-->

Páginas

15 outubro 2018

Meatless - dificuldades iniciais e uma receita simples

Acho que já disse aqui: deixei de comer carne e não gosto de leguminosas. Houston, we have a problem. Estou disposta a tentar? Claro. Até porque há uma série de coisas que eu odiava em miúda e que agora como... porque afinal até gosto (desculpa, mãe!).

Portanto, para começar, a parte fácil: hambúrgueres. Em hambúrgueres marcha tudo (acho eu, vá). Comecei por uns de grão que estão deliciosos. Tenho de experimentar com beterraba, com feijão e com mais uma série de variações. Mas, por enquanto, o grão vai bem em hambúrgueres. Em sopa também é simples: gosto de sopa de couve com feijão (ouviste, mãe?) e de grão com espinafres. 


Depois disto, decidi complicar e desafiar-me. Vai daí, no sábado fiz o seguinte: couve portuguesa (vulgo caldo-verde) salteada com alheira vegetariana e feijão manteiga. Sem grandes invenções: salteei a couve num fio de azeite, juntei metade da alheira (cortei a ponta e espremi o recheio daquilo para dentro da frigideira, depois desfiz com um garfo e pronto, no rocket science involved) e juntei duas colheres de sopa de feijão manteiga já cozido. Erro clássico: para quem não gosta de feijão, se calhar duas colheres de sopa são um exagero. O resultado não foi horrível, consegui almoçar em condições mas há claramente melhoramentos possíveis aqui. Ainda assim, não vou desistir já. E o pior que pode acontecer é passar a viver à base de hambúrgueres de tudo e mais alguma coisa... 

4 comentários:

  1. E eu que ao fim de quarenta anos descobri q afinal gosto de grão, têm e que eatar bem cozido, mas ja marchou em caril, em sopa, em hambúrgueres... o que a minha mãe já me gozou, diz que qualquer dia dá comigo a comer favas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Favas num bai dar... (é a única leguminosa cujo sabor não aprecio mesmo. As outras têm o problema da textura mas não do sabor. Mas as favas não dá mesmo...)

      Eliminar
  2. Olá Lénia, eu também não como carne e não morro de amores por leguminosas 😂
    E cogumelos gostas? Eu salteio cogumelos shitake ou marrom com cebola em lume brando e tempero com sal, pimenta e orégãos...ficam super bem! Acompanho com arroz de cenoura ou de ervilhas ou até de brócolos!
    Ovos comes? Se sim...podes saltear couve branca e temperas com cominhos..quando as couves estiverem cozidas misturas dois ovos! Acompanhas com uma saladinha de tomate e está feito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ovos e cogumelos salvam tudo. E eu só deixei a carne. Reduzi o peixe e o marisco aí uns 95%, mas continua a ser uma possibilidade...

      Eliminar

Obrigada!