-->

Páginas

23 agosto 2016

Love & Granola

Ontem, depois de ver uma foto de um pacote de muesli de supermercado que me fez doer o coração, decidi que ia tratar do assunto como deve ser: granola caseira. Fui à loja de frutos secos a granel que tenho ao lado do trabalho, gastei doze euros e trouxe uma carrada de coisas. À noite, enquanto jantava, o forno assava devagarinho dois tabuleiros de granola. Como é que eu fiz isto? Mais ou menos a olhómetro, que é aquela medida que uso muitas vezes. Mas vá:

- 2 chávenas de aveia (devia ter posto pelo menos o dobro, considerando a quantidade de frutos secos que pus)
- 1 chávena de centeio (o mesmo que em relação à aveia)
- 1 chávena de nozes
- 1 1/2 chávenas de amêndoas sem pele
- 1 chávena de castanhas do Pará
- 1 chávena de cajus
- 1 chávena de um mix de frutos secos qualquer que tinha lá em casa
- 1 chávena de sementes de girassol
- 1/2 chávena de sementes e linhaça
- óleo de coco a olho
- óleo de sésamo a olho
- mel a olho
- 1 colher de chá de sal (fino, não façam como eu, que pus grosso e já me arrependi)

Triturei os frutos secos na Bimby até ficarem mais ou menos picados mas não em pó. Juntei os cereais e o sal e envolvi tudo com os óleos e com o mel. A ideia é que a mistura fique húmida mas não empapada. Pus isto em dois tabuleiros forrados com papel vegetal (convém espalhar bem e que a camada não fique muito alta). Liguei o forno a 110C e deixei assar uns 20 minutos. Tirei do forno, mexi aquilo tudo para soltar e voltei a assar, desta vez a 130C, durante mais um bocado. Tirei aquilo do forno mais umas duas vezes, mexendo sempre. Quando aquilo começou a ficar dourado (de maneira homogénea e não apenas por cima, daí ser importante ir mexendo), retirei do forno e deixei arrefecer. Fui mexendo para arrefecer mais depressa.

No final, juntei

- 1 chávena de sultanas douradas
- 1 chávena de cerejas desidratadas
- 4 rodelas de ananás desidratado (que entretanto cortei em pedaços pequeninos)
- 1/2 chávena de maçã desidratada com canela

Distribuí isto pelos frascos e só fechei hoje de manhã, para garantir que estava bem frio (e não ganhar humidade que ia acabar por amolecer a granola).

Ficou maravilhosa. Hoje de manhã, o meu pequeno-almoço foi um iogurte grego com duas colheres de sopa disto. Vai um frasco para o escritório, para ir comendo com iogurtes e/ou fruta aos lanches (em vez de me dedicar a pães e coisas do género). Dei um frasco a uma colega, outro frasco a outro colega (da turminha mega-fit, claro). Fiquei com um frasco grande em casa e vai outro frasco grande substituir a porcaria do tal muesli do Pingo Doce. A repetir? Yep! Sem dúvida!!

3 comentários:

  1. É o meu pequeno almoço e lanche preferido!

    Um beijinho,
    Sofia

    http://laprincipessa.pt/

    ResponderEliminar
  2. ontem vi uma receita de granola que não precisava de ir ao forno (era mesmo crua).... ora, não apontei e não sei onde vi o que é uma grande chatice porque preferia assim e agora não consigo tirar isto da cabeça.
    se souberes de alguma receita assim avisa!!!

    ResponderEliminar
  3. Também tenho o habito de fazer em casa. Fica como queremos e com o que queremos e sai mais em conta. Depois, é isso, guardar e comer com iogurte

    ResponderEliminar

Obrigada!