// API callback
related_results_labels_thumbs({"version":"1.0","encoding":"UTF-8","feed":{"xmlns":"http://www.w3.org/2005/Atom","xmlns$openSearch":"http://a9.com/-/spec/opensearchrss/1.0/","xmlns$blogger":"http://schemas.google.com/blogger/2008","xmlns$georss":"http://www.georss.org/georss","xmlns$gd":"http://schemas.google.com/g/2005","xmlns$thr":"http://purl.org/syndication/thread/1.0","id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400"},"updated":{"$t":"2020-09-01T11:53:36.435+01:00"},"category":[{"term":"Eu"},{"term":"Coisas"},{"term":"Opiniões"},{"term":"Blogs"},{"term":"Trabalho"},{"term":"Livros"},{"term":"Maternidade"},{"term":"Nós"},{"term":"Culinária"},{"term":"Escrever"},{"term":"Amigas"},{"term":"Moda"},{"term":"Cinema"},{"term":"Fim-de-semana"},{"term":"Música"},{"term":"Família"},{"term":"Amigos"},{"term":"Filhos"},{"term":"Verbo Casar"},{"term":"Viagens"},{"term":"Desporto"},{"term":"Desafios"},{"term":"Casamento"},{"term":"Séries"},{"term":"ela"},{"term":"Ele"},{"term":"Coisas que me acontecem"},{"term":"De Deus e do Diabo"},{"term":"Férias"},{"term":"frenteamp;verso"},{"term":"Verbo Trabalhar"},{"term":"Corrida"},{"term":"Verbo Gostar"},{"term":"Costura"},{"term":"dieta"},{"term":"One Red Crow"},{"term":"come along"},{"term":"not so fast moments"},{"term":"100"},{"term":"Decoração"},{"term":"barrigas de amor"},{"term":"Filmes"},{"term":"Crafts"},{"term":"o melhor do meu dia"},{"term":"eles"},{"term":"Verbo Emagrecer"},{"term":"Verbo Ver"},{"term":"Verbo Vestir"},{"term":"blog"},{"term":"a minha mãe"},{"term":"Passatempo"},{"term":"Futilidades"},{"term":"Gosto"},{"term":"Verbo Ler"},{"term":"Verbo Opinar"},{"term":"Casa"},{"term":"Verbo Relaxar"},{"term":"Verbo Viajar"},{"term":"karate"},{"term":"Ginásio"},{"term":"Organizando"},{"term":"Verbo Detestar"},{"term":"Verbo Ser"},{"term":"conto-te"},{"term":"coração nas mãos"},{"term":"filha"},{"term":"papel"},{"term":"dança"},{"term":"BBI"},{"term":"Compras"},{"term":"Mulheres"},{"term":"Verbo Votar"},{"term":"bolos"},{"term":"Surigata"},{"term":"Verbo Comer"},{"term":"Verbo Escrever"},{"term":"crónicas sapo família"},{"term":"ela na escola"},{"term":"gatos"},{"term":"guest post"},{"term":"língua afiada"},{"term":"maio by instagram"},{"term":"mães pelo mundo"},{"term":"red lipstick day"},{"term":"Letras e Magnólias"},{"term":"Projectos"},{"term":"Receitas"},{"term":"Relaxe"},{"term":"Verbo Acontecer"},{"term":"filho"},{"term":"passeios"},{"term":"100_S2"},{"term":"Doenças"},{"term":"Fotografia"},{"term":"Lisboa"},{"term":"Sugestões"},{"term":"eu e eles"},{"term":"feels like heaven"},{"term":"pai"},{"term":"ponte aérea"},{"term":"A Godess"},{"term":"Afilhada"},{"term":"Amor"},{"term":"Cultura"},{"term":"Filhas"},{"term":"Homens"},{"term":"Homework"},{"term":"Part-time lovers"},{"term":"Sapatos"},{"term":"Teatro"},{"term":"deles"},{"term":"instaweek"},{"term":"mudar de vida"},{"term":"sítios"},{"term":"Caramelo"},{"term":"Fun friday"},{"term":"Ginário"},{"term":"Lugares"},{"term":"Saídas"},{"term":"Workshops"},{"term":"avós"},{"term":"ele na escola"},{"term":"livros infantis"},{"term":"mãe querida"},{"term":"pandemia"},{"term":"30 dias 20 peças"},{"term":"Alex"},{"term":"Breve"},{"term":"Costuras"},{"term":"Deusas Gregas"},{"term":"Ficção"},{"term":"Handmade"},{"term":"Internet"},{"term":"LJ"},{"term":"Meg"},{"term":"Momentos"},{"term":"Palavra Por Palavra"},{"term":"Restaurantes"},{"term":"Rotinas"},{"term":"She who fights"},{"term":"Tempo Livre"},{"term":"Trail"},{"term":"Utilidades"},{"term":"Vegetariano"},{"term":"Verbo Fazer"},{"term":"conversa surreal"},{"term":"ideias"},{"term":"kizomba"},{"term":"letapos;s eat"},{"term":"memory lane"},{"term":"new life"},{"term":"not so fast fit"},{"term":"november pics"},{"term":"nsfdecemberpic"},{"term":"nsfjanuarypic"},{"term":"nsfnovemberpic"},{"term":"padrinho"},{"term":"por cá"},{"term":"um dia"}],"title":{"type":"text","$t":"Lénia Rufino - palavra por palavra"},"subtitle":{"type":"html","$t":""},"link":[{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#feed","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/posts\/default"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/-\/eles?alt=json-in-script\u0026max-results=6"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/search\/label\/eles"},{"rel":"hub","href":"http://pubsubhubbub.appspot.com/"},{"rel":"next","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/-\/eles\/-\/eles?alt=json-in-script\u0026start-index=7\u0026max-results=6"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"generator":{"version":"7.00","uri":"http://www.blogger.com","$t":"Blogger"},"openSearch$totalResults":{"$t":"17"},"openSearch$startIndex":{"$t":"1"},"openSearch$itemsPerPage":{"$t":"6"},"entry":[{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-2747287272229924244"},"published":{"$t":"2019-08-20T18:06:00.005+01:00"},"updated":{"$t":"2019-08-22T11:41:01.940+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Coisas"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"eles"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Eu"}],"title":{"type":"text","$t":"Best of... Férias 2019"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAlentejo. Aguarelas. Piscina. Praia. Livros. Amigas. E o coração cheio...\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ENo ano passado, tirei uma das semanas em que os miúdos estiveram de férias com o pai só para mim. Gostei tanto que... este ano tirei as duas semanas! E foi a melhor decisão do ano, na verdade.\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-TV5KdF1hdYA\/XVwciyCLwFI\/AAAAAAAAPf8\/SyxIlrKwotEPirw5o_ofHPkolf2Hm41DACLcBGAs\/s1600\/a%25CC%2581rvore.jpeg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1600\" data-original-width=\"1201\" height=\"400\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-TV5KdF1hdYA\/XVwciyCLwFI\/AAAAAAAAPf8\/SyxIlrKwotEPirw5o_ofHPkolf2Hm41DACLcBGAs\/s400\/a%25CC%2581rvore.jpeg\" width=\"300\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EComecei com eles, no Alentejo, na festa da terra da minha mãe. Eles adoram, eu também. Dias de descanso e de família e eu não podia pedir mais nada.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-PSqZvW7DT2I\/XVwcc7R7fQI\/AAAAAAAAPf4\/X91J9VicHakI8R9yrifxX6uxCrzcrqxiQCLcBGAs\/s1600\/livro.jpeg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1600\" data-original-width=\"1600\" height=\"400\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-PSqZvW7DT2I\/XVwcc7R7fQI\/AAAAAAAAPf4\/X91J9VicHakI8R9yrifxX6uxCrzcrqxiQCLcBGAs\/s400\/livro.jpeg\" width=\"400\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EManhãs de ronha, tardes de piscina, fins de tarde assim, sentada à porta de casa, a ler, noites de festa e copos e primos. Tranquilidade pura. Ah, e ali em cima, a minha árvore. Sempre que chego à Aldeia de dia, paro e fotografo-a. Desta vez, fotografei à saída, mas é ponto assente. É a árvore que define o meu Alentejo, não consigo explicar o fascínio que tenho por ela. É como se fosse minha, como se fosse raíz pura e o meu lugar no mundo.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ETodos os anos, de há muito tempo a esta parte, tiramos uma foto dos miúdos no muro do quintal lá de casa. É giro ver a evolução deles. Este ano foi assim...\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-bKQwd7N3XXk\/XVwcc4HmWpI\/AAAAAAAAPgA\/Bj12XuUuMuU5_HHvDJrNeXmWJNIEUfIbQCEwYBhgL\/s1600\/kids.jpeg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1600\" data-original-width=\"1201\" height=\"400\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-bKQwd7N3XXk\/XVwcc4HmWpI\/AAAAAAAAPgA\/Bj12XuUuMuU5_HHvDJrNeXmWJNIEUfIbQCEwYBhgL\/s400\/kids.jpeg\" width=\"300\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EDepois eles continuaram de férias com o pai e eu vim para Lisboa, à procura do sol, que fez o favor de se pôr a milhas durante a primeira semana. Deu para ver filmes e para descansar, para dormir muito e pouco mais. Ao contrário do ano passado, em que andei doida a dançar, este ano estive na minha bolha, sossegada. E soube-me tão bem...\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA segunda semana foi de praia, praia e mais praia. E foi perfeita. Não podia mesmo ter sido melhor. Estou com aquela cor com que a Lia odeia fotografar-me, porque diz que já não me pareço com nada - mas eu adoro... Sou do mar e do sal, da areia e do sol e não me importo nada com isso.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EEste ano, tinha decidido que ia fazer pelo menos um dia de praia na Costa, para ver se quebrava o meu próprio preconceito. Eu explico: tenho um problema com a ponte 25 de Abril. Acho que passo a ponte e estou a entrar na Via do Infante, parece-me tudo longíssimo. E, tendo praia a 15km de casa, em linha recta, sem stresses de estacionamento, parece-me só parvo ir apanhar 3h de fila para chegar a uma praia que é exactamente igual ao que tenho deste lado: areia, sol e mar.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EResultado: não fui um dia - fui dois. Não passei a ponte duas vezes - passei seis (incluindo duas à noite, noutro dia).\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EJá é tradição jantar com as melhores amigas na semana do feriado de Agosto. Este ano, rumámos à Graça e, contra todas as previsões, conseguimos estacionar mesmo no miradouro. O jantar? Mais do mesmo: sushi, gargalhadas, sangria a rodos, mais gargalhadas, confissões e aquela amizade tão, tão boa, que já dura há imensos anos. Claro que acabámos a aparvalhar... porque nem a festa se fazia!!\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-oF7QttAY-G0\/XVwgfshf53I\/AAAAAAAAPgQ\/U-IYQDuFcYYwWb6v0q9WOHI69xDDvnTdQCLcBGAs\/s1600\/eu.jpeg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1200\" data-original-width=\"1600\" height=\"300\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-oF7QttAY-G0\/XVwgfshf53I\/AAAAAAAAPgQ\/U-IYQDuFcYYwWb6v0q9WOHI69xDDvnTdQCLcBGAs\/s400\/eu.jpeg\" width=\"400\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-0af92p01Zmo\/XVwgfnI3J8I\/AAAAAAAAPgU\/WuPGT6_IznM6wwg6Hk5GuDGm8A3BBwyBQCEwYBhgL\/s1600\/elas.jpeg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1440\" data-original-width=\"1440\" height=\"400\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-0af92p01Zmo\/XVwgfnI3J8I\/AAAAAAAAPgU\/WuPGT6_IznM6wwg6Hk5GuDGm8A3BBwyBQCEwYBhgL\/s400\/elas.jpeg\" width=\"400\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EJá sei... já sei que estou grelhada e mimimi. Sim, mãe, estou. E também estou mesmo feliz porque estas duas semanas foram ainda melhores do que eu esperava e trouxeram exactamente o que eu precisava de viver. Foram a mistura perfeita de descanso e novidade, paz e adrenalina. Agora? Venha de lá o resto do ano, porque férias... só em 2020 e já só há dois feriados até ao final de Dezembro!\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/2747287272229924244\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2019\/08\/best-of-ferias-2019.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/2747287272229924244"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/2747287272229924244"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2019\/08\/best-of-ferias-2019.html","title":"Best of... Férias 2019"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-TV5KdF1hdYA\/XVwciyCLwFI\/AAAAAAAAPf8\/SyxIlrKwotEPirw5o_ofHPkolf2Hm41DACLcBGAs\/s72-c\/a%25CC%2581rvore.jpeg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-4710594333226059725"},"published":{"$t":"2018-10-23T14:00:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2018-10-23T14:00:04.223+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Coisas"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"eles"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Filhos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"gatos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Surigata"}],"title":{"type":"text","$t":"Lidar com a morte"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EQuando a Suri morreu, na sexta-feira passada, não contámos logo aos miúdos. O pai quis esperar pela entrega do diploma da miúda e pela primeira aula de catequese do miúdo. Eu achei que ele não devia contar ao telefone. Combinámos que lhes diríamos juntos. Na sexta já não deu, então ele foi lá a casa no sábado, para lhes contarmos.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EEu deixei para ele a tarefa de explicar o que se passou, porque ele é que viveu tudo de perto. Ele andou ali com uns rodeios, sem saber bem como lhes dizer. Até que explicou que ela tinha sido levada para o hospital, onde tinha \"adormecido\" no colo da amiga do pai (e deles, que eles adoram a rapariga) que trabalha no hospital veterinário.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EO miúdo ficou meio sem saber o que é que aquele \"adormeceu\" queria dizer. O pai foi mais directo e disse \"a Suri morreu\". E o miúdo... \"ah, ok, assim já percebi\". Não voltou a falar do assunto.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA miúda começou a engolir as lágrimas. Eu a ver que ela queria chorar, e ela a esforçar-se por não o fazer - tem um bocadinho de tendência para reprimir as emoções. Abracei-a e disse-lhe que podia chorar e que devia chorar, se era isso que estava a sentir. E ela chorou.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EReconfortámo-la como pudemos: a gatinha estava em sofrimento, não tinha salvação, ia acabar por ter uma série de ataques que a fariam morrer em sofrimento. Ela entendeu (até porque acompanhou a decadência da gata), mas ficou naturalmente triste. E disse que estava assim porque nunca tinha lidado com a morte. Disse-lhe que tinha, sim. O bisavô morreu quando ela tinha três anos e ela lembra-se bem dele; um tio-avô paterno morreu no ano passado e ela também acompanhou o processo. \"Mas eles não viviam comigo\" foi o argumento que ela usou. E eu percebi: apesar de ser uma gata, era uma presença que foi diária na vida dela durante dois anos e tal e que, no último ano, passou a ser a companhia de casa do pai.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EO que lhe quis passar foi que é normal ter saudades. E é saudável chorar e deixar a tristeza vir. A morte é uma coisa natural, com que teremos de lidar em algum ponto da nossa vida e não os quero desprovidos de ferramentas para isso. Por enquanto, parece-me que estão tranquilos. Ela já voltou a falar na Suri, mas sem fazer dramas: era a gatinha dela, deixou saudades mas... foi bom termos vivido aqueles anos com ela e são essas as memórias que perduram.\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/4710594333226059725\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/10\/lidar-com-morte.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/4710594333226059725"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/4710594333226059725"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/10\/lidar-com-morte.html","title":"Lidar com a morte"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-625025975773521312"},"published":{"$t":"2018-01-09T12:05:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2018-01-09T12:06:33.499+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"eles"}],"title":{"type":"text","$t":"Timelapse"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-wHq-VcnBM8Q\/WlOM4aTR0VI\/AAAAAAAAOOg\/2ISZbNJIOgcQF8fIEVE4MjvjekPQzg5sACLcBGAs\/s1600\/happy_le%25CC%2581niarufino-110.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"684\" data-original-width=\"1024\" height=\"427\" src=\"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-wHq-VcnBM8Q\/WlOM4aTR0VI\/AAAAAAAAOOg\/2ISZbNJIOgcQF8fIEVE4MjvjekPQzg5sACLcBGAs\/s640\/happy_le%25CC%2581niarufino-110.jpg\" width=\"640\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: center;\"\u003E\u003Cspan style=\"font-size: x-small;\"\u003E\u0026nbsp;(Foto da \u003Ca href=\"https:\/\/www.facebook.com\/LiaRodriguesEmotionsPhotography\/\" target=\"_blank\"\u003ELia\u003C\/a\u003E, Agosto 2017.)\u003C\/span\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003ENão sei como isto aconteceu. Anteontem estava a fazer um teste só naquela de tirar teimas, teste no bolso de trás das calças, ali esquecido até ter começado a magoar-me, duas riscas, um telefonema para a Sofia, a sala de partos, horas naquilo, seis e onze da manhã e um choro forte, ela no meu colo, ela na minha vida para sempre, mais um teste, mais umas riscas ultra-desmaiadas mas eu tinha a certeza, afinal é um rapaz, como assim?, onde é que lhe ponho os ganchos? (até ela levou ganchos no cabelo pouquíssimas vezes, preocupação mais imbecil, céus), quarenta semanas e não há maneira de isto acontecer, uma lomba na estrada, comprimido da indução a fazer efeito há duas ou três horas e pop, que barulho foi este?, foram as águas a rebentar, ai, vais-me sujar o carro todo, não vou nada que a bolsa rebentou em cima e nem uma gota de líquido até chegar ao hospital, sala de partos e assunto arrumado em três horas, cinco e trinta e oito e mais um miado banda sonora para toda a vida. Anteontem isto e agora estes dois, este tamanho, esta vida, dez anos e pouco, quase sete anos, tanta conversa, tanto mimo, os dias feitos de gritos, despachem-se que estamos atrasados, e de mimo, amo-te muito, e eu amo-te muito a ti, beijos a toda a hora, abraços apertados e um nó cada vez mais forte, cada vez menos lasso. A vida, a minha vida, não é só isto, mas é mais isto, é tudo isto, é tanto isto e eu sem isto não era nada do que sou, talvez fosse feliz, uma felicidade diferente, nem melhor nem pior, diferente e, para mim, esta é a minha felicidade, estes dois corações pequenos que fazem o meu coração tão maior.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/625025975773521312\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/01\/timelapse.html#comment-form","title":"1 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/625025975773521312"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/625025975773521312"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/01\/timelapse.html","title":"Timelapse"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/1.bp.blogspot.com\/-wHq-VcnBM8Q\/WlOM4aTR0VI\/AAAAAAAAOOg\/2ISZbNJIOgcQF8fIEVE4MjvjekPQzg5sACLcBGAs\/s72-c\/happy_le%25CC%2581niarufino-110.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"1"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-1458256979054453833"},"published":{"$t":"2018-01-08T12:34:00.002+00:00"},"updated":{"$t":"2018-01-08T15:03:32.632+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"eles"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Eu"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ponte aérea"}],"title":{"type":"text","$t":"Recomeços"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-at_WOiIX30k\/WlNoXKjKahI\/AAAAAAAAOOM\/smQpWiFCcZYritDwxcvmSZyyfSwx8F5GwCLcBGAs\/s1600\/happy_le%25CC%2581niarufino-68.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"684\" data-original-width=\"1024\" height=\"426\" src=\"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-at_WOiIX30k\/WlNoXKjKahI\/AAAAAAAAOOM\/smQpWiFCcZYritDwxcvmSZyyfSwx8F5GwCLcBGAs\/s640\/happy_le%25CC%2581niarufino-68.jpg\" width=\"640\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: center;\"\u003E\u003Cspan style=\"font-size: x-small;\"\u003E(Foto da \u003Ca href=\"https:\/\/www.facebook.com\/LiaRodriguesEmotionsPhotography\/\" target=\"_blank\"\u003ELia\u003C\/a\u003E, Agosto 2017)\u0026nbsp;\u003C\/span\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003EO meu início de ano nunca é em Janeiro - sou uma September girl, acho que faz mais sentido realinhar as coisas no regresso ao trabalho, depois das férias, do que no início do ano civil mas, desta vez, estou a aproveitar para afinar ainda mais as coisas.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ESinto que ando demasiado ligada a \u003Cb\u003Eredes sociais\u003C\/b\u003E. Bem, na verdade, estou com o Facebook pelos cabelos. Tenho praticado muito o unfollow: simplesmente, desligo tudo (e todos) o que não tem interesse nenhum para mim. Lamento, mas não me apetece saber da vida d toda a gente... e não, não partilho muito da minha. O meu Facebook (versão pessoal) tem basicamente o tracking dos livros que estou a ler. Posso escrever um ou outro apontamento, mas é raro...\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EO Instagram é a minha rede social e é giro ver como ela evolui comigo. Tive uma fase em que seguia mães, entretanto deixou de me interessar por aí além. Sigo duas (e um pai) que são imbatíveis pelo sentido de humor (@camp_patton, escrito pela Grace, que tem seis filhos todos seguidinhos, assim uma coisa tipo família Von Trapp mas em bom;\u0026nbsp;@mother_of_daughters e @father_of_daughters, a Clemmie e o Simon, pais de quatro miúdas - ele, em particular, é hilariante). Depois tive uma fase decoração-e-coisas-bonitas mas fartei-me da fantasia da coisa, prefiro vidas mais reais. Agora sigo imensa gente do fitness mas... qualquer dia farto-me, que isto de passar o dia a ver frango e batata doce às tantas enjoa. Sigo os amigos de sempre, obviamente, e esses são para ficar onde estão. Bom, resumindo, é aqui que gasto mais tempo.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEntretanto, decidi dar uma oportunidade à \u003Cb\u003Emeditação\u003C\/b\u003E. Saquei uma app e tenho tirado uns minutos todos os dias para me dedicar a isto. Não sei se me está a ajudar grande coisa, mas pelo menos durante aqueles três minutos consigo esvaziar um bocadinho a cabeça.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ETambém saquei umas apps para ver se consigo aqui alterar uns hábitos menos bons e... bom, o pior que pode acontecer é fartar-me e desinstalar tudo.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ETenho conseguido estar menos agarrada ao telefone. Decidi que este ano quero \u003Cb\u003Eler ainda mais e ver ainda mais filmes\u003C\/b\u003E. É dia 8 e já vi oito filmes. Não está mau, certo? Também ando a conseguir avançar com as minhas leituras. Sou muito dispersa, a minha atenção muda de sítio com demasiada facilidade e é por isso que ando sempre a ler vinte livros ao mesmo tempo. Bom... not anymore. Decidi que vou acabar todos os livros que tenho na minha lista de \"currently reading\", no Goodreads. Eventualmente pegarei num novo ali pelo meio - duvido que consiga despachar tudo até Março e em Março há livro novo do Tordo e está-se mesmo a ver, não é...? Portanto, livros novos, só depois de acabar estes. E isto leva-me a outro ponto: este ano não quero comprar mais de seis livros. Sai na semana que vem o novo do Nuno Amado, finalista do Prémio Leya, e quero muito comprar. Vai sair o Tordo. Sairão mais coisas, com certeza. Mas não quero mesmo abusar... É que as estantes lá em casa não crescem, mas o stock sim... e a coisa está complicada.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EIsto leva-me a outra coisa -\u0026nbsp;\u003Cb\u003Edestralhar\u003C\/b\u003E: tenho tentado ver-me livre de tralha. Tudo o que já não presta, não serve ou não faz falta vai fora. Não necessariamente para o lixo, obviamente, mas para fora da minha vida. Sinto-me muito melhor à medida que me livro destas coisas que são só tralha, que me empata a vida, que cria entropia, que não serve para nada a não ser para ocupar espaço. Chega.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDecidi que vou aprender a \u003Cb\u003Edizer que não\u003C\/b\u003E. Tenho os meus dias estruturados para cumprir as minhas tarefas e o que aparecer entretanto será resolvido de acordo com a urgência e a relevância. Não posso estar sempre a interromper-me para apagar fogos alheios... mas já sei que isto vai ser toda uma dificuldade, porque eu tenho mesmo a mania de resolver tudo a toda a gente na hora.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EPortanto, para este ano quero \u003Cb\u003Emais tempo para mim\u003C\/b\u003E, mais tempo para o que me dá prazer, menos dispersão, menos tempo perdido com porcarias que não me levam a lado nenhum. Quero \u003Cb\u003Esimplificar\u003C\/b\u003E, quero \u003Cb\u003Eaproveitar\u003C\/b\u003E mais, quero andar menos enervadinha, quero stressar menos, quero \u003Cb\u003Ecuidar mais\u003C\/b\u003E de mim, quero \u003Cb\u003Eestar mais e melhor\u003C\/b\u003E com os meus filhos, quero \u003Cb\u003Eouvir o bater do meu coração\u003C\/b\u003E. Quero \u003Cb\u003Eser feliz\u003C\/b\u003E sem artefactos, sem efeitos especiais, sem altas produções. \u003Cb\u003ESó eu e os meus amores\u003C\/b\u003E, eu e as minhas coisas, eu e as minhas pessoas. O resto é paisagem, ruído de fundo, folclore. E fica fora do programa.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/1458256979054453833\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/01\/recomecos.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/1458256979054453833"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/1458256979054453833"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/01\/recomecos.html","title":"Recomeços"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-at_WOiIX30k\/WlNoXKjKahI\/AAAAAAAAOOM\/smQpWiFCcZYritDwxcvmSZyyfSwx8F5GwCLcBGAs\/s72-c\/happy_le%25CC%2581niarufino-68.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-2142152514175903908"},"published":{"$t":"2017-12-31T17:57:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2017-12-31T17:57:24.130+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Amigos"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"blog"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Coisas"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"eles"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Eu"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ponte aérea"}],"title":{"type":"text","$t":"2017"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EComecei o ano passado com uma dor gigante, fruto de um amor unilateral, que me destratou quando eu merecia muito mais. Culpa minha, que não soube dizer não na altura certa. Culpa minha, que aceitei menos do que merecia e precisava. Não me arrependo de nada e sei agora que precisei disto tudo para aprender. Sobre mim, sobre o mundo, sobre o amor. Aprendi que não quero nunca mais um amor a meio gás, meio amor, amorizade ou coisa que o valha. Não quero nada que não seja intenso, imenso e meu. Se for para ser pela metade, não quero coisa nenhuma. E acho que esta é a minha grande lição deste ano: se dou tudo, não posso receber menos do que isso.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENão fui a mãe perfeita, nem nunca vou ser. Erro muito, falho muito, mas não há ninguém que ame mais aquelas pestes do que eu. O meu mundo não gira à volta deles, mas eles são o mais importante. Não me esqueço de mim nem de tudo o que faz a minha vida, mas eles são o primeiro pensamento. Deixei de me sentir culpada por falhar tanto. É a vida. Sou eu. Sem máscaras, sem filtros, sem querer ficar bem na fotografia. Sou real, não tenho uma vida de instagram, não preciso de provar nada a ninguém a não ser a eles os dois, que viveram dentro de mim. O resto é fantochada, folclore, artefacto.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAcabei de escrever o meu livro e a sensação foi mil vezes melhor do que esperava. Vivi de sorriso nos lábios a cada crítica que fui tendo. Não esperava tanto, de coração. Escrevi exactamente a história que quis contar, não houve mão de editor (ainda) pelo meio. Houve conselhos (valiosíssimos) do João Tordo e tenho a certeza de que sem ele, sem os cursos dele, o meu livro não seria igual. Comecei a escrever o segundo e queria, a esta altura, já o ter quase terminado. Infelizmente, deixei-me enlear na tristeza do fim do Verão e bloqueei. Depois deixei estar. É para retomar agora, sem prazos, quando estiver pronto está e logo se vê o que acontece a seguir.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EDediquei-me a mim, no ginásio, como nunca imaginei. Não é futilidade, é amor próprio. É querer andar cá muito tempo. Vi do que sou capaz e para o ano que vem quero ainda mais. Tenho andado sem me chatear com isto, dei um tempo, aligeirei. Lá para quarta, quando a minha vida voltar à normalidade, retomo os treinos e rapidamente me ponho no ponto em que estava quando adoeci e deixei de treinar. Sem stress.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ESaí muito, dancei, conheci pessoas, conversei muito, varri muita gente para fora da minha vida. Sem apelo nem agravo, sem lamentações. É o que é. Darwin explica.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAprendi que o meu valor só depende de mim e que não preciso de validação externa. Ninguém precisa. Continuo sem dar para o peditório do \"being famous for no reason\" que parece ser o mantra do mundo dos blogs. Ainda há dias tive uma conversa sobre a possível \"profissionalização\" deste pardieiro e a minha posição é a mesma há 14 anos: nop, não quero. Não me imagino a seguir por essa via e, a fazê-lo, seria sempre num contexto literário, de criação de conteúdos, de escrita criativa. Não sei... Por aí. De resto, continuo a não me querer vender por coisas que não me fazem sentido - e é por isso que os convites que aceito têm sempre muito que ver comigo: cinema, decoração e pouco mais. Nada contra quem segue outros caminhos, mas eu não sou assim e continuo sem ver razão para deixar de ser eu neste sítio que é a minha casa e onde está toda uma vida.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEstreitei o laço que tenho com a minha Lia que, regressada a casa depois de quatro anos emigrada em Beja, tem sido a companhia mais que perfeita. Não há nada que pague uma amizade assim. Com a minha Sofia tenho pena de que a vida nos impeça de estarmos mais vezes juntas, as três. Quando estamos é sempre maravilhoso. E acho que se calhar devíamos assumir o compromisso de jantarmos juntas uma vez por mês...\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EOs meus pais continuam a ser o meu grande porto de abrigo, a rede que me segura sempre, o amparo mais valioso do mundo. Não há palavras para lhes agradecer o tanto que fazem por mim, por nós. São eles que vão buscar os miúdos à escola, são eles que cuidam deles enquanto eu trabalho e só chego a horas de jantar. São eles que asseguram os dias em que preciso de trabalhar mais cedo ou até mais tarde. São eles que me permitem a flexibilidade que adoro ter com o meu trabalho.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EE por falar em trabalho... continuo apaixonada pelo que faço, pela empresa, pela equipa. Que sítio do caraças que a vida me trouxe...! Não troco aquilo por nada. É uma casa, uma coisa que adoro e onde sei que faço a diferença. Não há um dia em que me arrependa do caminho que me levou ali e isso vale ouro. Continuo a ansiar pelas segundas-feiras, apesar do cansaço, apesar do que vai sendo preciso resolver. Sou realmente muito grata por tudo o que tenho ali. Sempre.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENão sei o que 2018 vai trazer-me. Conto descobrir já amanhã. Sei que entro sem expectativas, a querer ver o que acontece, de coração aberto e de braços abertos para o que vier. Que seja bom. E que, quando não for, eu saiba olhar para a frente e relativizar. As coisas têm a importância que lhes dermos e se sobrevivi a 2017... sobrevivo a qualquer coisa. Mas, sabem?, acho que vai ser um ano do caraças. Em bom. Em muito, muito bom...\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAdeus, 2017.\u003Cbr \/\u003EOlá, 2018!\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/2142152514175903908\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2017\/12\/2017.html#comment-form","title":"1 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/2142152514175903908"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/2142152514175903908"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2017\/12\/2017.html","title":"2017"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"1"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-5897848617671437588"},"published":{"$t":"2017-12-13T14:06:00.001+00:00"},"updated":{"$t":"2017-12-13T14:06:08.400+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"eles"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Eu"}],"title":{"type":"text","$t":"Armada em forte"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-8aETLqjGIho\/WjEy3zELCYI\/AAAAAAAAOJo\/B2f7FzHODxoKreDZUZg1-eofKnQ3JW0uQCLcBGAs\/s1600\/Xmas17.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" data-original-height=\"1600\" data-original-width=\"1600\" height=\"640\" src=\"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-8aETLqjGIho\/WjEy3zELCYI\/AAAAAAAAOJo\/B2f7FzHODxoKreDZUZg1-eofKnQ3JW0uQCLcBGAs\/s640\/Xmas17.jpg\" width=\"640\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EEstou aqui armada em forte, mas começa a doer... devagarinho. Isto: este ano, o Natal é sem eles. Consoada com o pai e, para evitar corridas desnecessárias, e porque vão continuar de férias com o pai na semana entre o Natal e o Ano Novo, sugeri que passassem o Natal inteiro com o pai. No ano passado, tive-os na Consoada e depois foram no dia de Natal para o pai, e por lá ficaram. Este ano essa logística implicava mais voltas e... acho que é melhor assim. Menos stress para toda a gente. E o Natal é só um dia. (Inserir processo de mentalização aqui). A minha maneira de contornar isto é simples: fazer uma segunda Consoada na noite da passagem de ano. Vai ser nessa noite que eles abrem os presentes do lado da mãe e vai ser nessa noite que é Natal para mim e para os avós.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ETenho tentado não dar demasiada importância a isto. É só mais um dia no calendário, tem o peso que lhe quisermos dar. Já sei que quando estiver lá, com o resto da família mas sem eles, me vai custar demasiado. Mas também sei que eles vão estar bem e é isso que me interessa.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003ENo fundo, acho que estas coisas são somente um processo de maturidade. Quando conseguimos pensar neles primeiro, quando conseguimos não entrar em guerras imbecis (e eu fujo de guerras destas como o diabo foge da cruz), tudo corre melhor. Nem sempre sou a pessoa mais paciente do mundo. Há coisas que não consigo encaixar, que não me fazem sentido. Mas escolho deixá-las passar e não perder demasiado tempo com elas, a bem da minha sanidade mental e da minha paz de espírito.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EGuardo o meu síndrome de Peter Pan para outras coisas. Para continuar a gostar de ser palhaça quando me apetece. Para continuar a gostar de dançar à chuva. Para continuar a ser capaz de guerras de almofadas ou de chantilly, malgrado os efeitos colaterais que daí possam advir. Nisto, com eles, tento ser o mais adulta possível, para que eles sofram o mesmo possível. E desengane-se quem acha que as crianças podem passar por processos de divórcio sem sofrer. Não podem. Porque a realidade delas muda e é preciso adaptação. Por muito bem que os pais se dêem, por muito pacífica que seja a separação, é sempre uma mudança. E, principalmente quando eles são pequenos mas já percebem as coisas, aquilo acaba por deitar um bocado por terra as fantasias de \"e viveram felizes para sempre\" que eles pudessem ter. É por isso que um dos meus grandes objectivos é que eles não se tornem cínicos, cépticos e desconfiados. Quero que acreditem no amor. Quero que saibam que talvez não dure para sempre, mas existe e é maravilhoso enquanto dura. Quando deixa de ser amor e se transforma noutra coisa qualquer, é preciso arrumar a casa e reaprender a viver. Mas é possível ser feliz depois da perda, depois do luto. É possível acreditar novamente. E, mais importante do que tudo isto, é possível voltar a amar.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E[E isto, que era só um post sobre o Natal, acabou por se tornar numa coisa um bocadinho mais profunda do que isso...]\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/5897848617671437588\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2017\/12\/armada-em-forte.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/5897848617671437588"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/5897848617671437588"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2017\/12\/armada-em-forte.html","title":"Armada em forte"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"https:\/\/4.bp.blogspot.com\/-8aETLqjGIho\/WjEy3zELCYI\/AAAAAAAAOJo\/B2f7FzHODxoKreDZUZg1-eofKnQ3JW0uQCLcBGAs\/s72-c\/Xmas17.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}}]}});