// API callback
related_results_labels_thumbs({"version":"1.0","encoding":"UTF-8","feed":{"xmlns":"http://www.w3.org/2005/Atom","xmlns$openSearch":"http://a9.com/-/spec/opensearchrss/1.0/","xmlns$blogger":"http://schemas.google.com/blogger/2008","xmlns$georss":"http://www.georss.org/georss","xmlns$gd":"http://schemas.google.com/g/2005","xmlns$thr":"http://purl.org/syndication/thread/1.0","id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400"},"updated":{"$t":"2020-09-01T11:53:36.435+01:00"},"category":[{"term":"Eu"},{"term":"Coisas"},{"term":"Opiniões"},{"term":"Blogs"},{"term":"Trabalho"},{"term":"Livros"},{"term":"Maternidade"},{"term":"Nós"},{"term":"Culinária"},{"term":"Escrever"},{"term":"Amigas"},{"term":"Moda"},{"term":"Cinema"},{"term":"Fim-de-semana"},{"term":"Música"},{"term":"Família"},{"term":"Amigos"},{"term":"Filhos"},{"term":"Verbo Casar"},{"term":"Viagens"},{"term":"Desporto"},{"term":"Desafios"},{"term":"Casamento"},{"term":"Séries"},{"term":"ela"},{"term":"Ele"},{"term":"Coisas que me acontecem"},{"term":"De Deus e do Diabo"},{"term":"Férias"},{"term":"frenteamp;verso"},{"term":"Verbo Trabalhar"},{"term":"Corrida"},{"term":"Verbo Gostar"},{"term":"Costura"},{"term":"dieta"},{"term":"One Red Crow"},{"term":"come along"},{"term":"not so fast moments"},{"term":"100"},{"term":"Decoração"},{"term":"barrigas de amor"},{"term":"Filmes"},{"term":"Crafts"},{"term":"o melhor do meu dia"},{"term":"eles"},{"term":"Verbo Emagrecer"},{"term":"Verbo Ver"},{"term":"Verbo Vestir"},{"term":"blog"},{"term":"a minha mãe"},{"term":"Passatempo"},{"term":"Futilidades"},{"term":"Gosto"},{"term":"Verbo Ler"},{"term":"Verbo Opinar"},{"term":"Casa"},{"term":"Verbo Relaxar"},{"term":"Verbo Viajar"},{"term":"karate"},{"term":"Ginásio"},{"term":"Organizando"},{"term":"Verbo Detestar"},{"term":"Verbo Ser"},{"term":"conto-te"},{"term":"coração nas mãos"},{"term":"filha"},{"term":"papel"},{"term":"dança"},{"term":"BBI"},{"term":"Compras"},{"term":"Mulheres"},{"term":"Verbo Votar"},{"term":"bolos"},{"term":"Surigata"},{"term":"Verbo Comer"},{"term":"Verbo Escrever"},{"term":"crónicas sapo família"},{"term":"ela na escola"},{"term":"gatos"},{"term":"guest post"},{"term":"língua afiada"},{"term":"maio by instagram"},{"term":"mães pelo mundo"},{"term":"red lipstick day"},{"term":"Letras e Magnólias"},{"term":"Projectos"},{"term":"Receitas"},{"term":"Relaxe"},{"term":"Verbo Acontecer"},{"term":"filho"},{"term":"passeios"},{"term":"100_S2"},{"term":"Doenças"},{"term":"Fotografia"},{"term":"Lisboa"},{"term":"Sugestões"},{"term":"eu e eles"},{"term":"feels like heaven"},{"term":"pai"},{"term":"ponte aérea"},{"term":"A Godess"},{"term":"Afilhada"},{"term":"Amor"},{"term":"Cultura"},{"term":"Filhas"},{"term":"Homens"},{"term":"Homework"},{"term":"Part-time lovers"},{"term":"Sapatos"},{"term":"Teatro"},{"term":"deles"},{"term":"instaweek"},{"term":"mudar de vida"},{"term":"sítios"},{"term":"Caramelo"},{"term":"Fun friday"},{"term":"Ginário"},{"term":"Lugares"},{"term":"Saídas"},{"term":"Workshops"},{"term":"avós"},{"term":"ele na escola"},{"term":"livros infantis"},{"term":"mãe querida"},{"term":"pandemia"},{"term":"30 dias 20 peças"},{"term":"Alex"},{"term":"Breve"},{"term":"Costuras"},{"term":"Deusas Gregas"},{"term":"Ficção"},{"term":"Handmade"},{"term":"Internet"},{"term":"LJ"},{"term":"Meg"},{"term":"Momentos"},{"term":"Palavra Por Palavra"},{"term":"Restaurantes"},{"term":"Rotinas"},{"term":"She who fights"},{"term":"Tempo Livre"},{"term":"Trail"},{"term":"Utilidades"},{"term":"Vegetariano"},{"term":"Verbo Fazer"},{"term":"conversa surreal"},{"term":"ideias"},{"term":"kizomba"},{"term":"letapos;s eat"},{"term":"memory lane"},{"term":"new life"},{"term":"not so fast fit"},{"term":"november pics"},{"term":"nsfdecemberpic"},{"term":"nsfjanuarypic"},{"term":"nsfnovemberpic"},{"term":"padrinho"},{"term":"por cá"},{"term":"um dia"}],"title":{"type":"text","$t":"Lénia Rufino - palavra por palavra"},"subtitle":{"type":"html","$t":""},"link":[{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#feed","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/posts\/default"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/-\/Surigata?alt=json-in-script\u0026max-results=6"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/search\/label\/Surigata"},{"rel":"hub","href":"http://pubsubhubbub.appspot.com/"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"generator":{"version":"7.00","uri":"http://www.blogger.com","$t":"Blogger"},"openSearch$totalResults":{"$t":"6"},"openSearch$startIndex":{"$t":"1"},"openSearch$itemsPerPage":{"$t":"6"},"entry":[{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-4710594333226059725"},"published":{"$t":"2018-10-23T14:00:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2018-10-23T14:00:04.223+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Coisas"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"eles"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Filhos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"gatos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Surigata"}],"title":{"type":"text","$t":"Lidar com a morte"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EQuando a Suri morreu, na sexta-feira passada, não contámos logo aos miúdos. O pai quis esperar pela entrega do diploma da miúda e pela primeira aula de catequese do miúdo. Eu achei que ele não devia contar ao telefone. Combinámos que lhes diríamos juntos. Na sexta já não deu, então ele foi lá a casa no sábado, para lhes contarmos.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EEu deixei para ele a tarefa de explicar o que se passou, porque ele é que viveu tudo de perto. Ele andou ali com uns rodeios, sem saber bem como lhes dizer. Até que explicou que ela tinha sido levada para o hospital, onde tinha \"adormecido\" no colo da amiga do pai (e deles, que eles adoram a rapariga) que trabalha no hospital veterinário.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EO miúdo ficou meio sem saber o que é que aquele \"adormeceu\" queria dizer. O pai foi mais directo e disse \"a Suri morreu\". E o miúdo... \"ah, ok, assim já percebi\". Não voltou a falar do assunto.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA miúda começou a engolir as lágrimas. Eu a ver que ela queria chorar, e ela a esforçar-se por não o fazer - tem um bocadinho de tendência para reprimir as emoções. Abracei-a e disse-lhe que podia chorar e que devia chorar, se era isso que estava a sentir. E ela chorou.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EReconfortámo-la como pudemos: a gatinha estava em sofrimento, não tinha salvação, ia acabar por ter uma série de ataques que a fariam morrer em sofrimento. Ela entendeu (até porque acompanhou a decadência da gata), mas ficou naturalmente triste. E disse que estava assim porque nunca tinha lidado com a morte. Disse-lhe que tinha, sim. O bisavô morreu quando ela tinha três anos e ela lembra-se bem dele; um tio-avô paterno morreu no ano passado e ela também acompanhou o processo. \"Mas eles não viviam comigo\" foi o argumento que ela usou. E eu percebi: apesar de ser uma gata, era uma presença que foi diária na vida dela durante dois anos e tal e que, no último ano, passou a ser a companhia de casa do pai.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EO que lhe quis passar foi que é normal ter saudades. E é saudável chorar e deixar a tristeza vir. A morte é uma coisa natural, com que teremos de lidar em algum ponto da nossa vida e não os quero desprovidos de ferramentas para isso. Por enquanto, parece-me que estão tranquilos. Ela já voltou a falar na Suri, mas sem fazer dramas: era a gatinha dela, deixou saudades mas... foi bom termos vivido aqueles anos com ela e são essas as memórias que perduram.\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/4710594333226059725\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/10\/lidar-com-morte.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/4710594333226059725"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/4710594333226059725"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/10\/lidar-com-morte.html","title":"Lidar com a morte"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-6677694179299837651"},"published":{"$t":"2018-10-19T11:06:00.004+01:00"},"updated":{"$t":"2018-10-19T11:06:42.379+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"gatos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Surigata"}],"title":{"type":"text","$t":"Surigata"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EDia 1 de Março de 2015, a Surigata (aka, Suri) chegou às nossas vidas. Contei e história da adopção \u003Ca href=\"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2015\/03\/a-saga-da-gata-que-fazia-falta-nas.html\" target=\"_blank\"\u003Eaqui\u003C\/a\u003E.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/3.bp.blogspot.com\/-KmcXxoX4O9o\/W8moOiWTseI\/AAAAAAAAPEI\/ubc9scpEdxUj7ZeHc6FnKKKNkgPPErx_gCLcBGAs\/s1600\/Suri.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"960\" data-original-width=\"720\" height=\"640\" src=\"https:\/\/3.bp.blogspot.com\/-KmcXxoX4O9o\/W8moOiWTseI\/AAAAAAAAPEI\/ubc9scpEdxUj7ZeHc6FnKKKNkgPPErx_gCLcBGAs\/s640\/Suri.jpg\" width=\"480\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA Suri foi a gata de sonho. Super companheira, super meiguinha, um doce de gata. Era a minha Rita Pereira dos gatos, ligeiramente estrábica e tão engraçada. Tinha cerca de quatro anos quando a adoptámos. O Alex, gato com menos três anos do que ela, nunca lhe deu descanso. Brigaram muito. Este ano, algures em Fevereiro, a Suri foi viver com o meu ex-marido, que precisava de companhia. O gato reagiu bem à ausência dela, ela reagiu bem à ausência dele. Todos felizes. Entretanto, a Suri que era FELV+ como o Alex, adoeceu. Linfoma. Tratamentos, internamentos e os veterinários admirados com a longevidade dela: aparentemente, não é expectável que um gato FELV+ dure muito para além dos quatro anos. Ela teria agora entre sete e oito anos. Não sei a história dela antes de chegar a nós. Só sei que foi deixada na União Zoófila com uma ninhada de cinco gatinhos. Sei que, connosco, teve o melhor que poderia ter tido: comida boa, cuidados, mimo.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-ZnEdvlgJ5o8\/W8mqWVxo9oI\/AAAAAAAAPEU\/O72rWtHutLwBCYEMgStThjYyJt23VQdwwCLcBGAs\/s1600\/Suri2.jpeg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1200\" data-original-width=\"1600\" height=\"480\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-ZnEdvlgJ5o8\/W8mqWVxo9oI\/AAAAAAAAPEU\/O72rWtHutLwBCYEMgStThjYyJt23VQdwwCLcBGAs\/s640\/Suri2.jpeg\" width=\"640\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EDurante a doença, o meu ex-marido fez tudo o que podia ter feito. Ela foi super bem tratada e isso deixa-me tranquila. Já não andava, já não comia, mal respirava. A doença ganhou. Hoje, depois de vários internamentos, morreu enquanto lhe faziam festinhas, no hospital.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA Suri foi uma gata absolutamente normal. Os gatos saudáveis também adoecem e também morrem, certo? Ela, apesar da doença, foi uma gata absolutamente normal. Não exigiu cuidados extra. Ok, a comida que lhe dávamos não era propriamente comida rasca de marca branca, mas foi a única coisa em que quisemos mesmo não facilitar. E ainda bem. Superou em muito o que se esperava dela. Tal como o Alex, que tem a mesma doença, tem agora quatro anos e pouco e parece um gato absolutamente saudável.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EIsto para dizer o quê? Se quiserem um gato, não recusem gatos doentes. Com amor, com cuidado, são gatos absolutamente normais. E gratos porque são salvos. Eu tenho tido sorte com os meus gatos: nenhum é tipo lord que vem da realeza. A Suri e o Alex são doentes, o Caramelo tem a história que vocês sabem. Digo mais: na dúvida, adoptem um gato FELV+. Eles merecem viver bem. Duram menos do que os gatos saudáveis, é certo. Mas merecem a mesma oportunidade.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EHoje, dói-me tudo. Dói-me não ter tido tempo de me despedir dela (há uns dias, estive lá em casa, vi-a, fiz-lhe festinhas - foi a minha despedida). Dói-me saber que ela só viveu oito anos. Mas foi feliz. E nós fomos ainda mais felizes com ela.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/6677694179299837651\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/10\/surigata.html#comment-form","title":"3 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/6677694179299837651"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/6677694179299837651"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/10\/surigata.html","title":"Surigata"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/3.bp.blogspot.com\/-KmcXxoX4O9o\/W8moOiWTseI\/AAAAAAAAPEI\/ubc9scpEdxUj7ZeHc6FnKKKNkgPPErx_gCLcBGAs\/s72-c\/Suri.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"3"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-6889925811145794492"},"published":{"$t":"2015-05-11T15:01:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2015-05-12T12:36:24.124+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Alex"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"gatos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Nós"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Surigata"}],"title":{"type":"text","$t":"A história do gato que veio fazer companhia à Suri. Ou infernizar-lhe a vida, para sermos mais exactos"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EQuando adoptámos a Suri, tínhamos aberto a possibilidade de ter dois gatos em vez de apenas um. Na altura não aconteceu, embora tivéssemos (ou tivesse eu, na verdade) ficado encantados com o King, um gato amarelo atrevidote que estava no mesmo gatil que a Suri. Não o trouxemos porque os miúdos ficaram assustados com a desenvoltura do bicho, mas a coisa ficou a marinar.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEntretanto, pediram-me que escrevesse o relato da adopção da Suri, para constar no Facebook da União Zoófila. Eu escrevi o texto e, no meio dos comentários, apareceu a foto de um outro gato, também Felv+, que precisava de uma nova casa - por ter Felv, não havia quem o quisesse. Mostrei a foto ao meu marido e foi imediato: ficou apanhadinho. O gato era lindo, tinha um ar super bonacheirão, e sim, apaixonámo-nos à primeira vista. E decidimos que aquele seria o gato que viria fazer companhia à Suri. Só que o gato estava em Viana do Castelo e seria necessário organizar a logística do transporte dele. Foi castrado, foi vacinado e assim que houve boleia para ele, lá veio ele rumo ao sul.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EFomos preparando os miúdos, que ficaram super felizes com a ideia (porque eles são dois, os gatos seriam dois e cada um teria um gato - eu sabia que esta discussão haveria de acontecer e não me enganei). Na sexta-feira ao final do dia fiz a surpresa: levei-os a Lisboa, para irmos buscar o gato. Só quando lá chegámos é que eles perceberam. Os olhos do meu filho pareciam lâmpadas! Abriu um sorriso gigante assim que viu o gatinho e ficou nas sete quintas. O gato dormiu o caminho todo até chegar a casa.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EQuando chegámos, pu-lo no chão e deixei que a Suri o cheirasse. E começou o fandango. A gata, assustadíssima, só rosnava. Ele idem. deixei-os estar um bocado assim. Depois abri a transportadora e foi lindo de se ver: ela com o pêlo todo eriçado, a bufar-lhe furiosa. Ele com o pêlo todo eriçado, a rosnar-lhe alto. Pegaram-se à briga. Nada que eu não esperasse. Ela escondeu-se debaixo da minha cama e por ali foi ficando. Ele começou a explorar, atrevido e brincalhão. No dia seguinte, ele estava mais calmo. Ia-se aproximando dela, já não para atacar, mas só para se chegar mais perto. E ela a rosnar e a bufar. Continuou escondida. No domingo, ela começou a sair do quarto, foi aparecendo mais vezes em sítios onde ele também estava. Continuava a rosnar-lhe se o via, mas já não fugia tanto. Hoje a mesma coisa.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEntretanto, ele é um terror. Hoje já me deu cabo de uma série de vasos que temos na sala. E já tentou pescar o peixe (com as patas todas sujas de terra dos vasos, o que resultou numa javardice pegada). Andou a passear por cima das costas do sofá, com as patas sujas, pois claro. Acontece que, apesar de ser um terror (tem um ano, é um gato jovem ainda cheio de pedalada, portanto é normal), é um doce com os miúdos. Deixa que o meu filho lhe faça tudo. E eu farto-me de rir a ouvir as gargalhadas que o miúdo solta enquanto brincam os dois. Claro que acabam os dois estafados por andarem a correr atrás um do outro, mas lá se entendem sem problemas.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EÀ noite tem sido pacífico: a gata continua a dormir connosco e ele vai ficando na cama dele, no hall. Depois lá aparece para dar um ar de sua graça. Ronrona que é um disparate. Esta noite, cinco da manhã, e ele a ronronar encostado a mim. Para voltar a adormecer foi um castigo...\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EFechámos a loja agora. Acreditamos que eles vão acabar por se entender, apesar de serem completamente diferentes. Ela é a gata perfeita: sossegada, meiguinha, mal se dá por ela. Ele é o gato perfeito: sociável, destravado, brincalhão, que faz companhia (e asneiras, óbvio!). \u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/2.bp.blogspot.com\/-QC17ZlY3k2M\/VVCn8yelwBI\/AAAAAAAACSg\/0NnLxjRZJ6I\/s1600\/Alex.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" height=\"400\" src=\"http:\/\/2.bp.blogspot.com\/-QC17ZlY3k2M\/VVCn8yelwBI\/AAAAAAAACSg\/0NnLxjRZJ6I\/s400\/Alex.jpg\" width=\"400\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: center;\"\u003E\u003Cspan style=\"color: #134f5c;\"\u003E\u003Cb\u003EAlex, o gatão\u003C\/b\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: center;\"\u003E\u003Cspan style=\"font-size: x-small;\"\u003E(que afinal é bem mais pequeno do que parecia e que pesa bem menos do que a Suri!)\u003C\/span\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/6889925811145794492\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2015\/05\/a-historia-do-gato-que-veio-fazer.html#comment-form","title":"3 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/6889925811145794492"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/6889925811145794492"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2015\/05\/a-historia-do-gato-que-veio-fazer.html","title":"A história do gato que veio fazer companhia à Suri. Ou infernizar-lhe a vida, para sermos mais exactos"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"http:\/\/2.bp.blogspot.com\/-QC17ZlY3k2M\/VVCn8yelwBI\/AAAAAAAACSg\/0NnLxjRZJ6I\/s72-c\/Alex.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"3"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-9060562509960661574"},"published":{"$t":"2015-03-10T15:00:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2015-03-10T15:00:01.270+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"deles"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Nós"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Surigata"}],"title":{"type":"text","$t":"Era uma vez uma gata que gerava dramas existenciais"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EOs meus filhos andam apaixonados pela gata. Assim que se levantam, lá vão eles disparados ver da gata. Quando chegam da escola, a primeira pergunta que fazem é sobre a gata. Ontem foi dia de desparasitante exterior, o que implica não fazer festas na gata durante 24h. O drama. Ora chorava ela - mas eu quero fazer festinhas à Suriiiiiii... - ora \"miava\" ele - mas eu já posso tocar nela, mamã? Um desatino.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEstavam avisados: vinha a gata, mas eles teriam que ajudar a cuidar dela. E ajudam. Querem limpar a caixa de areia, querem dar comida, querem brincar. Ainda um bocadinho a medo, que eles já perceberam que ela tem unhas, mas lá vão interagindo. Ela não foge deles, não se vira a eles, nada. Fica só ali, sossegada, a receber festinhas. E brinca com eles, quando eles a \"torturam\" com um cordel, que ela adora agarrar mas que depois não consegue soltar porque fica sempre uma unha lá presa.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EHá bocado, a caminho da escola, a conversa da minha filha era sobre a festa de anos dela - em Dezembro... falta pouco (NOT!). \"Oh mãe, a minha festa vai ser dia 7 de Dezembro?\". \"Não sei, talvez\". \"E vai ser dia de pôr o desparasitante na Suri?\". \"Não, porquê?\". \"Porque eu queria que as minhas amigas pudessem fazer festinhas na Suri, na minha festa\". Sofrer por antecipação? Nãooooo, que ideia!!\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/9060562509960661574\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2015\/03\/era-uma-vez-uma-gata-que-gerava-dramas.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/9060562509960661574"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/9060562509960661574"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2015\/03\/era-uma-vez-uma-gata-que-gerava-dramas.html","title":"Era uma vez uma gata que gerava dramas existenciais"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-6626229493994914188"},"published":{"$t":"2015-03-03T17:17:00.003+00:00"},"updated":{"$t":"2015-03-03T17:17:49.454+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Nós"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Surigata"}],"title":{"type":"text","$t":"A Suri ensina #1"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EA Suri ensina os meus filhos a fazerem a cama todos os dias de manhã. E ensina-lhes que, se lhe querem fazer umas festinhas de manhã, têm que saltar da cama assim que eu os chamo. A Suri chegou cá a casa há dois dias e já nos alterou uma série de rotinas - para melhor. \u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/6626229493994914188\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2015\/03\/a-suri-ensina-1.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/6626229493994914188"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/6626229493994914188"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2015\/03\/a-suri-ensina-1.html","title":"A Suri ensina #1"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-840002879269691776"},"published":{"$t":"2015-03-02T16:24:00.002+00:00"},"updated":{"$t":"2015-03-02T16:28:39.423+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Nós"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Surigata"}],"title":{"type":"text","$t":"A saga da gata que fazia falta nas nossas vidas"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EHá umas semanas, decidimos que queríamos ter um gato. Eu sou assumidamente uma apaixonada por gatos. O marido não assume mas também é - ele até viveu com gatos muito mais tempo do que eu. Os miúdos ficaram com os olhos a brilhar com a ideia de termos um bichano cá por casa.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EMais atrás: a minha filha tem muito medo de animais. Qualquer bicho que se chegue a ela é um drama. Pode ser a criatura mais dócil à face da terra: se lhe tocar, ela chora. A minha sogra tem uma gata em casa, só que a bicha é assustada por natureza e não há quem a veja, portanto o contacto é quase nulo. Na terra do meu marido, anda uma cadelita lá pelos quintais, que é de um dos nossos tios. Ora calha que a cadela é daquelas irritantezinhas que ladra e ladra e ladra. Não faz mal nenhum, mas faz muito barulho. E a minha filha tem medo. Começámos a achar que a maneira de a ajudar a ultrapassar isto era patrocinar convivência diária. Um cão estava fora de questão: eu não sou grande fã da espécie e sou um bocado (muito) avessa a cães em apartamentos (mesmo que sejam apartamentos grandes e cães pequenos). Toda a logística dos passeios quer faça chuva, quer faça sol é coisa que não é para nós. O meu marido queria um pássaro, mas eu não me estava a ver a ouvir chilrear o dia todo - além de que a interacção com um pássaro é quase a mesma que com o peixe que temos ali num aquário há uns seis anos: zero. Portanto, um gato - estava escolhido.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ESe eu não quisesse adoptar um gato, tinham-me aparecido mil gatos a  precisarem de ser adoptados. Como quis, foi um festival para encontrar a  nossa gata.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EContactei várias associações. Pesquisei  uma data de sites de adopções de animais. Mandei dezenas de emails. Fiz  uma carrada de telefonemas. E o nosso gato parecia cada vez mais uma  miragem. E não, não éramos nós armados em esquisitinhos. Bom, os miúdos têm medo de gatos pretos (e eu não sou grande fã, confesso). O marido não é apreciador de gatos amarelos e preferia claramente uma fêmea (porque toda a vida teve gatas sossegadas e acha que o sossego vem com o X do gene). Eu não gosto muito de tartarugas, que normalmente têm umas manchas estranhas. Mas, resumindo, aquilo de que fazíamos mesmo questão era de que fosse um gato meigo, que se deixasse tocar.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENa semana passada fomos à União Zoófila, mas não pudemos ver os gatos porque a senhora que trata das adopções estava doente. Ficámos tristes... e ansiosos durante uma semana inteira. Depois, na segunda-feira, fomos ver três gatas, só eu e os miúdos. Não conseguimos perceber qual das três era mais esquiva\/bufenta. Nenhuma se deixou pegar, consegui fazer festas numa delas, mas assim que fiz o gesto de a agarrar vi-lhe os dentes. Nada feito. Continuámos a nossa busca. Muitos emails depois, combinámos visitas para este domingo. No primeiro sítio, houve uma gata que nos encantou mas tinha tido uma ninhada há um mês e, portanto, ainda não podia sair dali porque não podíamos desmamar já os gatinhos. Depois íamos a outro sítio mas, como tínhamos tempo no meio, sugeri nova tentativa na União Zoófila. Chegámos mesmo quando aquilo estava a fechar, mas ainda nos deixaram entrar. Expliquei o que procurávamos. De entre os gatos saudáveis, a maioria era fugidia e mal se deixava tocar. Os gatos meigos eram todos gatos doentes. A senhora perguntou se queríamos vê-los mesmo assim. Só que perguntou isto mesmo em frente ao gatil deles e houve lá um amarelo, lindo, que se pôs a olhar para mim. E eu disse que sim, que queria ver os gatos doentes.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEntrei. O gato amarelo pediu logo festas, enrolou-se na minha mão, ronronou. E eu a ver a minha vida a andar para trás, porque um gato doente não era a nossa ideia de adopção - nunca é, não é verdade? Perguntei se havia mais gatos naquele gatil. Havia. Fui ver. E assim que bati os olhos numa gata cinzenta clara, tigrada, de olho azul, soube que ia ser difícil sair dali de mãos a abanar. Conversámos, perguntei muito sobre a doença (e tenho que ler muito mais ainda), a senhora das adopções sossegou-me dentro do possível. E a gata, super doce, a dar-me turrinhas na mão, a deixar-se acariciar, a ronronar tanto. Os miúdos e o meu marido entraram. E assim que viram a gata souberam. A miúda ainda teve medo, foi com muita resistência que aceitou fazer uma festa nela mas depois... \"oh mãe, vamos levá-la?\". E eu cá e lá: está doente... é tão meiguinha... pode vir a morrer mais cedo do que um gato saudável... é tão bonita... E ali, no momento do vai ou racha, lágrimas: não consigo ir-me embora sem ela. Lindo espectáculo: eu a chorar para um lado, a senhora a chorar para o outro e o meu marido tipo \"então?? O que é que te deu??\". Tratámos das papeladas, ele foi buscar a transportadora e, quando voltou ao gatil, a surpresa: o gato amarelo, assim que viu aquilo aberto, saltou lá para dentro e já não queria sair. Mas não podíamos mesmo trazer mais um... (quer dizer... está-me aqui atravessado e não sei, não...). Estes dois (e todos os outros daquela box) têm FELV, que é o vírus da leucemia felina. Não tem cura, pode dar chatices... mas também pode não dar e nos entretantos ela merece uma casa como deve ser - e, a sério, se quiserem um super gato meiguinho e muito sociável, vão à UZ e adoptem o King (que é como se chama o amarelo descarado).\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EVeio o caminho todo sossegada na caixa, a miar de vez em quando, mas sem grande agitação. Estávamos avisados de que ela poderia demorar algum tempo a sair da transportadora. Demorou uns dois segundos! Assim que saiu de lá começou a explorar, foi andando, foi vendo, foi dando turrinhas e pedindo festas. Uma hora depois estava a dormir ao colo do meu marido. E não, não foi ele que a chamou...\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EA noite foi mais ou menos tranquila. Miou algumas vezes, levantámo-nos para a ir ver e quando percebeu que ia ficar sozinha resolveu ir atrás de nós dar patadas na porta. Por hoje não teve sorte: ficou no hall, na cama dela (que adoptou logo!).\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDe manhã, o delírio dos miúdos: assim que acordaram saíram disparados para a ir ver. E para lhe fazerem festas. E para me pedirem para não ir à escola hoje (claro que não tiveram sorte neste ponto). E ela ali, mimosa e docinha como já percebemos que é.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EPortanto, temos o prazer de apresentar...\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-Te-YMZn47Bc\/VPSOAzRWhdI\/AAAAAAAACL0\/juSPm7k0UmA\/s1600\/Suri%2B1.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" src=\"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-Te-YMZn47Bc\/VPSOAzRWhdI\/AAAAAAAACL0\/juSPm7k0UmA\/s1600\/Suri%2B1.jpg\" height=\"400\" width=\"400\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: center;\"\u003E\u003Cspan style=\"font-size: large;\"\u003E\u003Cb\u003E\u003Cspan style=\"color: #45818e;\"\u003ESurigata\u003C\/span\u003E\u003C\/b\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: center;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/840002879269691776\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2015\/03\/a-saga-da-gata-que-fazia-falta-nas.html#comment-form","title":"6 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/840002879269691776"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/840002879269691776"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2015\/03\/a-saga-da-gata-que-fazia-falta-nas.html","title":"A saga da gata que fazia falta nas nossas vidas"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-Te-YMZn47Bc\/VPSOAzRWhdI\/AAAAAAAACL0\/juSPm7k0UmA\/s72-c\/Suri%2B1.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"6"}}]}});