-->

Páginas

30 junho 2014

Desafio 30 x 20

Ontem passei a manhã num workshop muito, muito giro. A Anita convidou-me a assistir a este módulo, chamado "Construção e Gestão de um Guarda-Roupa Prático e Low Cost" e eu, que não sou nada dada a trapos, mas sou muito dada ao low cost, fui!

O grupo era giro: mulheres completamente diferentes, com um único fio condutor - tanta roupa e não sabemos o que vestir. Foi giro ver as caras de espanto quando assumi a coisa como ela é: odeio moda. Ou melhor: a moda, a cena das tendências e do que se veste e do que se usa, diz-me zero. Roupa, para mim, é coisa que existe porque tenho que me vestir. Sim, eu sei: lá estou eu com os meus lirismos. Mas é mesmo assim.

Adiante. O workshop foi bem giro. Muitas dicas muito úteis - a maioria eu já pratico, depois de ter sido ensinada pela Rita Varela - mas é sempre bom relembrar. Acabámos na Zara do Vasco da Gama, a fazer uma visita de estudo. O objectivo era sair da nossa zona de conforto e experimentar roupa que nunca vestiríamos. Eu cumpri: peguei numas calças fluídas que me ficavam pessimamente (culpa de uma espécie de fole que aquilo fazia na frente e que era muito eficaz a aumentar-me ainda mais a barriga) e numa blusa que... bom, juro, não sei como é que aquilo se vende, nem com o que se veste. Houve lá gente a conseguir experimentar coisas que lhe ficavam mesmo bem - e a comprar no fim. Não foi o meu caso. Para já, não preciso de comprar roupa. Depois, não gosto nada de andar às compras com companhia. Só vantagens, portanto.

Bom, mas vamos ao que interessa. A Anita lançou um desafio: e se, durante um mês, só tivermos disponíveis 30 peças de roupa para vestir (entre calças, saias, calções, vestidos, casacos, blusas, t-shirts, tops e calçado)? Primeiro pensamento aqui da menina: 30 peças?? Isso é imenso! Desafiei a Sara e vamos fazer a coisa só com 20. A bem dizer, já é esse o universo com que estou habituada a trabalhar...!

Há bocado estive a escolher a roupa. Foi facílimo. Só tive problemas com uma peça: queria ter incluído um top de alças mas era isso ou menos um par de sapatos. Ora, o tempo anda de doidos e eu não sei com o que posso contar, por isso pareceu-me importante ter ali qualquer coisa mais quentinha para calçar, just in case.

Portanto, a ideia é durante 30 dias vestir apenas estas 20 peças, nunca repetindo combinações (se eu fosse uma blogger de moda diria coordenados ou kits, não é?). Isto vai obrigar-nos a puxar pela criatividade e vai - espero eu - reduzir um bocado o drama que até as mulheres que não ligam nenhuma a roupa, tipo eu, têm: escolher o que vestir, de manhã. Ponto importante: acessórios como colares, lenços e etc., não contam para isto - podemos usar o que quisermos. Outra regra: durante estes 30 dias, não comprar roupa (esta é fácil!).

Eu e a Sara comprometemo-nos a registar diariamente o que vestirmos, no Instagram, com a tag #30dias20pecas. Alinhem nisto connosco que vai ser giro! No final do mês escreveremos cada uma um post e faremos um apanhado dos 30 dias. Se eu não desistir entretanto... (Ah, e conto passar metade do mês na praia, para onde não levarei nenhuma desta roupa, obviamente! Portanto, idas à praia estão fora deste jogo, para mim, ok?)

Aqui ficam as minhas escolhas:




(Adenda: as fotos diárias também estarão no Facebook do blog.)

12 comentários:

  1. Um desafio interessante ;) Podias ir partilhando também no FB, que há pessoas - como eu :P - que não têm Instagram e portanto não vão lá com grande frequência (para não dizer que só vou lá uma vez por acaso, assim tipo quando o Rei faz anos...).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok! Eu partilho também no face, sem problema!

      Eliminar
  2. Fantástico!! É uma óptima maneira para puxar pela cabeça e conjugar as peças!

    ResponderEliminar
  3. Se fosse para mim diria que tens muito poucas partes de cima, mas eu ando de bebé ao colo e sempre a lidar com bolsados, babados e mãozinhas de bolacha :)
    Também podes espreitar isto http://theproject333.com/

    ResponderEliminar
  4. Só 4 pares de sapatos? :D
    Eu cá até me safaria bem, no verão praticamente só uso vestidos e jumpsuits e uma ou outra saia. Parece-me gira a ideia!

    ResponderEliminar
  5. Já fiz este desafio há uns 2 anos e foi uma experiência muito interessante. Merece mesmo a pena experimentar e faz-nos puxar pela cabeça e testamos coisas diferentes.

    ResponderEliminar
  6. Estou como tu, 30 peças é muito!!! Não tenho 30 peças de roupa, descontando os sapatos... é gira a ideia! Vou seguir ;)

    ResponderEliminar
  7. http://mulherespoupadas.wordpress.com/2014/07/01/desafio-desafio-30-x-20/

    ResponderEliminar
  8. Bem.... no fundo, no fundo, eu estou a fazer este desafio forçada!!!
    Vim para Angola com 2 malas, onde para além da roupa teve de vir, medicamentos, produtos de higiene, computador, maq. café, etc. etc..... sobrou muito pouco espaço/peso para roupa!!!!

    Só que o meu desafio é de 8 meses!!!! Até porque compras por aqui: nicles!!!!

    Vai dando as sugestões... eu aproveito tudo quanto é ideia!!!!

    ResponderEliminar

Obrigada!