Apocalipse Now: os velhinhos gaiteiros

março 20, 2020



Portanto, estado de emergência, tudo o que não é estritamente necessário à vida está fechado, cafés, cabeleireiros, lojas de roupa, lojas de tralha vária, tudo excepto o que efectivamente nos é essencial à vida.

Pessoas jovens e não tão jovens, daquelas que vivem com o rabo na rua, sempre a laurear a pevide, estão trancadas em casa há dias e dias sem fim (aqui faz hoje uma semana que pus os pés na rua pela última vez). Não há cá passeios, não há cá cafezinhos, nada. E eu, que nem sequer sou apreciadora de gado canídeo, estou com pena de não ter um cão para ter desculpa para sair de casa e apanhar ar, tal é o fartame que para aqui vai já.

E o que é que os velhos gaiteiros fazem? Rua. A jogar às cartas no jardim, a conversar parados em sítios, até ontem, antes de terem fechado os cafés, era vê-los a beber meias de leite e a comer torradas enquanto punham a conversa em dia com as amigas e os amigos. De repente, a terceira idade tem toda uma vida social que não se compadece cá com estados de emergência, é preciso é apanhar ar. E toca de ir para a rua. Enquanto os filhos e os netos, conscientes, se mantêm em casa e lhes berram aos ouvidos para se deixarem estar no sofá, de mantas nas pernas a ver as novelas.

Estes velhos gaiteiros que agora se recusam a ficar em casa porque não é um bichinho chinês que os há-de matar são os mesmos que são contra a eutanásia porque "eles querem-nos mas é matar a todos", não são?

Não, queridos, não vos querem matar. Ninguém vos quer matar. Bem pelo contrário. Querem que vivam, saudáveis e felizes por muitos e longos anos. É por isso que vos mandam ficar em casa, para que o bichinho não vos apanhe. É que, sabem, vocês já levam uns anos valentes no lombo e já não estão tão aptos a fugir do bicho. Se vos quisessem matar, era agora que vos mandavam para a rua, apanhar ar e jogar ao passa a outro e não ao mesmo (e vocês, teimosos como são, ficavam em casa só para chatear, confessem...!).

Por isso, senhores, larguem a merda das cartas por agora. Ou instalem jogos que possam jogar online com os vossos amigos. Peçam ajuda a filhos e netos para isto. E por isso, senhoras, larguem a porra das meias de leite e das torradas. Se precisam assim tanto de dar à língua, combinem uma hora com as amigas e falem à janela, como se fazia há cinquenta anos. É na boa. Vale tudo. Menos andarem na rua a porem-se a jeito de apanhar uma porra de um vírus que, não sendo a eutanásia, é bastante eficaz nisto de vos fazer bater a bota. E ninguém quer isso, tá?

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada!

GoodReads Challenge

2020 Reading Challenge

2020 Reading Challenge
Lénia has read 29 books toward their goal of 40 books.
hide

Instagram

Parceria

Subscribe