// API callback
related_results_labels_thumbs({"version":"1.0","encoding":"UTF-8","feed":{"xmlns":"http://www.w3.org/2005/Atom","xmlns$openSearch":"http://a9.com/-/spec/opensearchrss/1.0/","xmlns$blogger":"http://schemas.google.com/blogger/2008","xmlns$georss":"http://www.georss.org/georss","xmlns$gd":"http://schemas.google.com/g/2005","xmlns$thr":"http://purl.org/syndication/thread/1.0","id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400"},"updated":{"$t":"2020-09-01T11:53:36.435+01:00"},"category":[{"term":"Eu"},{"term":"Coisas"},{"term":"Opiniões"},{"term":"Blogs"},{"term":"Trabalho"},{"term":"Livros"},{"term":"Maternidade"},{"term":"Nós"},{"term":"Culinária"},{"term":"Escrever"},{"term":"Amigas"},{"term":"Moda"},{"term":"Cinema"},{"term":"Fim-de-semana"},{"term":"Música"},{"term":"Família"},{"term":"Amigos"},{"term":"Filhos"},{"term":"Verbo Casar"},{"term":"Viagens"},{"term":"Desporto"},{"term":"Desafios"},{"term":"Casamento"},{"term":"Séries"},{"term":"ela"},{"term":"Ele"},{"term":"Coisas que me acontecem"},{"term":"De Deus e do Diabo"},{"term":"Férias"},{"term":"frenteamp;verso"},{"term":"Verbo Trabalhar"},{"term":"Corrida"},{"term":"Verbo Gostar"},{"term":"Costura"},{"term":"dieta"},{"term":"One Red Crow"},{"term":"come along"},{"term":"not so fast moments"},{"term":"100"},{"term":"Decoração"},{"term":"barrigas de amor"},{"term":"Filmes"},{"term":"Crafts"},{"term":"o melhor do meu dia"},{"term":"eles"},{"term":"Verbo Emagrecer"},{"term":"Verbo Ver"},{"term":"Verbo Vestir"},{"term":"blog"},{"term":"a minha mãe"},{"term":"Passatempo"},{"term":"Futilidades"},{"term":"Gosto"},{"term":"Verbo Ler"},{"term":"Verbo Opinar"},{"term":"Casa"},{"term":"Verbo Relaxar"},{"term":"Verbo Viajar"},{"term":"karate"},{"term":"Ginásio"},{"term":"Organizando"},{"term":"Verbo Detestar"},{"term":"Verbo Ser"},{"term":"conto-te"},{"term":"coração nas mãos"},{"term":"filha"},{"term":"papel"},{"term":"dança"},{"term":"BBI"},{"term":"Compras"},{"term":"Mulheres"},{"term":"Verbo Votar"},{"term":"bolos"},{"term":"Surigata"},{"term":"Verbo Comer"},{"term":"Verbo Escrever"},{"term":"crónicas sapo família"},{"term":"ela na escola"},{"term":"gatos"},{"term":"guest post"},{"term":"língua afiada"},{"term":"maio by instagram"},{"term":"mães pelo mundo"},{"term":"red lipstick day"},{"term":"Letras e Magnólias"},{"term":"Projectos"},{"term":"Receitas"},{"term":"Relaxe"},{"term":"Verbo Acontecer"},{"term":"filho"},{"term":"passeios"},{"term":"100_S2"},{"term":"Doenças"},{"term":"Fotografia"},{"term":"Lisboa"},{"term":"Sugestões"},{"term":"eu e eles"},{"term":"feels like heaven"},{"term":"pai"},{"term":"ponte aérea"},{"term":"A Godess"},{"term":"Afilhada"},{"term":"Amor"},{"term":"Cultura"},{"term":"Filhas"},{"term":"Homens"},{"term":"Homework"},{"term":"Part-time lovers"},{"term":"Sapatos"},{"term":"Teatro"},{"term":"deles"},{"term":"instaweek"},{"term":"mudar de vida"},{"term":"sítios"},{"term":"Caramelo"},{"term":"Fun friday"},{"term":"Ginário"},{"term":"Lugares"},{"term":"Saídas"},{"term":"Workshops"},{"term":"avós"},{"term":"ele na escola"},{"term":"livros infantis"},{"term":"mãe querida"},{"term":"pandemia"},{"term":"30 dias 20 peças"},{"term":"Alex"},{"term":"Breve"},{"term":"Costuras"},{"term":"Deusas Gregas"},{"term":"Ficção"},{"term":"Handmade"},{"term":"Internet"},{"term":"LJ"},{"term":"Meg"},{"term":"Momentos"},{"term":"Palavra Por Palavra"},{"term":"Restaurantes"},{"term":"Rotinas"},{"term":"She who fights"},{"term":"Tempo Livre"},{"term":"Trail"},{"term":"Utilidades"},{"term":"Vegetariano"},{"term":"Verbo Fazer"},{"term":"conversa surreal"},{"term":"ideias"},{"term":"kizomba"},{"term":"letapos;s eat"},{"term":"memory lane"},{"term":"new life"},{"term":"not so fast fit"},{"term":"november pics"},{"term":"nsfdecemberpic"},{"term":"nsfjanuarypic"},{"term":"nsfnovemberpic"},{"term":"padrinho"},{"term":"por cá"},{"term":"um dia"}],"title":{"type":"text","$t":"Lénia Rufino - palavra por palavra"},"subtitle":{"type":"html","$t":""},"link":[{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#feed","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/posts\/default"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/-\/ela+na+escola?alt=json-in-script\u0026max-results=6"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/search\/label\/ela%20na%20escola"},{"rel":"hub","href":"http://pubsubhubbub.appspot.com/"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"generator":{"version":"7.00","uri":"http://www.blogger.com","$t":"Blogger"},"openSearch$totalResults":{"$t":"6"},"openSearch$startIndex":{"$t":"1"},"openSearch$itemsPerPage":{"$t":"6"},"entry":[{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-1967994674816336493"},"published":{"$t":"2018-12-05T15:46:00.002+00:00"},"updated":{"$t":"2018-12-05T17:05:02.590+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ela"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ela na escola"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Maternidade"}],"title":{"type":"text","$t":"A pior mãe do mundo"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EGanhei este prémio ontem, quando disse à minha filha que não, não pode ir duas semanas para a Universidade de Winchester aprender Inglês.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA vida nem sempre é justa e à minha filha calhou-lhe uma mãe que está muito longe de ser rica. Calhou-lhe também uma mãe com noção da realidade, o que às vezes é uma chatice.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EContexto: a escola da criatura está a organizar uma espécie de campo de férias que consiste nas tais duas semanas em Inglaterra, a viver nem sei bem onde (confesso que desliguei o botão e não fixei esta parte) e com aulas de Inglês na Universidade. Até aqui, tudo tranquilo. A escola achou boa ideia dizer isto aos miúdos (no caso, miúdos de 10\/11 anos, portanto com imensa maturidade para entender a coisa... not). Depois disse-lhes que ia haver uma reunião de professores e encarregados de educação onde tudo seria explicado.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EO meu pequeno Gremlin andou a comer os miolos ao avô para ele ir à reunião e ele, que até é o melhor avô do mundo, lá foi.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EOntem ao final da tarde recebo mensagem da criatura a dizer que a viagem custava só €2.333,00. Achei que ela se tinha enganado nos números e que aquilo não podia ser. Tirei a dúvida. Eram mesmo €2.333,00. Sacudi a cabeça e tentei encaixar este valor no meu conceito do que é aceitável. Não coube. Disse-lhe isso de maneira muito directa: nunca na vida, esquece. Pequeno Gremlin começou então a gerir a revolta interior...\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EQuando cheguei aos meus pais, vi o papel da reunião. O programa daquilo, as condições e os valores. Aparentemente enganaram-se em qualquer coisa (tipo no nome da Universidade ou assim) e hoje iam dar a versão corrigida aos miúdos. Ainda assim, aquilo tinha a espectacular possibilidade de dividir o pagamento em prestações de trezentos e tal euros. Uau.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EContinuei a dizer que não vai dar, ela continuou a insistir. Tive de explicar que não tenho €2.333,00 euros para dar por um campo de férias de duas semanas, nem que divida isso em 30 prestações. Se tivesse esse dinheiro para empatar numa viagem, já estávamos os três a caminho das Caraíbas, para uma semana de resort tudo incluído.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EHoje de manhã liga-me a dizer que recebeu o tal papel, que afinal não são €2.333,00 mas sim €1.900,00. Voltei a dizer que não dá e sua alteza toca de desligar o telefone na cara. Liguei de novo e vai de ralhete. E ela toca de me desligar o telefone na cara novamente (adivinhem quem vai ficar sem telefone nos próximos dias...).\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAgora a desconstrução isto tudo: nada contra campos de férias em universidades inglesas, para aprender a falar inglês. Acho é que os miúdos da idade da minha não beneficiam grande coisa com eles, mas nem vou por aí. A minha questão é apresentarem esta possibilidade aos putos que, como ainda vivem um bocado no país das maravilhas e não sabem ainda bem como funciona a vida real, depois têm alguma (muita!) dificuldade em entender e aceitar um não.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EPortanto, agora tenho uma filha que acha que, porque não posso bancar a viagem dela, sou a pior mãe do mundo. E se calhar sou mesmo.\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/1967994674816336493\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/12\/a-pior-mae-do-mundo.html#comment-form","title":"6 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/1967994674816336493"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/1967994674816336493"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/12\/a-pior-mae-do-mundo.html","title":"A pior mãe do mundo"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"6"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-2970574169473730913"},"published":{"$t":"2017-09-26T09:00:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2017-09-26T09:00:06.472+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ela"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ela na escola"}],"title":{"type":"text","$t":"Mudança de idade"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EEu sou zero ansiosa com as mudanças dos meus filhos. Fazem parte. Eles crescem. Já não tenho bebés (felizmente. E não tenciono vir a ter!). Acontece, porém, que a mudança por que a minha filha está a passar é, vá, mais acentuada.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAcabou a primária. Escola nova, amigos novos... e manias novas. De repente, tenho uma miúda que já não é uma criança do canal Panda. Calma com o andor: continua a ser uma criança, nem 10 anos tem. Mas a independência é diferente. As responsabilidades (dela) também.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EQuando começou a escola, decidiu atirar-me com os problemas dela: ah, não consigo marcar refeições; ah, o cartão não funciona; ah, é preciso fazer o cartão da biblioteca. Minha querida, desenrasca-te. Resolve. Aprende a lidar com as tuas situações. Eu, senhora tua mãe, só vou resolver o que for mesmo obrigatório que seja eu a resolver. De resto, my love, faz-te à vida. E cresce.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEstou sempre lá para guiar e para amparar. Mas não estou lá para fazer as coisas por ela. Já avisei: eu já fiz o 5º ano há muito tempo. Not my circus, not my monkeys. Ela que resolva. Não vou andar a aparar-lhe os golpes todos. E há-de aprender que as acções têm consequências e que é ela que tem de lidar com isso. Eu? Sou só o sistema de vigilância. E estou muito bem com isso.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/2970574169473730913\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2017\/09\/mudanca-de-idade.html#comment-form","title":"2 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/2970574169473730913"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/2970574169473730913"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2017\/09\/mudanca-de-idade.html","title":"Mudança de idade"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"2"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-4027243032433419771"},"published":{"$t":"2014-12-10T15:00:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2014-12-10T15:00:07.937+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ela"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ela na escola"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Trabalho"}],"title":{"type":"text","$t":"A minha filha desceu uma nota e a culpa é minha"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EA minha filha desceu a nota a Matemática e a culpa é minha. No meio das dezenas de bolos para fazer, não tenho tido tempo para a acompanhar como ela merece e precisa. Se me pede ajuda nos trabalhos de casa vejo do que precisa e ajudo. Mas se não me pede, não estou ali ao lado dela, enquanto ela faz os TPC ou enquanto estuda. Porque não tenho tempo.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EIsto não é discurso de culpa do tipo \"todos os males do mundo são por culpa das mães\". Mas isto é efectivamente culpa minha que não a acompanhei.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EOntem, quando vi a nota dela (no ano passado teve sempre Muito Bom, este ano, no primeiro teste, teve Bom e agora teve Suficiente), percebi: eu não posso não estar lá. A minha função, enquanto mãe, é acompanhá-la nas etapas que ela vai vivendo. Não quero ser negligente. Não quero ser a mãe que só está para ralhar, mas que não ajuda a estudar, que não dá ferramentas para ela ter sucesso na escola. Se ela fosse uma miúda com cabeça para Suficiente, não havia nada a fazer, era assim e pronto. Mas não é. Ela tem cabeça de Muito Bom - e isto não é conversa de mãe orgulhosa, que eu sou hiper realista com eles como sou com o resto. Poderá ter estado mais distraída no dia do teste. Pode não ter compreendido o que lhe era pedido. Mas eu nem sequer sei o que saiu no teste. Porque tenho passado os olhos de raspão pelos TPC e só quando ela me pede ajuda com as dúvidas.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EIsto tem que mudar. E para que isto mude eu tenho que mudar algumas coisas. Esta, por exemplo: salvo raríssimas excepções, durante a semana não farei bolos. Entregar um bolo a um dia de semana implica chegar a casa ao fim do dia, pôr o bolo no forno e decorá-lo pelo serão fora. E, pelo meio, fazer o jantar, dar banhos, arrumar coisas, tratar de roupas, etc.. Esta nota da minha filha foi o \"toque\" que me fazia falta para eu perceber que não pode ser. Trabalhar em casa tem desvantagens poderosas: a ausência de um horário de trabalho definido é claramente uma delas. Haverá outros trabalhos-em-casa que permitem fazer melhor esta separação de vida laboral e vida familiar. Os bolos, que acontecem na cozinha - que é o centro nevrálgico da casa - não são um desses trabalhos.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EPortanto, avançando. No segundo período, a minha filha terá a mãe de volta. E com força redobrada no campo da Matemática, que a miúda é capaz de bem mais do que Suficiente!\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E[E porque nem tudo é mau: subiu a nota de Português de Bom para Muito Bom e manteve o Muito Bom de Estudo do Meio.]\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/4027243032433419771\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2014\/12\/a-minha-filha-desceu-uma-nota-e-culpa-e.html#comment-form","title":"5 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/4027243032433419771"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/4027243032433419771"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2014\/12\/a-minha-filha-desceu-uma-nota-e-culpa-e.html","title":"A minha filha desceu uma nota e a culpa é minha"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"5"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-7323099589561182610"},"published":{"$t":"2014-11-06T12:09:00.001+00:00"},"updated":{"$t":"2014-11-06T12:09:55.873+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"a minha mãe"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ela na escola"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ele na escola"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Eu"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Nós"}],"title":{"type":"text","$t":"Novidades..."},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EJá não escrevo há tanto tempo... Nem sempre é fácil arranjar um tempinho para me sentar a escrever no computador. E os dias vão passando, vou apontando pequenos acontecimentos no Facebook, mas os textos longos acabam por ficar em banho-maria.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EBom, da escola do pequeno: vai-se adaptando devagarinho. A educadora é um amor, os meninos da sala dele são todos pequeninos (a maioria tem 3 anos, há meia dúzia com 4 e apenas um com 5 anos), todos amorosos, ainda com aquelas carinhas de bebé que dão vontade de apertar. O primeiro dia correu muito bem, sem choros. No segundo dia, havia uma data de miúdos a chorar e deu-se ali um fenómeno dominó: à medida que viam os colegas a chorar, os que estavam calados começaram a chorar também. Ao terceiro dia, o meu, que deve achar que tem que ser pioneiro, foi o primeiro a chorar - nesse dia, quando me fui embora, quando cheguei ao portão ainda o ouvia a chamar por mim (e não era em modo \"dentro da minha cabeça!, não, ouvia-o MESMO!). Depois acalmou. Entretanto, ontem ele acordou meio murcho, mas nada de grave - não fora ser dia da fotografia anual e não o tinha levado. A seguir ao almoço ligaram-me: 38,5C de febre e um miúdo mesmo muito murcho. Trouxe-o, pu-lo a dormir a sesta e assim ficou. A febre cedeu ao Brufen, mas voltou quando passou o efeito. Hoje ficou comigo em casa, mais por prevenção, visto que já não tem febre e de murcho não tem mesmo nada! Anda aqui todo espevitado, a brincar como sempre - suspeito que amanhã vamos ter fado armado na escola, com ele a berrar que não quer lá ficar, mas enfim...\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDa minha mãe: a melhorar devagarinho, como se quer. As pernas já começam a recuperar o músculo, já vai conseguindo andar mais, já se aguenta mais tempo em pé, a fazer as coisinhas dela. Dentro do expectável, já vai fazendo a vida dela - num ritmo menos acelerado, como convém.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDa miúda: este ano anda em modo \"soltar o facho\" - mais desatenta nas aulas, mais irrequieta. Nela, isto só é sinal de uma coisa: já está perfeitamente adaptada à escola, aquele já é o aquário dela e ela já está à vontade. Claro que tem alguma dificuldade em perceber que à vontade não é à vontadinha e volta não volta lá sai um ralhete. Mas nada que me surpreenda, que aquela miúda é igualinha à senhora sua mãe e comigo era exactamente assim: muito boa aluna, um terror de conversadora, sempre a distrair toda a gente - e sempre que os meus pais foram chamados à escola foi por causa desta minha característica, vá, chata.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDe mim: perdi-me. Desorientei-me. Agora que tudo acalmou (os horários estão mais certinhos, a engrenagem voltou a funcionar), eu bloqueei. Como porcarias, não treino como era suposto (por exemplo, esta semana só fui na segunda; na terça tive bolos para fazer, ontem tive bolos para terminar e entregar e depois o miúdo doente, hoje estou com ele em casa... amanhã já devo conseguir ir - só que tenho mais um bolo e... bom, logo se vê). Conclusão: tem sido coisas com glúten, coisas com açúcar, muita fome emocional, muita vontade de me enterrar no sofá a comer porcarias, pouca vontade de sacudir a poeira e recomeçar. Eu sei o que tenho que fazer para inverter isto. Sei... e não me apetece. O pior (ou o melhor, dependendo do ponto de vista)? Não me sinto culpada - e se, por um lado, a culpa é um fardo pesado de carregar, por outro pode ser uma boa mola para mudar as coisas. Bom... veremos.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/7323099589561182610\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2014\/11\/novidades.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/7323099589561182610"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/7323099589561182610"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2014\/11\/novidades.html","title":"Novidades..."}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-4692516285327350939"},"published":{"$t":"2013-09-23T11:30:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2014-02-28T17:43:04.243+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ela na escola"}],"title":{"type":"text","$t":"Help!!"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cp\u003EÓ mães de crianças em idade escolar, ajudem-me cá numa coisa... PLEASE!\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E(Uma pessoa acha que está preparada para os acontecimentos e só quando se depara com eles é que vê que realmente está um bocadinho à nora...)\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003ECom esta coisa da miúda na escola, tenho-me debatido com uma dúvida: limito-me a acompanhá-la nos TPC (ajudando, mas não fazendo eu, obviamente) ou vou-lhe incutindo hábitos de estudo?\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003EAté agora, só trouxe TPC uma vez. Fizemo-los juntas e correu bem. Acontece que, logo no primeiro dia de escola, ela veio para casa a dizer que muitos colegas já sabem escrever o nome em letra manuscrita. Ela não sabe (não sabia, melhor dizendo). Pensei, portanto, em ajudá-la. Peguei num caderno que andava aqui perdido e fiz-lhe umas linhas de letras, para ela praticar. Foi assim que, logo nesse dia, aprendeu a fazer o L que dá início ao nome dela. Não insisto ao ponto de haver birra, mas gosto que ela se dedique. Ela já ganhou o hábito de se sentar na secretária quando chega a casa. Ora faz desenhos (adora!), ora trabalha no caderno. Eu vou-lhe dizendo que o que ela está a fazer é estudar e que vai ter que estudar sempre, não é só para os testes, até acabar a escola. Não quero pressionar, mas não quero abandalhar. Ela tem muito potencial e quero encaminhá-la da melhor maneira. \u003Cbr \/\u003EPortanto a pergunta é: em casa, só TPC ou também alguns exercícios\/trabalhos consoante o que esteja a aprender?\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E \u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E[Muito, muito agradecida desde já!!]\u003C\/p\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/4692516285327350939\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2013\/09\/help.html#comment-form","title":"20 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/4692516285327350939"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/4692516285327350939"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2013\/09\/help.html","title":"Help!!"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"20"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-4984847511515261906"},"published":{"$t":"2013-09-19T18:56:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2014-02-28T17:43:04.171+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ela na escola"}],"title":{"type":"text","$t":"School report"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cp\u003EJá percebi que isto de a miúda estar na escola vai dar pano para mangas (e assunto a rodos, por aqui).\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E\u003Cbr \/\u003EOntem:\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E \u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E\u003Cspan class=\"userContent\"\u003EEla: mãe, hoje a professora mudou-me de lugar. \u003Cbr \/\u003E Eu: porquê? Para onde?\u003Cbr \/\u003E Ela: fui para ao pé do David, que também usa óculos. E a professora mudou os meninos todos que falam muito.\u003Cbr \/\u003E Eu: ah sim? E tu falas muito? Não tarda muda\u003Cspan class=\"text_exposed_show\"\u003Es de lugar outra vez!\u003Cbr \/\u003E Ela: oh, não faz mal. Assim é mais fácil conhecer os amigos!!\u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E\u003Cspan class=\"userContent\"\u003E\u003Cspan class=\"text_exposed_show\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E\u003Cspan class=\"userContent\"\u003E\u003Cspan class=\"text_exposed_show\"\u003EHoje:\u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E\u003Cspan class=\"userContent\"\u003E\u003Cspan class=\"text_exposed_show\"\u003E\u003Cbr \/\u003EEla: hoje no recreio uma menina da minha turma ia fazer uma luta com uma do segundo ano, para verem qual era a mais forte.\u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E\u003Cspan class=\"userContent\"\u003E\u003Cspan class=\"text_exposed_show\"\u003EEu: como???\u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E\u003Cspan class=\"userContent\"\u003E\u003Cspan class=\"text_exposed_show\"\u003EEla: ah, mas não fizeram. A minha colega teve medo de se aleijar.\u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E\u003Cspan class=\"userContent\"\u003E\u003Cspan class=\"text_exposed_show\"\u003EEu: como é que se chama a menina do segundo ano?\u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E\u003Cspan class=\"userContent\"\u003E\u003Cspan class=\"text_exposed_show\"\u003EEla: não sei. Eram muitas. Eu agora sou do grupo delas.\u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E\u003Cspan class=\"userContent\"\u003E\u003Cspan class=\"text_exposed_show\"\u003EEu: do grupo delas? O que é isso?\u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E\u003Cspan class=\"userContent\"\u003E\u003Cspan class=\"text_exposed_show\"\u003EEla: então, um grupo é um conjunto de meninas. \u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E\u003Cspan class=\"userContent\"\u003E\u003Cspan class=\"text_exposed_show\"\u003EEu: e o que é que fazem?\u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E\u003Cspan class=\"userContent\"\u003E\u003Cspan class=\"text_exposed_show\"\u003EEla: brincamos todas juntas no recreio.\u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E\u003Cspan class=\"userContent\"\u003E\u003Cspan class=\"text_exposed_show\"\u003EEu: então e tu vais lá para ao pé delas, é?\u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E\u003Cspan class=\"userContent\"\u003E\u003Cspan class=\"text_exposed_show\"\u003EEla: sim, eu e a L. (a menina que, até ver, conquistou o lugar de melhor amiga). Somos todas do mesmo grupo.\u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/p\u003E\u003Cbr\/\u003E\u003Cp\u003E\u003Cspan class=\"userContent\"\u003E\u003Cspan class=\"text_exposed_show\"\u003EEu (para dentro, conversa exclusivamente passada dentro da minha cabeça): oh c'um caraças!! Estou tão fod... lixadinha!!!\u003Cbr \/\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/span\u003E\u003C\/p\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/4984847511515261906\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2013\/09\/school-report.html#comment-form","title":"1 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/4984847511515261906"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/4984847511515261906"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2013\/09\/school-report.html","title":"School report"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"1"}}]}});