Escritores em apuros #3 - Personagens
setembro 22, 2020Já disse isto inúmeras vezes: para mim, o que faz um livro ser maravilhoso são as personagens que o habitam. Mais do que um enredo magistralmente bem construído, amo personagens com sumo, com dúvidas, com dramas, com defeitos, com múltiplas camadas e dimensões. E quando as personagens são assim, é muito mais fácil criar um bom enredo.
Quando escrevi o meu livro, deixei que as personagens crescessem com ele. Sabia as características principais delas, mas não as trabalhei a fundo, antes de começar a escrever. Agora, na passagem para a construção do segundo livro, estou a dedicar muito mais tempo a criar cada uma delas. Cheguei a uma técnica que se foi construindo sozinha, não aprendi nada sobre isto em cursos ou em livros sobre este tema. Simplesmente sentei-me e pensei como é que poderia trabalhar as minhas personagens.
Cheguei a uma "fórmula" que não sei até que ponto é falível mas que, até agora, me serve perfeitamente. Antes de começar a escrever, tratei de fazer nascer estas minhas novas pessoas. De facto, e ao contrário do que aconteceu com o primeiro livro, ainda não tenho o plot da história construído. Na verdade, sei que estas são as pessoas que vão fazer esta história, sei onde tudo começa, e porquê, mas ainda não sei que história é esta e está tudo bem com isso. Deixarei que a coisa flua precisamente com base nas personagens e depois logo se vê onde é que isto vai dar.
Para construir as personagens, usei uma grelha com as seguintes entradas:
- Nome
- Data de nascimento
- Idade (opto sempre, mesmo que não o diga no livro, por atribuir uma data concreta ao ponto de partida, de maneira a não me perder com isto)
- Profissão
- Porque é que esta personagem está na história / problema da personagem
- Estado civil
- Número de filhos
- Co-relações entre esta personagem e as outras (no caso deste livro, há algumas personagens que têm ligações com outras)
- Traços de personalidade
- Características físicas
0 comentários
Obrigada!