// API callback
related_results_labels_thumbs({"version":"1.0","encoding":"UTF-8","feed":{"xmlns":"http://www.w3.org/2005/Atom","xmlns$openSearch":"http://a9.com/-/spec/opensearchrss/1.0/","xmlns$blogger":"http://schemas.google.com/blogger/2008","xmlns$georss":"http://www.georss.org/georss","xmlns$gd":"http://schemas.google.com/g/2005","xmlns$thr":"http://purl.org/syndication/thread/1.0","id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400"},"updated":{"$t":"2020-09-01T11:53:36.435+01:00"},"category":[{"term":"Eu"},{"term":"Coisas"},{"term":"Opiniões"},{"term":"Blogs"},{"term":"Trabalho"},{"term":"Livros"},{"term":"Maternidade"},{"term":"Nós"},{"term":"Culinária"},{"term":"Escrever"},{"term":"Amigas"},{"term":"Moda"},{"term":"Cinema"},{"term":"Fim-de-semana"},{"term":"Música"},{"term":"Família"},{"term":"Amigos"},{"term":"Filhos"},{"term":"Verbo Casar"},{"term":"Viagens"},{"term":"Desporto"},{"term":"Desafios"},{"term":"Casamento"},{"term":"Séries"},{"term":"ela"},{"term":"Ele"},{"term":"Coisas que me acontecem"},{"term":"De Deus e do Diabo"},{"term":"Férias"},{"term":"frenteamp;verso"},{"term":"Verbo Trabalhar"},{"term":"Corrida"},{"term":"Verbo Gostar"},{"term":"Costura"},{"term":"dieta"},{"term":"One Red Crow"},{"term":"come along"},{"term":"not so fast moments"},{"term":"100"},{"term":"Decoração"},{"term":"barrigas de amor"},{"term":"Filmes"},{"term":"Crafts"},{"term":"o melhor do meu dia"},{"term":"eles"},{"term":"Verbo Emagrecer"},{"term":"Verbo Ver"},{"term":"Verbo Vestir"},{"term":"blog"},{"term":"a minha mãe"},{"term":"Passatempo"},{"term":"Futilidades"},{"term":"Gosto"},{"term":"Verbo Ler"},{"term":"Verbo Opinar"},{"term":"Casa"},{"term":"Verbo Relaxar"},{"term":"Verbo Viajar"},{"term":"karate"},{"term":"Ginásio"},{"term":"Organizando"},{"term":"Verbo Detestar"},{"term":"Verbo Ser"},{"term":"conto-te"},{"term":"coração nas mãos"},{"term":"filha"},{"term":"papel"},{"term":"dança"},{"term":"BBI"},{"term":"Compras"},{"term":"Mulheres"},{"term":"Verbo Votar"},{"term":"bolos"},{"term":"Surigata"},{"term":"Verbo Comer"},{"term":"Verbo Escrever"},{"term":"crónicas sapo família"},{"term":"ela na escola"},{"term":"gatos"},{"term":"guest post"},{"term":"língua afiada"},{"term":"maio by instagram"},{"term":"mães pelo mundo"},{"term":"red lipstick day"},{"term":"Letras e Magnólias"},{"term":"Projectos"},{"term":"Receitas"},{"term":"Relaxe"},{"term":"Verbo Acontecer"},{"term":"filho"},{"term":"passeios"},{"term":"100_S2"},{"term":"Doenças"},{"term":"Fotografia"},{"term":"Lisboa"},{"term":"Sugestões"},{"term":"eu e eles"},{"term":"feels like heaven"},{"term":"pai"},{"term":"ponte aérea"},{"term":"A Godess"},{"term":"Afilhada"},{"term":"Amor"},{"term":"Cultura"},{"term":"Filhas"},{"term":"Homens"},{"term":"Homework"},{"term":"Part-time lovers"},{"term":"Sapatos"},{"term":"Teatro"},{"term":"deles"},{"term":"instaweek"},{"term":"mudar de vida"},{"term":"sítios"},{"term":"Caramelo"},{"term":"Fun friday"},{"term":"Ginário"},{"term":"Lugares"},{"term":"Saídas"},{"term":"Workshops"},{"term":"avós"},{"term":"ele na escola"},{"term":"livros infantis"},{"term":"mãe querida"},{"term":"pandemia"},{"term":"30 dias 20 peças"},{"term":"Alex"},{"term":"Breve"},{"term":"Costuras"},{"term":"Deusas Gregas"},{"term":"Ficção"},{"term":"Handmade"},{"term":"Internet"},{"term":"LJ"},{"term":"Meg"},{"term":"Momentos"},{"term":"Palavra Por Palavra"},{"term":"Restaurantes"},{"term":"Rotinas"},{"term":"She who fights"},{"term":"Tempo Livre"},{"term":"Trail"},{"term":"Utilidades"},{"term":"Vegetariano"},{"term":"Verbo Fazer"},{"term":"conversa surreal"},{"term":"ideias"},{"term":"kizomba"},{"term":"letapos;s eat"},{"term":"memory lane"},{"term":"new life"},{"term":"not so fast fit"},{"term":"november pics"},{"term":"nsfdecemberpic"},{"term":"nsfjanuarypic"},{"term":"nsfnovemberpic"},{"term":"padrinho"},{"term":"por cá"},{"term":"um dia"}],"title":{"type":"text","$t":"Lénia Rufino - palavra por palavra"},"subtitle":{"type":"html","$t":""},"link":[{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#feed","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/posts\/default"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/-\/Amigos?alt=json-in-script\u0026max-results=6"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/search\/label\/Amigos"},{"rel":"hub","href":"http://pubsubhubbub.appspot.com/"},{"rel":"next","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/-\/Amigos\/-\/Amigos?alt=json-in-script\u0026start-index=7\u0026max-results=6"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"generator":{"version":"7.00","uri":"http://www.blogger.com","$t":"Blogger"},"openSearch$totalResults":{"$t":"45"},"openSearch$startIndex":{"$t":"1"},"openSearch$itemsPerPage":{"$t":"6"},"entry":[{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-7445825597187070030"},"published":{"$t":"2018-09-03T13:33:00.001+01:00"},"updated":{"$t":"2018-09-11T11:21:50.043+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Amigos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Coisas"}],"title":{"type":"text","$t":"O amor dos outros"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EEu não sou a pessoa mais romântica do mundo (no espectro do romantismo, estarei ali algures entre um 3 e um 4, numa escala de 0 a 10). Costumo dizer que sou um calhau com olhos ou um tractor, conforme o contexto. Balelas. Não sou. Mas há poucas coisas capazes de me tocar no nervo.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EJuntemos a isto uma dose crescente de cinismo. De pouca crença. Não acredito na maioria das coisas que vão sendo mostradas. Tenho muita dificuldade em acreditar no \"para sempre\". Acredito no \"agora\", no \"enquanto dura\". E já não é nada mau.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EMas há amores que eu amo. Há amores dos outros que me fazem acreditar nesta coisa sem tempo nem barreiras, que tem todo o caminho pela frente. Felizmente, alguns destes amores vivem perto de mim e eu posso ir vendo e aprendendo. Há nestes amores uma dose absurda de ternura e segurança. Há olhos que brilham e línguas que se falam em silêncio. Há entendimentos tácitos e rotinas e nada disto é mau. Bem pelo contrário.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EEstes amores dos outros servem-me de inspiração. Servem de farol. Algures, mais perto ou mais longe, há esta possibilidade, se eu tiver sorte. Isto existe. Isto é possível. Isto é uma espécie de \"é isto que quero para mim, exactamente isto, com tudo o que há ali, está bom, não mexe\". O meu amor dos outros preferido tem nome e rosto e eu tenho a sorte de os ter na minha vida, amigos de casa, de vida e de coração. Devíamos era beber as margaritas que temos prometidas há demasiado tempo. Sérgio e Raka, isto é convosco, sim?\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/7445825597187070030\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/09\/o-amor-dos-outros.html#comment-form","title":"1 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/7445825597187070030"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/7445825597187070030"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/09\/o-amor-dos-outros.html","title":"O amor dos outros"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"1"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-727674439928365120"},"published":{"$t":"2018-06-26T12:08:00.002+01:00"},"updated":{"$t":"2018-06-26T12:08:45.170+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Amigos"}],"title":{"type":"text","$t":"Pride"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EO Isaac nasceu \"Maria\". Mentira. O Isaac nasceu Isaac mas ninguém sabia e, facto visível oblige, foi \"Maria\" durante uns anos.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EQuando conheci o Isaac, ele ainda era \"Maria\" - e eu sempre soube que ele era Isaac, apesar da \"Maria\". Não havia nada que não o mostrasse na sua postura, na sua forma de estar, na sua atitude. Fui das primeiras pessoas a saber que o Isaac ia passar a ser efectivamente Isaac e que a \"Maria\"\u0026nbsp;tinha os dias contados. Aquele miúdo de 17 ou 18 anos tinha uma clareza de pensamento atroz. Uma maturidade, uma força que era impossível não notar. Começou o processo. Sei que foi duro, sei que não foi fácil, sei que ainda não é fácil, mas o Isaac é aquela pessoa que leva tudo à frente.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EO Isaac tem ao seu lado as pessoas certas: uns pais que são do catano (são mesmo, ele e ela, cada um à sua maneira, dois pilares que não vergam e que, mesmo quando não concordam com tudo, fazem o que têm a fazer que é apoiar incondicionalmente o filho), uma namorada que é uma mulher do caraças (porque só uma mulher do caraças vive assim, com a maior das naturalidades uma coisa que nem toda a gente entende, que nem toda a gente aceita, mas ela está-se nas tintas para isso tudo que a vida é deles e isso é que importa), uma avó que vive no presente e não no passado e que é uma miúda espectacular (e sim, o termo \"miúda\" foi propositado!), amigos que são a rede de que toda a gente precisa.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EO Isaac resolveu que queria ser para os outros aquilo que não teve quando precisou: um exemplo, um caso de sucesso, uma voz activa que mostra o caminho. Foi por isso que nasceu o\u0026nbsp;\u003Ca href=\"https:\/\/vimeo.com\/251618597\" target=\"_blank\"\u003Edocumentário\u003C\/a\u003E\u0026nbsp;sobre o processo de transição do Isaac. Foi por isso que o Isaac assumiu o papel de cara de uma realidade que se quer normalizada e aceite, como todas as realidades.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EUm dia, eu tive de explicar aos meus filhos por que é que a \"Maria\"\u0026nbsp;agora se chamava Isaac. Eles ainda se lembram da \"Maria\", mas nunca lhe trocaram o nome. É o Isaac. Para mim, a mesma coisa: desde o dia em que soube que ele seria Isaac, mudei o nome com que tinha gravado o número dele no telemóvel e acho que nunca me enganei.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EO Isaac é a face do Orgulho. E eu tenho um orgulho do caraças neste miúdo que faz o que for preciso para ser quem é, que não se dobra perante o que os outros possam pensar, que está a fazer da sua vida a vida que sempre quis viver. Tenho a certeza absoluta de que o nome dele e a obra dele perdurarão muito para além dele. Tenho a certeza de que a comunidade transexual portuguesa vai sempre saber a sorte que tem por ter tido um Isaac a abrir caminho e cabeças. Orgulho em ti, miúdo. Muito orgulho em ti.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EO documentário está\u0026nbsp;\u003Ca href=\"https:\/\/vimeo.com\/251618597\" target=\"_blank\"\u003Eaqui\u003C\/a\u003E. Invistam uma hora da vossa vida nisto. Vale TUDO a pena.\u0026nbsp;\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/727674439928365120\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/06\/pride_26.html#comment-form","title":"1 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/727674439928365120"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/727674439928365120"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/06\/pride_26.html","title":"Pride"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"1"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-954013168465004168"},"published":{"$t":"2018-05-14T10:40:00.002+01:00"},"updated":{"$t":"2018-05-14T10:40:58.512+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Amigos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Livros"}],"title":{"type":"text","$t":"Livros e amigos"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-zP1mw55EObE\/WvlXRDh6EZI\/AAAAAAAAOwY\/WOhL7RUCMn4iBDWKdYkTPMhpWpBXhuz6gCLcBGAs\/s1600\/18221982_10155369934997728_8287534601854335611_n%2B%25281%2529.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"960\" data-original-width=\"720\" height=\"640\" src=\"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-zP1mw55EObE\/WvlXRDh6EZI\/AAAAAAAAOwY\/WOhL7RUCMn4iBDWKdYkTPMhpWpBXhuz6gCLcBGAs\/s640\/18221982_10155369934997728_8287534601854335611_n%2B%25281%2529.jpg\" width=\"480\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003EEsta foto (com uma qualidade, vá, péssima) foi tirada há cerca de um ano, na apresentação de \"O Deslumbre de Cecilia Fluss\", do João Tordo. à minha esquerda está o Yves e à esquerda do Tordo está o Manel. Ora estas duas pessoas aterraram na minha vida nos cursos do João: o Yves fez comigo os dois níveis; o Manel achou que o primeiro nível não fazia falta e fez apenas o segundo (mas o Manel é aquele gajo que começou a ler a trilogia do João pelo livro do meio, portanto não me surpreende).\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENo primeiro nível do curso, o Yves começou a escrever um romance. Escreveu o primeiro capítulo como parte de um exercício proposto pelo João. Havia ali material para edição. E a edição aconteceu agora. Na sexta-feira foi a apresentação do livro. Chama-se \"\u003Ca href=\"https:\/\/www.wook.pt\/livro\/espero-por-ti-na-proxima-tempestade-yves-robert\/21825823\" target=\"_blank\"\u003EEspero Por Ti na Próxima Tempestade\u003C\/a\u003E\" e parece-me assim uma coisa especial.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-bqs_4i-az-Y\/WvlYHZb4kXI\/AAAAAAAAOwg\/bSE02DdUsBk5OWlnTVEvcsspqtifd0aygCLcBGAs\/s1600\/Captura%2Bde%2Becra%25CC%2583%2B2018-05-14%252C%2Ba%25CC%2580s%2B10.30.09.png\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"357\" data-original-width=\"716\" height=\"318\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-bqs_4i-az-Y\/WvlYHZb4kXI\/AAAAAAAAOwg\/bSE02DdUsBk5OWlnTVEvcsspqtifd0aygCLcBGAs\/s640\/Captura%2Bde%2Becra%25CC%2583%2B2018-05-14%252C%2Ba%25CC%2580s%2B10.30.09.png\" width=\"640\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003EPara início de conversa, o livro foi apresentado pelo João - e isto, pessoas, é dos melhores certificados de qualidade que um livro pode ter. Depois, o que se viu ali foi uma conversa crua, daquelas que mordem as entranhas, do Yves sobre o processo de escrita deste livro. Já tínhamos falado sobre isto antes. Este livro salvou o Yves. Literalmente. Comecei a ler na apresentação e continuo assim que acabar o que tenho agora em mãos. Hei-de falar-vos mais sobre ele, mas adianto já que podem (devem!) ler isto. À confiança.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EE nestas fotos, uma curiosidade: além da Mariana, filha do Manel (que há-de ser uma senhora artista do caraças - pinta que é uma maravilha e já fez a primeira exposição... aos doze anos!), nestas imagens só há uma pessoa que não tem livros editados...\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E(É sempre tão bom estar com eles... E sou uma privilegiada por poder conviver assim com o meu escritor preferido, e por poder contar com o apoio dele neste meu sonho... Caramba!, hei-de chegar ao fim da minha vida e isto há-de ter sido uma das melhores coisas que a vida me deu!)\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/954013168465004168\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/05\/livros-e-amigos.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/954013168465004168"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/954013168465004168"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/05\/livros-e-amigos.html","title":"Livros e amigos"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/2.bp.blogspot.com\/-zP1mw55EObE\/WvlXRDh6EZI\/AAAAAAAAOwY\/WOhL7RUCMn4iBDWKdYkTPMhpWpBXhuz6gCLcBGAs\/s72-c\/18221982_10155369934997728_8287534601854335611_n%2B%25281%2529.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-2142152514175903908"},"published":{"$t":"2017-12-31T17:57:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2017-12-31T17:57:24.130+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Amigos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"blog"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Coisas"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"eles"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Eu"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ponte aérea"}],"title":{"type":"text","$t":"2017"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EComecei o ano passado com uma dor gigante, fruto de um amor unilateral, que me destratou quando eu merecia muito mais. Culpa minha, que não soube dizer não na altura certa. Culpa minha, que aceitei menos do que merecia e precisava. Não me arrependo de nada e sei agora que precisei disto tudo para aprender. Sobre mim, sobre o mundo, sobre o amor. Aprendi que não quero nunca mais um amor a meio gás, meio amor, amorizade ou coisa que o valha. Não quero nada que não seja intenso, imenso e meu. Se for para ser pela metade, não quero coisa nenhuma. E acho que esta é a minha grande lição deste ano: se dou tudo, não posso receber menos do que isso.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENão fui a mãe perfeita, nem nunca vou ser. Erro muito, falho muito, mas não há ninguém que ame mais aquelas pestes do que eu. O meu mundo não gira à volta deles, mas eles são o mais importante. Não me esqueço de mim nem de tudo o que faz a minha vida, mas eles são o primeiro pensamento. Deixei de me sentir culpada por falhar tanto. É a vida. Sou eu. Sem máscaras, sem filtros, sem querer ficar bem na fotografia. Sou real, não tenho uma vida de instagram, não preciso de provar nada a ninguém a não ser a eles os dois, que viveram dentro de mim. O resto é fantochada, folclore, artefacto.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAcabei de escrever o meu livro e a sensação foi mil vezes melhor do que esperava. Vivi de sorriso nos lábios a cada crítica que fui tendo. Não esperava tanto, de coração. Escrevi exactamente a história que quis contar, não houve mão de editor (ainda) pelo meio. Houve conselhos (valiosíssimos) do João Tordo e tenho a certeza de que sem ele, sem os cursos dele, o meu livro não seria igual. Comecei a escrever o segundo e queria, a esta altura, já o ter quase terminado. Infelizmente, deixei-me enlear na tristeza do fim do Verão e bloqueei. Depois deixei estar. É para retomar agora, sem prazos, quando estiver pronto está e logo se vê o que acontece a seguir.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDediquei-me a mim, no ginásio, como nunca imaginei. Não é futilidade, é amor próprio. É querer andar cá muito tempo. Vi do que sou capaz e para o ano que vem quero ainda mais. Tenho andado sem me chatear com isto, dei um tempo, aligeirei. Lá para quarta, quando a minha vida voltar à normalidade, retomo os treinos e rapidamente me ponho no ponto em que estava quando adoeci e deixei de treinar. Sem stress.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ESaí muito, dancei, conheci pessoas, conversei muito, varri muita gente para fora da minha vida. Sem apelo nem agravo, sem lamentações. É o que é. Darwin explica.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAprendi que o meu valor só depende de mim e que não preciso de validação externa. Ninguém precisa. Continuo sem dar para o peditório do \"being famous for no reason\" que parece ser o mantra do mundo dos blogs. Ainda há dias tive uma conversa sobre a possível \"profissionalização\" deste pardieiro e a minha posição é a mesma há 14 anos: nop, não quero. Não me imagino a seguir por essa via e, a fazê-lo, seria sempre num contexto literário, de criação de conteúdos, de escrita criativa. Não sei... Por aí. De resto, continuo a não me querer vender por coisas que não me fazem sentido - e é por isso que os convites que aceito têm sempre muito que ver comigo: cinema, decoração e pouco mais. Nada contra quem segue outros caminhos, mas eu não sou assim e continuo sem ver razão para deixar de ser eu neste sítio que é a minha casa e onde está toda uma vida.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEstreitei o laço que tenho com a minha Lia que, regressada a casa depois de quatro anos emigrada em Beja, tem sido a companhia mais que perfeita. Não há nada que pague uma amizade assim. Com a minha Sofia tenho pena de que a vida nos impeça de estarmos mais vezes juntas, as três. Quando estamos é sempre maravilhoso. E acho que se calhar devíamos assumir o compromisso de jantarmos juntas uma vez por mês...\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EOs meus pais continuam a ser o meu grande porto de abrigo, a rede que me segura sempre, o amparo mais valioso do mundo. Não há palavras para lhes agradecer o tanto que fazem por mim, por nós. São eles que vão buscar os miúdos à escola, são eles que cuidam deles enquanto eu trabalho e só chego a horas de jantar. São eles que asseguram os dias em que preciso de trabalhar mais cedo ou até mais tarde. São eles que me permitem a flexibilidade que adoro ter com o meu trabalho.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EE por falar em trabalho... continuo apaixonada pelo que faço, pela empresa, pela equipa. Que sítio do caraças que a vida me trouxe...! Não troco aquilo por nada. É uma casa, uma coisa que adoro e onde sei que faço a diferença. Não há um dia em que me arrependa do caminho que me levou ali e isso vale ouro. Continuo a ansiar pelas segundas-feiras, apesar do cansaço, apesar do que vai sendo preciso resolver. Sou realmente muito grata por tudo o que tenho ali. Sempre.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENão sei o que 2018 vai trazer-me. Conto descobrir já amanhã. Sei que entro sem expectativas, a querer ver o que acontece, de coração aberto e de braços abertos para o que vier. Que seja bom. E que, quando não for, eu saiba olhar para a frente e relativizar. As coisas têm a importância que lhes dermos e se sobrevivi a 2017... sobrevivo a qualquer coisa. Mas, sabem?, acho que vai ser um ano do caraças. Em bom. Em muito, muito bom...\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAdeus, 2017.\u003Cbr \/\u003EOlá, 2018!\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/2142152514175903908\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2017\/12\/2017.html#comment-form","title":"1 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/2142152514175903908"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/2142152514175903908"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2017\/12\/2017.html","title":"2017"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"1"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-5172888841844424075"},"published":{"$t":"2016-04-05T11:28:00.002+01:00"},"updated":{"$t":"2016-04-05T11:28:45.888+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Amigos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Eu"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Fim-de-semana"}],"title":{"type":"text","$t":"Let's dance"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003ETenho uma amiga que está prestes a abrir uma academia de dança ali para os lados da Venda do Pinheiro. Na sexta, organizou uma espécie de festa de lançamento da coisa, versão kizomba party, com aula aberta e tudo. Reuniu-se um grupinho (três miúdas, um miúdo - que calha ser professor de kizomba) e lá fomos nós, rumo à Malveira.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAula aberta: tinha feito uma, em tempos, mas nada que ver com esta. Se calhar porque entretanto já dancei mais um bocado e, portanto, já apanho melhor as coisas, o que é certo é que gostei muito mais desta aula. Depois, o clássico: dança, não dança, bebe um copo, dança outra vez.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDançar com um professor é todo um privilégio. Saber que estás bem entregue. A dificuldade daquilo é deixares-te ir. Quando tens empatia com a pessoa com quem danças, é muito mais simples - aconteceu-me nas vezes em que dancei com o meu colega de trabalho, em festas que aconteceram no ano passado: como nos conhecemos, é muito mais fácil. Eu já tinha dançado uma vez com este professor, noutra saída aí há tempos, mas nada como agora. Agora houve tempo para conversar, para nos conhecermos e isso faz toda a diferença.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EE o que é que saiu daqui, no final? Um grupinho que já começou a alinhavar novas saídas para dançar. Foi tudo bom, portanto. Soube-me mesmo, mesmo bem. Para descomprimir, para me soltar, para me divertir um bocado. E sim, eu sou do gueto e gosto disto. Nada a fazer.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/5172888841844424075\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2016\/04\/lets-dance.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/5172888841844424075"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/5172888841844424075"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2016\/04\/lets-dance.html","title":"Let's dance"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-8314955962468948811"},"published":{"$t":"2016-01-19T12:17:00.002+00:00"},"updated":{"$t":"2016-01-19T12:17:36.117+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Amigos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Escrever"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Eu"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Livros"}],"title":{"type":"text","$t":"O Paraíso Segundo João Tordo"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EJá aqui tinha contado: voltei às aulas com o João Tordo. Estou a fazer o segundo nível do curso de Escrita de Romance (e, por mim, isto podia ser toda uma licenciatura, em vez de apenas 4 sessões!).\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDesta vez, estamos a debruçar-nos sobre pormenores mais técnicos, coisas mais específicas que importam na construção dos romances. E tem sido mesmo, mesmo muito bom. Ando nas nuvens. Não dou pelo tempo a passar ali dentro. Absorvo cada palavrinha do João e só tenho pena de não haver (ainda!!) um nível III para fazer a seguir. Este homem tem tanto, tanto para ensinar... nem tanto tecnicamente, mas basta pegar na bibliografia que nos vai dando para perceber do que é feita aquela vida, aquele talento, aquela escrita magistral que eu amo.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E[E agora é pegar no que estou a escrever e levar a coisa até ao fim de uma vez por todas. Ficou a promessa feita ontem. E se há pessoa que não quero desapontar é este senhor que me leva ao paraíso cada vez que leio o que escreve e que me leva ainda mais além cada vez que fala do que eu escrevo.]\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/8314955962468948811\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2016\/01\/o-paraiso-segundo-joao-tordo.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/8314955962468948811"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/8314955962468948811"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2016\/01\/o-paraiso-segundo-joao-tordo.html","title":"O Paraíso Segundo João Tordo"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"0"}}]}});