-->

Páginas

14 maio 2013

Duas receitas da minha lontrice

Dietas são aquelas fases em que não se pode comer aí 90% daquilo de que se gosta. E a tendência, em dietas mais restritivas, é para o enjoo: só se pode comer meia dúzia de coisas, portanto comemos essas coisas até à exaustão. Ou até que nos fartamos e nos pomos a inventar. Foi o que me aconteceu. Ontem e hoje. De maneiras que...


 


Bacalhau à brás falsificado mas assim ultra light


 


Ingredientes (para uma pessoa):


Bacalhau q.b. (eu uso daquele já desfiado, marca Pingo Doce ou Continente, a cerca de €3,59 a embalagem - nesta receita usei meia embalagem)


1 alho francês grande cortado em rodelas fininhas


Azeite q.b.


2 ovos (podem acrescentar-se mais claras)


Salsa, sal e pimenta a gosto


 


Preparação:


Refogar o alho francês com o azeite até amolecer. Se não dispensarem o estaladiço do bacalhau à brás tradicional, refoguem apenas a parte branca do alho francês e reservem a parte verde. Se se estiverem nas tintas para o estaladiço, refoguem já tudo.


Juntar o bacalhau desfiado e deixar cozinhar.


Se gostam do tal estaladiço, juntar agora o restante alho francês e deixar cozinhar um pouco.


Juntar os ovos batidos temperados com sal, salsa e pimenta.


Deixar cozinhar até os ovos secarem.


Está pronto!


 


 


Hamburgueres de Frango e Cogumelos


 


Ingredientes (para 4 unidades grandes):


1 peito de frango grande


1 lata de cogumelos grande (não industrial, atenção!)


1 ovo


Sal e alho q.b. (ou outros temperos que vos agradem)


 


Preparação:


Enfiar isto tudo na Bimby ou numa picadora qualquer. Triturar bem (fiz na Bimby e foi coisa para 1 minuto/velocidade 6). Moldar os hamburgueres. Grelhar sem gordura. Acompanhar com uma salada ou courgette grelhada ou alho francês salteado (batatas fritas não convém senão poupa-se de um lado para se alarvar do outro!). Comer. Eventualmente ter que partilhar com o resto da família (foi o que me aconteceu: fui violentamente assaltada pelos meus filhos que, entre massa com atum e isto, preferiram isto. E nem são fãs de cogumelos...)

3 comentários:

  1. Yummy. Neste momento fazem falta as ideias, e estas são muito boas para variar e fazer um pequeno upgrade aos pratos de dieta ;)

    ResponderEliminar
  2. Olha que boas ideias! Pela descrição parecem-me muito bem...!

    ResponderEliminar
  3. toma lá esta, que faço muitas vezes quando falta a imaginação e o tempo. é saudável e boa que se farta, tendo a vantagem de se poder adaptar a quase todos os legumes.

    1 embalagem de lombinhos de peixe (não é preciso temperar com antecedência, mas se o fizeres ficam melhor) + alho francês + cenouras baby + espinafres.

    começar por saltear o alho francês numa colher de sopa de azeite e alho picado. juntar os espinafres e as cenouras baby. temperar com sal e pimenta.
    num pirex dispor folha de alumínio em "caixinhas". espalhar lá dentro os vegetais, colocar o peixe por cima, temperar com sal e pimenta e deitar mais um fio de azeite.
    forno com eles cerca de 30 a 40 minutos. acompanha com arroz thai. :)

    ResponderEliminar

Obrigada!