Mudança de idade

setembro 26, 2017

Eu sou zero ansiosa com as mudanças dos meus filhos. Fazem parte. Eles crescem. Já não tenho bebés (felizmente. E não tenciono vir a ter!). Acontece, porém, que a mudança por que a minha filha está a passar é, vá, mais acentuada.

Acabou a primária. Escola nova, amigos novos... e manias novas. De repente, tenho uma miúda que já não é uma criança do canal Panda. Calma com o andor: continua a ser uma criança, nem 10 anos tem. Mas a independência é diferente. As responsabilidades (dela) também.

Quando começou a escola, decidiu atirar-me com os problemas dela: ah, não consigo marcar refeições; ah, o cartão não funciona; ah, é preciso fazer o cartão da biblioteca. Minha querida, desenrasca-te. Resolve. Aprende a lidar com as tuas situações. Eu, senhora tua mãe, só vou resolver o que for mesmo obrigatório que seja eu a resolver. De resto, my love, faz-te à vida. E cresce.

Estou sempre lá para guiar e para amparar. Mas não estou lá para fazer as coisas por ela. Já avisei: eu já fiz o 5º ano há muito tempo. Not my circus, not my monkeys. Ela que resolva. Não vou andar a aparar-lhe os golpes todos. E há-de aprender que as acções têm consequências e que é ela que tem de lidar com isso. Eu? Sou só o sistema de vigilância. E estou muito bem com isso.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oh meu Deus Lénia! como me revejo neste texto.....mas fico sempre com a sensação de estar a ser muito exigente com o meu (no meu caso).....in the back of my mind....sempre deixá-los ser crianças...estou sempre sempre na dúvida....no entanto, acabo sempre por ser exigente..enfim..

    ResponderEliminar
  2. Sabes, lembro-me muitas vezes de como foi comigo, quando eu tinha a idade dela. E eu ia a pé cerca de 3kms para a escola... e depois mais 3km para regressar. Sozinha ou com colegas. Tive de me safar. E fui criança na mesma, mas aprendi a ser responsável e a ter juízo. Estou apenas a tentar que ela tenha a mesma oportunidade. E acho mesmo que, se lhe fizer a papinha toda agora, não vou estar a deixá-la ser criança, mas sim a impedi-la de crescer e de ganhar competências que acho que vão ser importantes para ela no futuro...

    ResponderEliminar

Obrigada!

GoodReads Challenge

2020 Reading Challenge

2020 Reading Challenge
Lénia has read 29 books toward their goal of 40 books.
hide

Instagram

Parceria

Subscribe