Estes Dias | 6

julho 21, 2020


Quando perdeu a esperança de que Esperança se pusesse a andar, Alzira vasculhou o fundo do roupeiro à procura de uma almofada e de um cobertor. Não queria tornar a estadia da mulher demasiado confortável, mas a sua educação não lhe permitia ser má anfitriã. Esperança instalou-se no sofá, pediu a Alzira que lhe ajeitasse o cobertor nos pés, a seguir perguntou se não tinha umas meias que lhe emprestasse visto que ela, friorenta desde sempre, cada vez tinha mais frio de noite, pediu um segundo cobertor porque nunca se sabe e as noites já começam a esfriar. 

A boca de Alzira apertava-se, os vincos em redor dos lábios cada vez mais fundos, os dentes cerrados até rangerem, a velha cada vez mais velha e o cobertor apareceu na mesma, as meias dormiram nos pés de Esperança e Alzira não pregou olho. Há anos que dormia descansada sem simulacros de locomotivas barulhentas. Desde que o marido morrera que passara a dormir todas as horas que ficara a dever a Morfeu durante todos os anos de casamento mas, naquela noite, os roncos de Esperança levaram Alzira numa viagem demasiado lenta ao inferno.


De manhã, quando Esperança se levantou, o cheiro do café de saco já invadira a casa. Alzira comia o seu papo-seco com manteiga enquanto via as notícias. Na televisão, um apresentador com um ar muito preocupado informava que o país acabara de fechar devido a uma pandemia como nunca se vira. Em letras garrafais, no fundo do ecrã, o aviso gritava: todos os cidadãos devem ficar onde estão neste momento, até indicação contrária.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Eu gostava mesmo era de poder ler já a história toda :) estou a gostar muito do ritmo da escrita e da forma como as personagens estão a crescer. Eu disse outro dia num comentário que tenho a certeza que o livro que tens escrito é muito bom, ou ninguém o quereria publicar. Agora que me deparo com o estilo de escrita, tenho ainda mais certeza do que disse. :)

    ResponderEliminar

Obrigada!

GoodReads Challenge

2020 Reading Challenge

2020 Reading Challenge
Lénia has read 29 books toward their goal of 40 books.
hide

Instagram

Parceria

Subscribe