// API callback
related_results_labels_thumbs({"version":"1.0","encoding":"UTF-8","feed":{"xmlns":"http://www.w3.org/2005/Atom","xmlns$openSearch":"http://a9.com/-/spec/opensearchrss/1.0/","xmlns$blogger":"http://schemas.google.com/blogger/2008","xmlns$georss":"http://www.georss.org/georss","xmlns$gd":"http://schemas.google.com/g/2005","xmlns$thr":"http://purl.org/syndication/thread/1.0","id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400"},"updated":{"$t":"2020-09-01T11:53:36.435+01:00"},"category":[{"term":"Eu"},{"term":"Coisas"},{"term":"Opiniões"},{"term":"Blogs"},{"term":"Trabalho"},{"term":"Livros"},{"term":"Maternidade"},{"term":"Nós"},{"term":"Culinária"},{"term":"Escrever"},{"term":"Amigas"},{"term":"Moda"},{"term":"Cinema"},{"term":"Fim-de-semana"},{"term":"Música"},{"term":"Família"},{"term":"Amigos"},{"term":"Filhos"},{"term":"Verbo Casar"},{"term":"Viagens"},{"term":"Desporto"},{"term":"Desafios"},{"term":"Casamento"},{"term":"Séries"},{"term":"ela"},{"term":"Ele"},{"term":"Coisas que me acontecem"},{"term":"De Deus e do Diabo"},{"term":"Férias"},{"term":"frenteamp;verso"},{"term":"Verbo Trabalhar"},{"term":"Corrida"},{"term":"Verbo Gostar"},{"term":"Costura"},{"term":"dieta"},{"term":"One Red Crow"},{"term":"come along"},{"term":"not so fast moments"},{"term":"100"},{"term":"Decoração"},{"term":"barrigas de amor"},{"term":"Filmes"},{"term":"Crafts"},{"term":"o melhor do meu dia"},{"term":"eles"},{"term":"Verbo Emagrecer"},{"term":"Verbo Ver"},{"term":"Verbo Vestir"},{"term":"blog"},{"term":"a minha mãe"},{"term":"Passatempo"},{"term":"Futilidades"},{"term":"Gosto"},{"term":"Verbo Ler"},{"term":"Verbo Opinar"},{"term":"Casa"},{"term":"Verbo Relaxar"},{"term":"Verbo Viajar"},{"term":"karate"},{"term":"Ginásio"},{"term":"Organizando"},{"term":"Verbo Detestar"},{"term":"Verbo Ser"},{"term":"conto-te"},{"term":"coração nas mãos"},{"term":"filha"},{"term":"papel"},{"term":"dança"},{"term":"BBI"},{"term":"Compras"},{"term":"Mulheres"},{"term":"Verbo Votar"},{"term":"bolos"},{"term":"Surigata"},{"term":"Verbo Comer"},{"term":"Verbo Escrever"},{"term":"crónicas sapo família"},{"term":"ela na escola"},{"term":"gatos"},{"term":"guest post"},{"term":"língua afiada"},{"term":"maio by instagram"},{"term":"mães pelo mundo"},{"term":"red lipstick day"},{"term":"Letras e Magnólias"},{"term":"Projectos"},{"term":"Receitas"},{"term":"Relaxe"},{"term":"Verbo Acontecer"},{"term":"filho"},{"term":"passeios"},{"term":"100_S2"},{"term":"Doenças"},{"term":"Fotografia"},{"term":"Lisboa"},{"term":"Sugestões"},{"term":"eu e eles"},{"term":"feels like heaven"},{"term":"pai"},{"term":"ponte aérea"},{"term":"A Godess"},{"term":"Afilhada"},{"term":"Amor"},{"term":"Cultura"},{"term":"Filhas"},{"term":"Homens"},{"term":"Homework"},{"term":"Part-time lovers"},{"term":"Sapatos"},{"term":"Teatro"},{"term":"deles"},{"term":"instaweek"},{"term":"mudar de vida"},{"term":"sítios"},{"term":"Caramelo"},{"term":"Fun friday"},{"term":"Ginário"},{"term":"Lugares"},{"term":"Saídas"},{"term":"Workshops"},{"term":"avós"},{"term":"ele na escola"},{"term":"livros infantis"},{"term":"mãe querida"},{"term":"pandemia"},{"term":"30 dias 20 peças"},{"term":"Alex"},{"term":"Breve"},{"term":"Costuras"},{"term":"Deusas Gregas"},{"term":"Ficção"},{"term":"Handmade"},{"term":"Internet"},{"term":"LJ"},{"term":"Meg"},{"term":"Momentos"},{"term":"Palavra Por Palavra"},{"term":"Restaurantes"},{"term":"Rotinas"},{"term":"She who fights"},{"term":"Tempo Livre"},{"term":"Trail"},{"term":"Utilidades"},{"term":"Vegetariano"},{"term":"Verbo Fazer"},{"term":"conversa surreal"},{"term":"ideias"},{"term":"kizomba"},{"term":"letapos;s eat"},{"term":"memory lane"},{"term":"new life"},{"term":"not so fast fit"},{"term":"november pics"},{"term":"nsfdecemberpic"},{"term":"nsfjanuarypic"},{"term":"nsfnovemberpic"},{"term":"padrinho"},{"term":"por cá"},{"term":"um dia"}],"title":{"type":"text","$t":"Lénia Rufino - palavra por palavra"},"subtitle":{"type":"html","$t":""},"link":[{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#feed","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/posts\/default"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/-\/blog?alt=json-in-script\u0026max-results=6"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/search\/label\/blog"},{"rel":"hub","href":"http://pubsubhubbub.appspot.com/"},{"rel":"next","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/-\/blog\/-\/blog?alt=json-in-script\u0026start-index=7\u0026max-results=6"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"generator":{"version":"7.00","uri":"http://www.blogger.com","$t":"Blogger"},"openSearch$totalResults":{"$t":"16"},"openSearch$startIndex":{"$t":"1"},"openSearch$itemsPerPage":{"$t":"6"},"entry":[{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-3031330234505979170"},"published":{"$t":"2019-07-23T13:50:00.003+01:00"},"updated":{"$t":"2019-07-23T13:50:50.361+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"blog"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Escrever"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Eu"}],"title":{"type":"text","$t":"Vira o disco e toca o mesmo..."},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ELá ando eu de volta com o dilema de sempre: quero escrever mais aqui no blog, não quero plantar aqui a minha vida pessoa, não quero que isto seja drama, não quero entrar na espiral do assunto comida\/ginásio\/forma física, não quero criar um bolha cheia de nada. Quero criar conteúdo interessante, com que vocês se relacionem, que vos diga alguma coisa. Mas para isso preciso da vossa ajuda...\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EVou deixar, no Instagram, que é a plataforma que permite isto, uma espécie de sondagem para perceber quais são os temas de que vocês preferem que fale. Obviamente, não escrevo para toda a gente e quem me lê aqui procurará outro tipo de conteúdo noutros sítios. Há assuntos que são meus e outros que não me dizem nada e convosco sei que se passa o mesmo. Posto isto, era giro saber quais é que são os meus pontos fortes e fracos, pelos olhos de quem me lê.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAlinham?\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/3031330234505979170\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2019\/07\/vira-o-disco-e-toca-o-mesmo.html#comment-form","title":"1 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/3031330234505979170"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/3031330234505979170"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2019\/07\/vira-o-disco-e-toca-o-mesmo.html","title":"Vira o disco e toca o mesmo..."}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"1"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-3244233054284673572"},"published":{"$t":"2019-06-06T12:00:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2019-06-06T12:07:36.611+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"blog"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Nós"}],"title":{"type":"text","$t":"Floresta Mágica no Bombarral"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EFui convidada pela Câmara do Bombarral a ir passar o fim-de-semana do Dia da Criança à Floresta Mágica, na Mata Municipal. Ora eu nunca tinha ido ao Bombarral. Não fazia ideia do que me esperava, mas não podia recusar a oportunidade de estar com os miúdos num lugar encantado, onde eles se iam divertir a sério.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EO programa das festas começava com uma Caça aos Pirilampos, na noite de sexta (dia 31). Quis muito que os miúdos vissem pirilampos verdadeiros, já que só conhecem os da CERCI, portanto dei fogo à peça, marquei um quarto para nós num Alojamento Local em Ferrel, a 20km do Bombarral (conto esta história noutro post, prometo... porque claro que tinham de acontecer coisas...), arranquei com eles ao final da tarde rumo a Ferrel, para ir buscar a chave do quarto. Como estávamos mega apertados de tempo e eu sou uma pessoa desenrascada, fiz uma paragem técnica no McDonald's de Torres Vedras para abastecer. A paragem em Ferrel foi rapidíssima. Voltámos logo para o Bombarral, porque não queríamos perder nada.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAssim que me aproximei do espaço percebi o cuidado com que tudo estava feito. À entrada, estavam duas mascotes a receber os caçadores. O pórtico de entrada, pintado à mão, dava o mote para a magia que aquela floresta guardava... e não me enganei!\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA primeira paragem foi na Aldeia das Fadas, uma zona muito gira do circuito. Para abrir o fim-de-semana, ouvimos a história do Tio Lobo, contada genialmente. Até eu, que tenho mais 35 anos do que o público-alvo da história, vibrei com aquilo tudo!\u0026nbsp;\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-3qf0w1TY0NQ\/XPjsnwVov0I\/AAAAAAAAPas\/bk_Vd24YPCI6UiOnWbmVIY9r20YG5ZjKwCLcBGAs\/s1600\/IMG_20190531_214731_1.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1600\" data-original-width=\"1200\" height=\"640\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-3qf0w1TY0NQ\/XPjsnwVov0I\/AAAAAAAAPas\/bk_Vd24YPCI6UiOnWbmVIY9r20YG5ZjKwCLcBGAs\/s640\/IMG_20190531_214731_1.jpg\" width=\"480\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ESeguiu-se a caça aos pirilampos, guiada pela Bruxa Jójó - e a minha filha encantada com todo o figurino da bruxa... A Mata está cheia de pirilampos, mas talvez por ser muita gente e porque estávamos a fazer barulho, não foi assim a chuva de pirilampos que a organização esperava. Eu acho só que eles queriam mesmo dar o melhor àquela audiência... porque a carrada de pirilampos que nós vimos chegou bem para ter os miúdos super felizes... E eu ainda cacei mesmo um pirilampo, que eles puderam ver de perto!\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EQuando terminou voltámos para Ferrel, com a promessa de que estaríamos de volta no sábado a seguir ao almoço. E assim foi. Tivemos uma tarde espectacular, por todas as razões e mais alguma. Em primeiro lugar, a Mata Municipal está muitíssimo bem cuidada. Há bancos e pontos de água espalhados pelo recinto, de maneira a que quem por lá passeia tem sem tudo assegurado. Depois, o parque infantil merece destaque. Eu não sei há quanto tempo o Bombarral tem este tratamento, mas que aquilo está bem feito, está.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EOs miúdos passaram a tarde a fazer as 97654 actividades disponíveis na Floresta. Houve de tudo: um mini musical do Timon e do Pumba (fabuloso!), tatuagens com purpurinas, um poeta a escrever com uma pena e um tinteiro (e a minha filha, que já se habituou às brush pens da mãe, por causa do bullet journal, retribuiu o gesto e escreveu qualquer coisa para o poeta assim mesmo à profissional da caligrafia da Idade Média), animais da quinta, incluindo cabras, pavões, perus, coelhos e patos, póneis para montar e para passear de carroça, uma escola de bruxas, onde fizeram varinhas mágicas, o mundo da Alice no país das Maravilhas, onde decoraram bolachas e jogaram ao jogo das cadeiras, insufláveis onde se queimaram de tanto lá andar (a sério, vieram os dois com pele arrancada dali!).\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-Xs2HcYIsBpM\/XPjsU_A02lI\/AAAAAAAAPaw\/Kpnpuq2ke5QvNGyEKAuTADjvimWMkauYACEwYBhgL\/s1600\/IMG_20190601_153125_608.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1600\" data-original-width=\"1600\" height=\"640\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-Xs2HcYIsBpM\/XPjsU_A02lI\/AAAAAAAAPaw\/Kpnpuq2ke5QvNGyEKAuTADjvimWMkauYACEwYBhgL\/s640\/IMG_20190601_153125_608.jpg\" width=\"640\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-d9kcubMPY7Q\/XPjsWrr0bQI\/AAAAAAAAPao\/_qov6DX8HeEb6S5xE3yJCMTD77QNiNiIQCEwYBhgL\/s1600\/IMG_20190602_113750.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1600\" data-original-width=\"1200\" height=\"640\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-d9kcubMPY7Q\/XPjsWrr0bQI\/AAAAAAAAPao\/_qov6DX8HeEb6S5xE3yJCMTD77QNiNiIQCEwYBhgL\/s640\/IMG_20190602_113750.jpg\" width=\"480\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-cdeXF7IRgQU\/XPjsU-F8cCI\/AAAAAAAAPao\/pwXLMIkEqegcNv8cBObC2XO7oWtbr0NvgCEwYBhgL\/s1600\/IMG_20190601_163225_197.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1600\" data-original-width=\"1600\" height=\"640\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-cdeXF7IRgQU\/XPjsU-F8cCI\/AAAAAAAAPao\/pwXLMIkEqegcNv8cBObC2XO7oWtbr0NvgCEwYBhgL\/s640\/IMG_20190601_163225_197.jpg\" width=\"640\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-wqS74dWhSJg\/XPjsXJRCyTI\/AAAAAAAAPaw\/gH3E7xIMDrUMl1xs-oYP5FE1NfMv5Av_gCEwYBhgL\/s1600\/IMG_20190606_104401_558.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1600\" data-original-width=\"840\" height=\"640\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-wqS74dWhSJg\/XPjsXJRCyTI\/AAAAAAAAPaw\/gH3E7xIMDrUMl1xs-oYP5FE1NfMv5Av_gCEwYBhgL\/s640\/IMG_20190606_104401_558.jpg\" width=\"334\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-DskLOJjBbMs\/XPjsWW11_yI\/AAAAAAAAPao\/nyQP9sJsNCggb5Km6QCU9-b3C8ryohubQCEwYBhgL\/s1600\/IMG_20190602_113716.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1600\" data-original-width=\"1200\" height=\"640\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-DskLOJjBbMs\/XPjsWW11_yI\/AAAAAAAAPao\/nyQP9sJsNCggb5Km6QCU9-b3C8ryohubQCEwYBhgL\/s640\/IMG_20190602_113716.jpg\" width=\"480\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAli pelo meio andavam uns quantos animadores, que iam vestindo outras peles durante todo o evento e os miúdos reconheciam-nos e metiam-se com eles e eles interagiam... bom, foi só espectacular mesmo!\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EEntretanto, ao final do dia, fomos jantar ao restaurante O Pão, também a convite da Câmara. Estávamos mesmo a entrar no restaurante quando começara a passar os atletas que estavam a participar na Corrida da Pêra e do Vinho. Lá no meio, a Rosa Mota e também guardo um post para contar esta história, porque há coisas que só mesmo a mim, não é...?\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EJantámos e, como íamos dormir na Floresta - porque havia um acampamento, para o qual fomos convidados mas que está aberto ao público mediante inscrições, voltámos, pusemos as coisas na tenda e fomos para as actividades nocturnas: voltámos à Aldeia das Fadas e... ups... acordámos os duendes da aldeia que estavam a dormir nas suas casas! Eles aproveitaram a invasão para contar histórias e deixar toda a gente bem disposta: éramos umas dez famílias a passar uma noite diferente! Quando acabou esta parte, fomos novamente caçar pirilampos: como estava calor e éramos menos, a esperança era que se vissem ainda mais pirilampos... e foi o que aconteceu. No final, tivemos uma ceia que assentou mesmo bem, antes de irmos dormir.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-z3FtCy-13h4\/XPjsV6kjeyI\/AAAAAAAAPao\/GUaPbn8qW2Q6UGpJDARzbhlKF1hBeH4HgCEwYBhgL\/s1600\/IMG_20190602_090042_901.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1600\" data-original-width=\"1600\" height=\"640\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-z3FtCy-13h4\/XPjsV6kjeyI\/AAAAAAAAPao\/GUaPbn8qW2Q6UGpJDARzbhlKF1hBeH4HgCEwYBhgL\/s640\/IMG_20190602_090042_901.jpg\" width=\"640\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EClaro que eu não dormi nada, porque... pássaros, insectos e o Papagaio (que é um pónei) a relinchar a noite toda, mais o frio e o facto de eu já não ter 15 anos e, portanto, já ter umas costas que agradecem colchões em vez de chão duro. Mas... nem isso me desanimou!\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAcordámos cedo, fomos tomar o pequeno-almoço (e fiquei mesmo com pena de não ter pedido a receita do bolo que lá estava e que foi provavelmente o melhor bolo caseiro que comi até hoje\u0026nbsp; MESMO!) e ficámos até à hora de almoço a passear e a fazer ais actividades. As únicas que eles não tinham feito no dia anterior foram asseguradas no domingo: andar de pónei e amassar pão.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EPara o meu filho, o ponto alto foi o stand dos dinossauros: esteve a tirar pedra de um fóssil de tartaruga e pôde ver e tocar num osso de dinossauro verdadeiro que está a ser retirado de pedra também. Ela adorou andar a fazer varinhas mágicas, a decorar lápis de carvão e a escola de bruxas.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-za62XUIkW-M\/XPjzkG3d0zI\/AAAAAAAAPa8\/oEAsuE6Peh0mkKsBtSuuWNmNV-PKPQpdgCLcBGAs\/s1600\/IMG_20190602_125011.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1600\" data-original-width=\"1200\" height=\"640\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-za62XUIkW-M\/XPjzkG3d0zI\/AAAAAAAAPa8\/oEAsuE6Peh0mkKsBtSuuWNmNV-PKPQpdgCLcBGAs\/s640\/IMG_20190602_125011.jpg\" width=\"480\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EDe certeza que me estou a esquecer de coisas aqui pelo meio, mas o espaço tinha tanta, tanta coisa que é difícil falar de tudo.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAdorámos cada minuto, eles já fizeram saber que \"ó mãe, promete que para o ano vimos outra vez!\" e eu fiquei mesmo com muita vontade de lá voltar. Afinal de contas são só 45 minutos que separam Lisboa do Bombarral, o caminho faz-se lindamente e não fica caríssimo.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EMuito, muito obrigada à Câmara do Bombarral pelo convite. Sem ele, eu não teria descoberto isto e foi mesmo fabuloso. E obrigada à Dra. Patrícia Pereira, a vereadora que nos acompanhou, e a todo o staff que nos fez sempre sentir em casa. Fomos realmente bem recebidos e isso vale ouro!\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EEntretanto, fica a sugestão: mesmo sem Floresta Mágica, a Mata Municipal, que fica mesmo no centro do Bombarral, merece uma visita, com piquenique incluído!\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/3244233054284673572\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2019\/06\/floresta-magica-no-bombarral.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/3244233054284673572"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/3244233054284673572"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2019\/06\/floresta-magica-no-bombarral.html","title":"Floresta Mágica no Bombarral"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-3qf0w1TY0NQ\/XPjsnwVov0I\/AAAAAAAAPas\/bk_Vd24YPCI6UiOnWbmVIY9r20YG5ZjKwCLcBGAs\/s72-c\/IMG_20190531_214731_1.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-3220959129373009393"},"published":{"$t":"2018-11-06T16:56:00.001+00:00"},"updated":{"$t":"2018-11-06T16:56:34.250+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"blog"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Eu"}],"title":{"type":"text","$t":"A porta está aberta"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EFui convidada pela Susana, autora do facelog \u003Ca href=\"http:\/\/www.facebook.com\/sersupermaeeumatreta\" target=\"_blank\"\u003ESer Super Mãe \u003C\/a\u003Eé\u003Ca href=\"http:\/\/www.facebook.com\/sersupermaeeumatreta\" target=\"_blank\"\u003E\u0026nbsp;uma Treta,\u003C\/a\u003E para responder ao inquérito rápido a mães que ela tem publicado semanalmente. Sabem aqueles textos que nos saem da (i)alma e que sabem mesmo, mesmo bem escrever? Foi o caso deste. Que gozo do caraças que eu tive a responder àquilo!\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EBom, o \u003Ca href=\"https:\/\/www.facebook.com\/sersupermaeeumatreta\/posts\/838669563191657?__xts__%5B0%5D=68.ARAglpOfu6PNRR7t914ZpSPX_HJZd8YqK6_deYrHbvZZOVZxGazFQu3kUC5Sw4_qHEBT75X_pptzUk_A-QPeKiX1ohUXl3M8IHREgdN-xWObi5RVRDOIJZIjHi6t_RTqwNTnsXELKHnkhwOT6Y-M8QOcIv9_Kau55yMAWkUfT5wgXqNShkLc3ipCeCHpHj8fS-2p2krc8EumJ_Ubo9am\u0026amp;__tn__=K-R\" target=\"_blank\"\u003Emeu inquérito saiu hoje\u003C\/a\u003E e trouxe-me muita gente nova aqui para o pardieiro. Tudo orgânico, 'tá? Não comprei seguidores!\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EPortanto, pessoas novas recém-chegadas, é o seguinte: não sou de famílias betas, sou (muito) suburbana, ando de comboio e de metro todos os dias, também já experimentei as trotinetes que há agora em Lisboa e não gostei, que aquilo faz doer os antebraços, não tenho irmãos, tenho dois filhos que trato por nomes que não são os deles (especialmente em público e mais especialmente ainda se calha estarmos perto de pessoas que acham que se mede alguma qualidade humana com base nos maços de notas com que se anda na carteira (sentido figurado, claro), portanto, oficialmente tenho a Leonor e o André, às vezes são o André Manel, o J'quim, o André Augusto, a Marilú (acho que já contei aqui a história desta alcunha), a Joaquina e a Gertrudes (dito Xtrudes, obviamente).\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EEscrevo em blogs há 15 anos (neste endereço desde 2008), nunca fui paga para escrever (mas até podia ser, não me importava nada de escrever comunicação institucional para pequenas empresas, também não me importava nada de gerir redes sociais de um ou dois pequenos negócios - olhem eu a ter ideias!), não tenho um catálogo online, vou ao Lidl quando preciso de comprar coisas (normalmente iogurtes porque são baratos, gel de banho e cremes de corpo) e não quando há lançamentos de colecções (cof...) de coisas, já fui a eventos de blogs (muito carinho pelos do Ikea porque, bom, são do Ikea e aquilo é giro de se ver, mas tudo o que tenho em casa de origem sueca foi pago por mim), já deixei de ir.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ENão tenho códigos de desconto da Prozis, não tenho pachorra para isso e até sou (muito) cliente - já fui mais, que entretanto a minha vida levou aqui uma volta e eu deixei de ter tanto tempo para treinar.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ESou pouco dada a evangelizações, até posso desafiar as pessoas a experimentarem qualquer coisa que eu ande a fazer, mas daí a andar no massacre da angariação de clientes\/participantes\/o que for vai todo um comboio de papéis a que não me presto.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ETudo o que disse no inquérito da Susana resume bem a minha postura: não sou de salamaleques, gosto pouco de fogos de artifício, não tenho o menor fascínio pelos holofotes nem me interessa ser famosa só porque sim. Recuso-me a vender os meus filhos a troco de likes, não os exponho na net, não há uma foto deles que seja em lado nenhum (daquelas em que se vêem caras, porque de costas há duas ou três). Nada contra quem faz disto o seu negócio\/modo de vida, mas não é mesmo a minha cena: prezo demasiado a privacidade (minha e deles) para me sujeitar a isso e, principalmente, para os sujeitar a eles.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EDigo o que penso, não faço fretes, não sou fofinha, nunca sacaria uma faixa de miss simpatia mas prezo muito a amizade. Sou de abraços e de afectos, mas digo que sou um tractor - e sou porque, lá está, não tenho papas na língua para dizer o que penso.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAqui falo da vida no geral, da minha vida em particular (q.b., que a minha mãe é freguesa da xafarica e, apesar de eu ter quase 40 anos, ainda me dá nas orelhas como se eu tivesse 8), escrevo uns micro-contos à terça-feira (hoje por acaso não porque estou de cama e sem inspiração).\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ETirem os sapatos à entrada, sintam-se em casa e bebam um gin por aqui. Sejam bem-vindas.\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/3220959129373009393\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/11\/a-porta-esta-aberta.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/3220959129373009393"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/3220959129373009393"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/11\/a-porta-esta-aberta.html","title":"A porta está aberta"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-6910739538414382690"},"published":{"$t":"2018-10-11T15:00:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2018-10-11T15:00:11.418+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"blog"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Eu"}],"title":{"type":"text","$t":"Dores de crescimento"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAndo às voltas com o blog (já deu para ver, não é?). Quando ando mais activa por aqui, a coisa anda ali nas 1500 visitas\/dia. No \u003Ca href=\"https:\/\/www.instagram.com\/lenia_notsofast\/\" target=\"_blank\"\u003EInstagram\u003C\/a\u003E, são 2245-ish seguidores (e nem todos lêem o blog). No \u003Ca href=\"https:\/\/www.facebook.com\/notsofastblog\" target=\"_blank\"\u003EFace do blog\u003C\/a\u003E são 4117 likes. Nada de mais. Tudo orgânico.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA minha questão é simples: até que ponto é possível fazer crescer um blog sem o vender? Até que ponto é possível fazer crescer um blog sem ser à força de passatempos \"têm de ser seguidores e tagar amigos que também têm de seguir o blog\"? Até que ponto é possível fazer crescer um blog simplesmente porque o conteúdo é interessante e não porque há \"truques\" associados? Não sei. Mas quero descobrir.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EComo é que isto se faz? Criando conteúdo interessante. Não vou andar a pedir que partilhem o que escrevo mas, se acharem relevante, podem partilhar. É a única forma natural de chegar a mais pessoas. Não vou inventar passatempos chatos, não vou vender blocos publicitários e, obviamente, não vou comprar seguidores. Não dou para esse peditório, lamento. Ah e tal, são as novas leis do mercado, as novas regras, o novo \u003Ci\u003Emodus operandi\u003C\/i\u003E, toda a gente faz isso, já ninguém se chateia. Paciência. Eu não sou toda a gente, nunca vou ser. Sou muito fiel aos meus princípios e este sempre foi um deles. Em quinze anos, não mudou, não vai mudar agora.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA minha questão é esta. quero, sim, chegar a mais gente, a muito mais gente. Mas quero isso se for merecido, quero isso se significar que o que escrevo é conteúdo interessante, seja porque gostam dos meus micro-contos, seja porque gostam da minha forma de partilhar pequenas partes dos meus dias, seja porque se identificam com as minhas opiniões e com a forma como as exponho e defendo.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EPor isso, agora é o momento em que vos peço: se acham que isto vale a pena, partilhem, espalhem, dêem a conhecer e pode ser que mais gente se junte à festa e que depois a coisa escale como é natural que aconteça. Do meu lado, o mesmo compromisso de sempre: não engano ninguém, não uso truques baixos, não me vendo, não vendo os meus filhos, não me ponho a jeito.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAjudam-me, por favor? (Grata, antes mesmo de acontecer o que quer que seja...)\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/6910739538414382690\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/10\/dores-de-crescimento.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/6910739538414382690"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/6910739538414382690"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/10\/dores-de-crescimento.html","title":"Dores de crescimento"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-2142152514175903908"},"published":{"$t":"2017-12-31T17:57:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2017-12-31T17:57:24.130+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Amigos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"blog"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Coisas"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"eles"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Eu"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ponte aérea"}],"title":{"type":"text","$t":"2017"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EComecei o ano passado com uma dor gigante, fruto de um amor unilateral, que me destratou quando eu merecia muito mais. Culpa minha, que não soube dizer não na altura certa. Culpa minha, que aceitei menos do que merecia e precisava. Não me arrependo de nada e sei agora que precisei disto tudo para aprender. Sobre mim, sobre o mundo, sobre o amor. Aprendi que não quero nunca mais um amor a meio gás, meio amor, amorizade ou coisa que o valha. Não quero nada que não seja intenso, imenso e meu. Se for para ser pela metade, não quero coisa nenhuma. E acho que esta é a minha grande lição deste ano: se dou tudo, não posso receber menos do que isso.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENão fui a mãe perfeita, nem nunca vou ser. Erro muito, falho muito, mas não há ninguém que ame mais aquelas pestes do que eu. O meu mundo não gira à volta deles, mas eles são o mais importante. Não me esqueço de mim nem de tudo o que faz a minha vida, mas eles são o primeiro pensamento. Deixei de me sentir culpada por falhar tanto. É a vida. Sou eu. Sem máscaras, sem filtros, sem querer ficar bem na fotografia. Sou real, não tenho uma vida de instagram, não preciso de provar nada a ninguém a não ser a eles os dois, que viveram dentro de mim. O resto é fantochada, folclore, artefacto.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAcabei de escrever o meu livro e a sensação foi mil vezes melhor do que esperava. Vivi de sorriso nos lábios a cada crítica que fui tendo. Não esperava tanto, de coração. Escrevi exactamente a história que quis contar, não houve mão de editor (ainda) pelo meio. Houve conselhos (valiosíssimos) do João Tordo e tenho a certeza de que sem ele, sem os cursos dele, o meu livro não seria igual. Comecei a escrever o segundo e queria, a esta altura, já o ter quase terminado. Infelizmente, deixei-me enlear na tristeza do fim do Verão e bloqueei. Depois deixei estar. É para retomar agora, sem prazos, quando estiver pronto está e logo se vê o que acontece a seguir.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDediquei-me a mim, no ginásio, como nunca imaginei. Não é futilidade, é amor próprio. É querer andar cá muito tempo. Vi do que sou capaz e para o ano que vem quero ainda mais. Tenho andado sem me chatear com isto, dei um tempo, aligeirei. Lá para quarta, quando a minha vida voltar à normalidade, retomo os treinos e rapidamente me ponho no ponto em que estava quando adoeci e deixei de treinar. Sem stress.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ESaí muito, dancei, conheci pessoas, conversei muito, varri muita gente para fora da minha vida. Sem apelo nem agravo, sem lamentações. É o que é. Darwin explica.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAprendi que o meu valor só depende de mim e que não preciso de validação externa. Ninguém precisa. Continuo sem dar para o peditório do \"being famous for no reason\" que parece ser o mantra do mundo dos blogs. Ainda há dias tive uma conversa sobre a possível \"profissionalização\" deste pardieiro e a minha posição é a mesma há 14 anos: nop, não quero. Não me imagino a seguir por essa via e, a fazê-lo, seria sempre num contexto literário, de criação de conteúdos, de escrita criativa. Não sei... Por aí. De resto, continuo a não me querer vender por coisas que não me fazem sentido - e é por isso que os convites que aceito têm sempre muito que ver comigo: cinema, decoração e pouco mais. Nada contra quem segue outros caminhos, mas eu não sou assim e continuo sem ver razão para deixar de ser eu neste sítio que é a minha casa e onde está toda uma vida.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEstreitei o laço que tenho com a minha Lia que, regressada a casa depois de quatro anos emigrada em Beja, tem sido a companhia mais que perfeita. Não há nada que pague uma amizade assim. Com a minha Sofia tenho pena de que a vida nos impeça de estarmos mais vezes juntas, as três. Quando estamos é sempre maravilhoso. E acho que se calhar devíamos assumir o compromisso de jantarmos juntas uma vez por mês...\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EOs meus pais continuam a ser o meu grande porto de abrigo, a rede que me segura sempre, o amparo mais valioso do mundo. Não há palavras para lhes agradecer o tanto que fazem por mim, por nós. São eles que vão buscar os miúdos à escola, são eles que cuidam deles enquanto eu trabalho e só chego a horas de jantar. São eles que asseguram os dias em que preciso de trabalhar mais cedo ou até mais tarde. São eles que me permitem a flexibilidade que adoro ter com o meu trabalho.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EE por falar em trabalho... continuo apaixonada pelo que faço, pela empresa, pela equipa. Que sítio do caraças que a vida me trouxe...! Não troco aquilo por nada. É uma casa, uma coisa que adoro e onde sei que faço a diferença. Não há um dia em que me arrependa do caminho que me levou ali e isso vale ouro. Continuo a ansiar pelas segundas-feiras, apesar do cansaço, apesar do que vai sendo preciso resolver. Sou realmente muito grata por tudo o que tenho ali. Sempre.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENão sei o que 2018 vai trazer-me. Conto descobrir já amanhã. Sei que entro sem expectativas, a querer ver o que acontece, de coração aberto e de braços abertos para o que vier. Que seja bom. E que, quando não for, eu saiba olhar para a frente e relativizar. As coisas têm a importância que lhes dermos e se sobrevivi a 2017... sobrevivo a qualquer coisa. Mas, sabem?, acho que vai ser um ano do caraças. Em bom. Em muito, muito bom...\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAdeus, 2017.\u003Cbr \/\u003EOlá, 2018!\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/2142152514175903908\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2017\/12\/2017.html#comment-form","title":"1 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/2142152514175903908"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/2142152514175903908"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2017\/12\/2017.html","title":"2017"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"1"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-347568906821182039"},"published":{"$t":"2016-06-02T18:33:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2016-06-02T18:33:10.848+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"blog"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Coisas"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Opiniões"}],"title":{"type":"text","$t":"Rock in Rio, Samsung e... "},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EEntão o que é que sucede?\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ESucede que a \u003Ca href=\"http:\/\/youzz.net\/\" target=\"_blank\"\u003EYouzz\u003C\/a\u003E, que é uma plataforma de experimentação de produtos, foi muito querida e mandou-me um convite duplo para o Rock in Rio, oferta que teve o apoio da \u003Ca href=\"http:\/\/www.samsung.com\/pt\/home\/\" target=\"_blank\"\u003ESamsung\u003C\/a\u003E. Proposta deles: ir ao RiR, curtir o dia e ir ao espaço da Samsung experimentar cenas: a câmera 360º e o \u003Ca href=\"http:\/\/www.samsung.com\/pt\/consumer\/mobile-devices\/smartphones\/galaxy-s\/galaxy-s7\/\" target=\"_blank\"\u003ESamsung S7 Edge\u003C\/a\u003E.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAceitei o desafio. O convite era para dia 19. Ora, dia 19 era dia de Xutos (odeio) e de Bruce Springsteen (não sou fã). Convidei uma amiga rockeira e fomos. Ia disposta a aproveitar o momento e assim foi. Só vos digo... acabei rouca: fartei-me de cantar (berrar...?) no concerto dos Xutos... (não gosto, mas conheço as músicas, 'tá?).\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EVoltando atrás: antes de começarem os concertos, e enquanto ainda era de dia, tratei de ir inspeccionar o bichinho, aka Samsung S7 Edge. Bom, na verdade, resolvi alinhar no passatempo que havia à entrada do stand: tratar de mandar dois telefones para a água, usando apenas umas pistolas... de água. Sim, aquilo é à prova de... água. E eu, que sou pessoa que curte umas Nerf wars aqui no escritório, diverti-me à brava com a brincadeira. Afoguei o telefone com dois disparos e depois matei o da minha amiga com mais um (se alguma vez precisarem de um sniper... podemos conversar sobre o assunto!).\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDepois fomos experimentar a câmera (fotos, mais fotos, muitas gargalhadas e aquilo é giro, sim senhor). E o telefone? Bru-tal. Mesmo. Giro, giro, giro. Impossível não o comparar ao iPhone 6S, óbvio. Mas este é mais bonito porque não tem arestas, é assim todo arredondadinho... (tão bom para me escorregar das mãos... eu e o meu jeitinho, claro...). Imagem brutal, dá vontade de o adoptar assim logo ali. Não deu. Pena.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ESucede também que tive de comprar um telemóvel (comprar mesmo assim do verbo comprar, não do verbo escrever um post a chorar-me ou mandar mails às marcas a cravar telefones...) e, se tivesse mais seiscentos euros a pesarem-me nos bolsos, tinha sido mesmo um S7 Edge a ir morar lá para casa. Mas pronto, só precisava de um telefone bonzinho mas básico e não sou nem rica, nem blogger famosa (ou pedinchas...) e, portanto, comprei o que a minha carteira podia comprar. Por agora, terá de servir. Pode ser que me saia o Euromilhões entretanto, vá.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E[Obrigada, \u003Ca href=\"https:\/\/www.blogger.com\/\"\u003E\u003Cspan id=\"goog_2097815420\"\u003E\u003C\/span\u003EYouzz\u003Cspan id=\"goog_2097815421\"\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/a\u003E!! Foi muito divertido!]\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/347568906821182039\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2016\/06\/rock-in-rio-samsung-e.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/347568906821182039"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/347568906821182039"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2016\/06\/rock-in-rio-samsung-e.html","title":"Rock in Rio, Samsung e... "}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"0"}}]}});