-->

Páginas

05 julho 2013

Overnightquê?

Overnight Oats. Um pequeno-almoço saudável, saboroso, adaptado ao gosto de cada um, cheio de nutrientes, altamente viciante...


Então a receita disto é... não há receita! Vale tudo! Bom, quer dizer, oats são flocos de aveia, portanto a ideia é que ande por lá disto. O que eu costumo fazer é agarrar no meu frasco de meio litro e pôr no fundo meio iogurte (às vezes líquido, outras vezes sólido), depois ponho uma colher de sopa bem cheia de sementes de linhaça trituradas (ajuda a pôr o intestino a funcionar, mas as sementes têm mesmo que estar trituradas, porque se estiverem inteiras o organismo não as processa e não fazem nada), uma colher de sopa de sementes de chia e misturo bem este nível, para que as sementes fiquem molhadas. Depois ponho uma camada de fruta. O que houver e me apetecer. Se uso fruta ácida/amarga (tipo kiwi) ponho um fio de mel. Depois ponho duas colheres de sopa de flocos de cevada e duas de aveia. Ponho o resto do iogurte, ponho outra fruta (se uso maçã ou banana também ponho canela, por exemplo). No fim de tudo cubro com leite e ajeito de maneira a que o leite chegue à aveia e à cevada. Fecho o frasco, ponho no frigorífico e, na manhã seguinte, tiro, aqueço um bocadinho no micro (só para tirar aquela "frialdade" toda, que eu não sou grande fã de cenas geladas) e como. E no fim fico sempre a achar que comia outra dose daquilo, na boa. 


E porque é que se faz isto pondo no frigorífico de um dia para o outro? Para "cozer" os flocos de aveia. Isto é uma alternativa fresca às papas de aveia tradicionais. Permite milhões de combinações, permite adaptar ao gosto de cada um, permite variar e comer todos os dias coisas diferentes. E é saudável e muito saciante e... estou viciada, pronto.

4 comentários:

  1. Eu também adoro, sou mega fã de aveia. No inverno, papas quentinhas, e no verão em overnight oats :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também estou viciada e viciei marido e filhos! Fazemos em conjunto, o que ainda é mais divertido. Mas não aquecemos no micro, nós adoramos aquela frescura gelada logo pela manhã!! Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Hummm, que ideia mais deliciosa. Com iogurte e compota, deve ficar perfeito.

    ResponderEliminar

Obrigada!