Depois

novembro 30, 2017

Não acho que dependa só de nós. Ninguém escolhe estar no lodo para sempre. Não é bom. Não é saudável. Não traz grande benefício (a não ser, claro, que sejas escritor e escrevas muito melhor quando estás no fundo do poço do que quando andas feliz e contente - é o meu caso, para que conste). Portanto, um dia, depois de o pior já ter passado, resolves que é tempo de levantar a cabeça. Paras de olhar para trás e olhas em frente. E até pode estar nevoeiro (D. Sebastião, sois vós?), mas olhas em frente e, à medida que vais dando pequenos passos, vais vendo cada vez melhor. E o nevoeiro dissipa-se. Recuperaste o sorriso. O teu sorriso. Olhas e vês: o tal sorriso que te define, que diz tanto sobre ti, que mostra tanto do que tu és.

Depois percebes que aquela coisa de seres a energia que queres atrair se calhar não é uma coisa tão descabida quanto isso. Porque olhas à tua volta e vês sorrisos. Coisas boas. E quando tens alguém que está onde já estiveste, num lugar mais escuro, consegues atirar uma corda para ajudar a puxar. Já sabes que o buraco escuro não dura para sempre. Sabes quanto custa, mas sabes que acaba. E é bom que saibas, porque só assim podes ajudar quem está agora a passar por isso.

No fim, aprendeste. Cresceste. Sabes que sobreviveste. Mais uma vez, reinventaste-te. E baaaammm... aí estás tu de novo. A caminho. De quê? De mais sorrisos. A caminho de um sítio bom. E já estás mais perto de lá chegar.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Não, não depende só de nós.
    E sim, quando vês alguém que está onde estiveste queres esticar a mão e ajudar (mesmo sabendo que a pessoa tem de fazer a sua própria caminhada).

    Muitas vezes me revi no pouco que foste partilhando.... e é tão bom saber que estás a sair do período negro. :)

    ResponderEliminar
  2. Fico mais feliz do que ler estas palavras, ver esses sorrisos. E faz isto, isto é muito importante: escrever o quanto te sentes bem. Porque um dia poderás precisar de estas palavras que mostram que tudo o tempo cura. (Eu também sou das que escreve muito melhor quanto pior estou. São coisas.)

    ResponderEliminar
  3. Que bom :)
    Ainda estou no nevoeiro mas sei que, um dia, vai passar.
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar

Obrigada!

GoodReads Challenge

2020 Reading Challenge

2020 Reading Challenge
Lénia has read 29 books toward their goal of 40 books.
hide

Instagram

Parceria

Subscribe