-->

Páginas

12 fevereiro 2015

36

Ontem foi um dia bom. Começou na véspera, na verdade. 22h e uma dica do meu marido: vê o Facebook. E deparo-me com um evento criado para mim, por um grupo de amigas - algumas que nem sequer conheço pessoalmente.

Há muito tempo que queria fazer um curso de escrita de romance com o João Tordo. Ontem começava um destes cursos. As minhas amigas juntaram-se e ofereceram-mo em jeito de ultimato: "faz a porra do curso e escreve o caraças do livro". Poético.

Além do curso, a única coisa que pedi para o dia dos meus 36 anos foi que não chovesse durante o dia. Não choveu. Cheguei a Lisboa com um frio gélido e um sol radioso. A manhã foi passada em modo esponja, a absorver tudo o que o João nos ensinou. Quando dali saí, a minha vontade foi esquecer-me da vida e mergulhar em livros - alguns que devia ter lido e ainda não li.

Almocei sozinha, com um livro no Kobo, no Mercado da Ribeira. O sossego da hora de almoço fez com que pudesse estar ali como eu gosto: em silêncio, a ler. Depois fui ao cinema: Still Alice, para manter a minha tradição de há muitos anos - no dia do aniversário, vejo sempre um filme daqueles que me enchem mesmo as medidas. Normalmente não são coisas muito Hollywood-popcorn, porque não é a minha praia. Ainda tive esperança de que o "Cake", com a Jennifer Aniston - que fez 46 anos ontem - já tivesse estreado mas não, só a 19 de Março - e nessa altura faz de conta que faço anos outra vez e quero mesmo ver este filme.

Dali fui para os meus pais, com passagem por um café onde gosto muito de estar. Aproveitei para, com calma, reler e organizar os apontamentos do curso. (E dei por mim a ter que lidar novamente com a vontade de ir tirar a licenciatura em Psicologia.) Bebi um café, sosseguei e vi a chuva que fechou o meu dia.

Jantei com os meus pais e apaguei as velas num salame de chocolate. Alguns telefonemas, algumas mensagens, uma ou outra conversa via Facebook. O sossego que me habituei a ter depois de ter dado descanso ao ego e de ter eliminado aquela notificaçãozinha chata que informa os amigos do nosso dia de aniversário.

Faltou-me aqui uma pecinha no puzzle: a tatuagem que quero fazer e o mantra que quero interiorizar - let all fears go.Poderia ter sido ontem mas não dava. Em breve...

São 36. Está na hora de pôr os meus sonhos a mexer e de me fazer à vida. Está na minha hora.

10 comentários:

  1. Parabéns é muita força para a vida! :)

    ResponderEliminar
  2. Não te telefonei de propósito! Para te deixar saborear cada pedacinho do curso que sabia que ias adorar, para te deixar almoçar em silêncio, ler, fazer a tua introspecção de aniversário! Vejo que resultou, e que o dia valeu a pena! Gosto de te ver assim! Apanhaste-me nos 36 com pouco menos de dois meses de diferença! Agora bora lá usufruir deles sim? <3

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, Lénia! Esquece-te mesmo dos medos (com ou sem tattoo) e segue no encalço de todos os teus objectivos. Easy said then done, eu sei, mas tu és capaz. Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, querida.
    Um grande beijinho
    :)

    ResponderEliminar
  5. Bem, tu sabes que eu tenho a licenciatura em psicologia, e que agora estou a tirar uma empresa Estudos Portugueses, onde estudamos muito (muito!) literatura e teoria literária. E se calhar este até não é o melhor dos conselhos, mas, de facto, são duas áreas que se complementam. Alguma coisa que precises/queiras saber é só perguntar. E, by the way, parabéns!
    (quando cafezamos?)

    ResponderEliminar
  6. Parabéns!! E se precisares de apontamentos para o curso de Psicologia avisa (já estou no 3º ano)!! Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Bem vinda aos 36! Muitos parabéns e desejos de que além de tudo de bom, concretizes este teu e nosso desejos de escreveres! Sê feliz!

    ResponderEliminar
  8. Olha que dia tão bom! Eu nunca sei quando fazes anos, é uma vergonha. Um grande beijinho de parabéns para ti, que seja um ano muito feliz! :)

    ResponderEliminar
  9. Cake vale a pena ver...uma Jennifer Aniston completamente diferente...

    ResponderEliminar

Obrigada!