-->

Páginas

27 março 2014

Frente & Verso - Caracóis

Verso - A Margarida odeia...

Eu o-d-e-i-o caracóis. Odeio. Tipo, fico agoniada, nervosa só de pensar nisso e acho absolutamente NOJENTO que haja pessoas – tipo, 90% das que eu conheço – que consigam comer caracóis com um ar de felicidade estampado na cara.
Ainda me lembro de ser miúda e ir com os meus tios apanhar caracóis. Adorava arrancá-los, pela gosminha, das folhas verdes em que se passeavam, e metê-los dentro do saco. No entanto, a minha adoração por caracóis ficava nesse momento. Depois, o saco passava para a mão da tia, da mãe, de quem fosse, e nunca mais queria ouvir falar dos bichos. Acho absolutamente impressionante como conseguem enfiar um palito dentro daquela carapaça fininha, arrancar aquela lesma, e comer aquilo com gosto. Juro. Só consigo imaginar a lesma, ainda viva, cheia de ranho (aquilo É ranho) a descer pela garganta abaixo…GOD.
Quando chega o Verão há imensas pessoas à  minha volta a exclamar: aaah!, chegou o tempo dos caracóis e das imperiais. Imediatamente engulo em seco e esbugalho os olhos. Eu cá, no Verão, penso em ameijoas à Bulhão Pato, em tremoços à beira mar, em moelas ou pica-pau. Nunca penso em caracóis, a não ser quando vamos a um lugar qualquer e o meu excelentíssimo marido, na sua inocência, ainda tenta um: “não queres mesmo um pratinho de caracóis?”. Não. Não quero. Podem comer todos os caracóis que há no mundo, que eu não quero saber. Na verdade, acho que se os caracóis desaparecessem mesmo da face da terra, eu não lhes ia sentir a falta. Acredito que sejam necessários para o equilíbrio do ecossistema, mas se não existissem, pelo menos eu não tinha que ver pessoas a comê-los com ar de felicidade... a sério! Não consigo perceber.
E hoje fico-me por aqui, porque estou não enojada só de estar a pensar nisso que olhem…adeus! 

[E eu AMO...!]

2 comentários:

  1. Também adoro caracóis! Mas confesso que gosto de uns em especial, os que se fazem no café onde vou comê-los ou buscá-los para comer em casa. Fazer em casa parece que nunca me sabem tão bem... ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu sou das que nem sabe se gosta porque acho que a última vez que comi um devia ter uns 12 anos e devo ter sido enganada por alguém, só pode. Verão para mim são os grelhados ao ar livre, ameijoas ou cadelinhas e pão torrado, saladas cheias de pepino e tantas coisas mais ;-)

    ResponderEliminar

Obrigada!