptando estilos de vida saudáveis – 3.º Passo


Portanto, o que se passou foi que fui na sexta-feira à primeira consulta. Para começar, percebi logo que há um conluio de balanças contra mim. A minha de casa marcava, meia hora antes da consulta, 64,5kg. Cheguei lá e tau, 67,2kg... Ok, aceito (que remédio...!). A nutricionista, super simpática, explicou-me o processo todo. Basicamente, vou passar uma semana penosa, mas vai compensar (se eu fizer tudo direitinho e se não me armar em esperta e desatar a boicotar a dieta, coisa em que já me profissionalizei...).


Sexta à noite despedi-me da vidinha boa (sem exageros!) e sábado comecei. Calha que não me custou. Quer dizer, custou-me ter que fazer um salame de chocolate para o almoço de família do domingo, mas não me custou comer conforme o programa. Porque, de entre a lista de coisas que posso comer, posso comer à vontade. A ideia é não ter fome. E eu não tive.


Domingo idem, com uma prova de fogo pelo meio - o tal almoço de família. Havia frango assado no forno. Tirei as peles todas ao bicho e comi um peito de frango. Como só havia fruta e batatas assadas e não posso comer nem uma coisa nem outra... comi frango com frango. Foi uma vez, no big deal.


Hoje, a mesma coisa: até a ver, tudo calmo e tranquilo.


 


De caminho, descobri o seguinte: devo ter um probleminha de intolerância à lactose. Adoro leite. Bebo um copo de leite de manhã e fico tipo balão... inchaaaaada. Ando há três dias a beber leite Mimosa 0% Lactose e... nada de inchaços. A sério, tudo o que eu precisava era de uma intolerância alimentar... NOT. Bom, mas nada que não se resolva e que não se possa contornar.


 


Nesta primeira semana não é suposto fazer exercício (para não sentir fome a seguir e não ter que meter a pata na poça), coisa que tenciono cumprir. Não posso comer hidratos de carbono que não sejam os indicados (2 fatias de pão integral/dia) e tenciono cumprir. Posso comer até 1l de gelatina por dia... e não é preciso tanto! Fiz 1l que me deu para dois dias. Já está ali mais uma litrada que me dá para hoje e para amanhã. Não posso comer fruta (por causa dos açúcares) e não como. Não posso usar açúcar e não uso - ainda há bocado tive que beber um café simples, na casa da minha mãe, e que remédio... Não posso comer sopa, mas posso comer saladas, muitas, todas as que me apetecer (não com tudo o que me apetecer, mas dentro do que posso comer, posso decidir a quantidade). Tenho que bebr 1,5l de água com drenante por dia e não me custa nada (só é chato andar sempre a caminho da casa de banho - ok, demasiada informação!).


 


E é isto. A ideia é perder 9kg, segundo a minha balança, e 12kg, segundo a do consultório. Em três meses. Eu acho que consigo... E vocês? Fazem claque? Bem preciso...!!


 


[Às sextas vou fazendo o update, boa? Se correr mal, sintam-se livres para me dar nas orelhas!]


 


DISCLAIMER: Disse, logo no início do post, que este programa de dieta foi uma oferta. O que a marca em questão me ofereceu foram as consultas e os suplementos, pelo período de três meses. Nunca, em momento algum, a marca me pediu que falasse nela ou que a divulgasse. Opto por falar claramente porque é essa a minha postura e porque é, neste caso, a minha forma de agradecer. Estes posts não são uma contrapartida à oferta que me foi feita. Falarei dos meus progressos da mesma forma que falaria se tivesse pago pelas consultas e pelos suplementos. Todas as opiniões são minhas e resultam da experiência que eu venha a ter com este processo. Neste post, a única informação que reitrei do site da marca foi a estrutura da dieta.

12 comentários:

  1. Esqueceste-te de por uma advertência no post a avisar que é um post com publicidade...

    ResponderEliminar
  2. Não, não me esqueci. Disse logo no início que isto é uma oferta e identifiquei claramente o "ofertante"...

    ResponderEliminar
  3. Boa sorte!
    Faço parte da tua claque de apoio!
    :)

    ResponderEliminar
  4. Força nisso :)
    Por exemplo a mim acho que me faria imensa confusão a parte de não comer fruta, gosto tanto...

    ResponderEliminar
  5. A mim também faz... mas são só uns dias!

    ResponderEliminar
  6. eu fiz a dieta 3 passos durante alguns meses, praí 9, e perdi cerca de 10kg. não foi rápido porque nunca cumpria tudo 100%, mas acredito que resulta, mesmo sem suplementos nenhuns a ajudar, que é o que encarece bastante. acho que o drenante (1 shot em jejum e outro antes do jantar), beber bastante água, e se quiser ser preciosista as vitaminas para compensar as falhas nos alimentos bastam se a parte alimentar for cumprida. mas isso é que é difícil... boa sorte! se conseguires talvez me motive a voltar à dieta e voltar a perder 10kg (sim porque entretanto, coisas da vida, já os tenho de volta)

    ResponderEliminar
  7. Isto pode ser por ser o início, mas ao fim de 3 dias posso dizer que ainda não meti a pata na poça. O que custa mais é mesmo a mentalização. O resto... vai-se fazendo. Estou curiosa para ver o que vai dizer a balança na sexta feira. Até lá... cumpro. É que, no limite, a única interessada nisto sou eu, que tenho 10kg a mais, que tenho 38% de massa gorda (toucinho, mesmo!) e que quero mesmo, mesmo perder isto tudo e voltar a fazer as pazes comigo...

    (Bora lá, começa a dietar de novo, devagarinho. Já sabes que resulta, não é?)

    ResponderEliminar
  8. Força! Pum, pum, pum! (Isto é o meu tambor de apoiante/claque)
    bjs
    Isabel

    P.S.- N sabes em quanto ficaria se a tivesses de pagar, não?

    ResponderEliminar
  9. Não sei... sei que as consultas semanais são 7€. Depois são os suplementos, mas essa parte não consigo contabilizar porque não sei quanto tempo dura cada coisa...

    ResponderEliminar
  10. Eu já fiz essa dieta! Passei cá uma fome... não comia sopa, fruta, salada (só rúcula e agrião) mas podia beber coca cola light, gelatinas atum e salsichas enlatadas... achando isto um atentado a qualquer organismo humano, decidi fechar a boca para os doce e gorduras, comer de 2 em 2 horas e fazer exercício físico e voilá... mais magra e mais saudável!

    Boa sorte!!

    Bjs!!

    ResponderEliminar
  11. Vais conseguir atingir o teu peso ideal num instante! O importante é que te sintaa bem :) força!

    ResponderEliminar
  12. Eu não estou a passar fome. Sei o que posso comer e vou comendo. Não posso comer sopa, mas posso comer saladas (e não é só rúcula e agrião, é também alface, pepino e endívias). E sei que é temporário e que depois, daqui a uns tempos, posso voltar a comer tudo com conta, peso e medida.

    O que me custa é mesmo olhar para doces e não poder comer. É uma espécie de compulsão... mas isto é bom porque me permite aprender a controlar os meus instintos devoradores...

    ResponderEliminar

Obrigada!