// API callback
related_results_labels_thumbs({"version":"1.0","encoding":"UTF-8","feed":{"xmlns":"http://www.w3.org/2005/Atom","xmlns$openSearch":"http://a9.com/-/spec/opensearchrss/1.0/","xmlns$blogger":"http://schemas.google.com/blogger/2008","xmlns$georss":"http://www.georss.org/georss","xmlns$gd":"http://schemas.google.com/g/2005","xmlns$thr":"http://purl.org/syndication/thread/1.0","id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400"},"updated":{"$t":"2020-09-01T11:53:36.435+01:00"},"category":[{"term":"Eu"},{"term":"Coisas"},{"term":"Opiniões"},{"term":"Blogs"},{"term":"Trabalho"},{"term":"Livros"},{"term":"Maternidade"},{"term":"Nós"},{"term":"Culinária"},{"term":"Escrever"},{"term":"Amigas"},{"term":"Moda"},{"term":"Cinema"},{"term":"Fim-de-semana"},{"term":"Música"},{"term":"Família"},{"term":"Amigos"},{"term":"Filhos"},{"term":"Verbo Casar"},{"term":"Viagens"},{"term":"Desporto"},{"term":"Desafios"},{"term":"Casamento"},{"term":"Séries"},{"term":"ela"},{"term":"Ele"},{"term":"Coisas que me acontecem"},{"term":"De Deus e do Diabo"},{"term":"Férias"},{"term":"frenteamp;verso"},{"term":"Verbo Trabalhar"},{"term":"Corrida"},{"term":"Verbo Gostar"},{"term":"Costura"},{"term":"dieta"},{"term":"One Red Crow"},{"term":"come along"},{"term":"not so fast moments"},{"term":"100"},{"term":"Decoração"},{"term":"barrigas de amor"},{"term":"Filmes"},{"term":"Crafts"},{"term":"o melhor do meu dia"},{"term":"eles"},{"term":"Verbo Emagrecer"},{"term":"Verbo Ver"},{"term":"Verbo Vestir"},{"term":"blog"},{"term":"a minha mãe"},{"term":"Passatempo"},{"term":"Futilidades"},{"term":"Gosto"},{"term":"Verbo Ler"},{"term":"Verbo Opinar"},{"term":"Casa"},{"term":"Verbo Relaxar"},{"term":"Verbo Viajar"},{"term":"karate"},{"term":"Ginásio"},{"term":"Organizando"},{"term":"Verbo Detestar"},{"term":"Verbo Ser"},{"term":"conto-te"},{"term":"coração nas mãos"},{"term":"filha"},{"term":"papel"},{"term":"dança"},{"term":"BBI"},{"term":"Compras"},{"term":"Mulheres"},{"term":"Verbo Votar"},{"term":"bolos"},{"term":"Surigata"},{"term":"Verbo Comer"},{"term":"Verbo Escrever"},{"term":"crónicas sapo família"},{"term":"ela na escola"},{"term":"gatos"},{"term":"guest post"},{"term":"língua afiada"},{"term":"maio by instagram"},{"term":"mães pelo mundo"},{"term":"red lipstick day"},{"term":"Letras e Magnólias"},{"term":"Projectos"},{"term":"Receitas"},{"term":"Relaxe"},{"term":"Verbo Acontecer"},{"term":"filho"},{"term":"passeios"},{"term":"100_S2"},{"term":"Doenças"},{"term":"Fotografia"},{"term":"Lisboa"},{"term":"Sugestões"},{"term":"eu e eles"},{"term":"feels like heaven"},{"term":"pai"},{"term":"ponte aérea"},{"term":"A Godess"},{"term":"Afilhada"},{"term":"Amor"},{"term":"Cultura"},{"term":"Filhas"},{"term":"Homens"},{"term":"Homework"},{"term":"Part-time lovers"},{"term":"Sapatos"},{"term":"Teatro"},{"term":"deles"},{"term":"instaweek"},{"term":"mudar de vida"},{"term":"sítios"},{"term":"Caramelo"},{"term":"Fun friday"},{"term":"Ginário"},{"term":"Lugares"},{"term":"Saídas"},{"term":"Workshops"},{"term":"avós"},{"term":"ele na escola"},{"term":"livros infantis"},{"term":"mãe querida"},{"term":"pandemia"},{"term":"30 dias 20 peças"},{"term":"Alex"},{"term":"Breve"},{"term":"Costuras"},{"term":"Deusas Gregas"},{"term":"Ficção"},{"term":"Handmade"},{"term":"Internet"},{"term":"LJ"},{"term":"Meg"},{"term":"Momentos"},{"term":"Palavra Por Palavra"},{"term":"Restaurantes"},{"term":"Rotinas"},{"term":"She who fights"},{"term":"Tempo Livre"},{"term":"Trail"},{"term":"Utilidades"},{"term":"Vegetariano"},{"term":"Verbo Fazer"},{"term":"conversa surreal"},{"term":"ideias"},{"term":"kizomba"},{"term":"letapos;s eat"},{"term":"memory lane"},{"term":"new life"},{"term":"not so fast fit"},{"term":"november pics"},{"term":"nsfdecemberpic"},{"term":"nsfjanuarypic"},{"term":"nsfnovemberpic"},{"term":"padrinho"},{"term":"por cá"},{"term":"um dia"}],"title":{"type":"text","$t":"Lénia Rufino - palavra por palavra"},"subtitle":{"type":"html","$t":""},"link":[{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#feed","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/posts\/default"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/-\/filha?alt=json-in-script\u0026max-results=6"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/search\/label\/filha"},{"rel":"hub","href":"http://pubsubhubbub.appspot.com/"},{"rel":"next","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/-\/filha\/-\/filha?alt=json-in-script\u0026start-index=7\u0026max-results=6"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"generator":{"version":"7.00","uri":"http://www.blogger.com","$t":"Blogger"},"openSearch$totalResults":{"$t":"9"},"openSearch$startIndex":{"$t":"1"},"openSearch$itemsPerPage":{"$t":"6"},"entry":[{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-7361033205902220876"},"published":{"$t":"2018-11-21T15:00:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2018-11-21T15:18:12.088+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Coisas"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Eu"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"filha"}],"title":{"type":"text","$t":"Termos de comparação"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EOntem, no carro, vínhamos a falar das notas dos testes que a miúda recebeu: teve Muito Bom a Português e Bom a Inglês. E diz ela: sabes, mãe, estou feliz. Perguntei porquê. \"Porque ninguém mais teve Muito Bom, tive a melhor nota da turma\".\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EDisse-lhe que estou orgulhosa dela (claro que estou, aquelas são as minhas disciplinas-fetiche, mas evito ao máximo projectar nela os meus gostos e formas de estar, coisa que - quem tem filhos sabe - não é nada fácil!). E disse-lhe outra coisa, ainda mais importante do que o orgulho que tenho nela.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EDisse-lhe que ela não pode comparar-se com ninguém. Que tem de estar feliz porque deu o seu melhor e correu bem. Não tem de estar feliz porque foi melhor do que a Maria ou do que o Eufrásio. Expliquei que hoje foi ela a melhor, mas que noutras alturas poderá não ser e, se passar a vida a comparar-se com outras pessoas, vai viver frustrada. Porque vai haver alturas em que há alguém com melhores notas, mais alta, mais magra, mais loira, mais morena, mais isto ou aquilo e ela vai estar sempre a nivelar por baixo.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EExpliquei que ela não tem de se comparar com ninguém a não ser consigo mesma. No teste anterior teve Bom, neste melhorou; há duas semanas não conseguia fazer uma pirueta com os patins, agora já faz. Antes não sabia cozinhar, agora já faz panquecas e bolos de caneca. Dei-lhe estes exemplos para ela ver como se tinha superado a ela mesma e para mostrar que essa, sim, é a comparação que importa fazer. E disse-lhe que não tem mal nenhum ela ficar feliz por ter tido uma nota excelente, desde que isso depois não a faça ficar triste quando não for a melhor da turma. Porque se ela der o seu melhor, então já fez tudo o que podia fazer. E está tudo bem assim.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EÉ difícil não perpetuar uma coisa que eu própria faço inconscientemente - mas cada vez menos, e cada vez com mais noção do que está a acontecer. Acho mesmo que temos de parar com esta competição desenfreada que só nos magoa a nós mesmas. Seremos sempre as melhores numas coisas e as piores noutras e não ha problema nenhum nisso. A comparação aprisiona-nos, condiciona-nos e não nos serve de cenoura mas sim de chibata. Eu não quero isto para mim, não quero viver a olhar para cima nem para o lado nem para baixo. Quero viver a olhar em frente - isto é um bocado Gustavo Santos, mas é a realidade: quero olhar em frente, para o meu caminho, para os cumes das minhas montanhas. É só isso que me importa, é só isso que interfere na minha vida. Tudo o resto é paisagem, decoração, ruído de fundo. Não me incomoda, mas não me acrescenta nada. E eu escolho fazer o meu caminho sem a vista turva por coisas que não interessam e que, no fim, são apenas como uma nuvem de poeira que se atravessa para chegar ao lado de lá.\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/7361033205902220876\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/11\/termos-de-comparacao.html#comment-form","title":"1 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/7361033205902220876"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/7361033205902220876"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/11\/termos-de-comparacao.html","title":"Termos de comparação"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"1"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-5771574051127463073"},"published":{"$t":"2018-10-22T14:00:00.000+01:00"},"updated":{"$t":"2018-10-22T14:00:10.164+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ela"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Escrever"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"filha"}],"title":{"type":"text","$t":"Heranças"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E1991\u003C\/b\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAndava no 5º ano. Na RTP, uma novela portuguesa tomava conta da ocorrência. Chamava-se Cinzas, tinha a Sofia Sá da Bandeira e o Ricardo Carriço como cabeças de cartaz. Inspirada por aquilo, escrevi o meu primeiro conto. Cada semana escrevia um capítulo, que levava para a escola, para as minhas três amigas mais próximas lerem. Elas gostavam daquilo e isto ainda durou um tempinho. Foi o meu início na escrita.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cb\u003E2018\u003C\/b\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA minha filha, que anda no 6º ano, teve um trabalho para fazer este fim-de-semana. Vai haver um concurso literário na escola dela, no âmbito do Halloween, e ela quis participar. Tinha de escrever um conto aterrador. Uma página A4, disse-me ela. Ontem sentou-se ao computador a escrever. E escreveu, escreveu, escreveu. Aquilo deu cinco páginas. Pediu-me que lho corrigisse.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003ESentei-me a ler aquilo e tive um baque. Nota prévia: eu sou ZERO a mãe que bate palminhas tipo foca a tudo o que os filhos fazem. Seria a última pessoa do mundo a incentivar um talento que eles não tivessem. Não dou para esse peditório, porque acho que lhes evita dissabores (imaginem: se eles cantassem pessimamente - o que até não é, de todo, o caso -, eu seria incapaz de os incentivar a sujeitarem-se a castings manhosos de onde sei que nunca iria sair coisa boa). Bom, estava eu a dizer que me sentei a ler aquilo e... gralhas à parte (e desconhecimento sobre uso de travessões e tal), o texto está muito, muito bom. Muito melhor do que o meu primeiro conto. Mas assim de longe.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EA minha filha é, de facto, muito filha de sua mãe... e nem dois minutos depois estava de lágrima no canto do olho a dizer que aquilo não prestava, que não gostava, que não ia ganhar nada. Deixei-a lá na espiral dela. Corrigi o que havia a corrigir. Chamei-a ao pé de mim. Mandei-a guardar as folhas na mala. E disse-lhe, a olhar nos olhos dela, que aquilo era muito bom. É mesmo. Disse-lhe que não pode duvidar dela. Disse-lhe para não ser como eu, que só aos 40 anos me deixei de medos e demorei este tempo todo a ir atrás do meu sonho. Disse-lhe que às vezes vai ganhar e às vezes vai perder. Mas que o talento dela está lá (e está mesmo). Só tem de continuar a ler muito, a escrever muito. E, se for isto que ela quer, tem de tentar. Sempre.\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EAcabámos as duas a chorar. Eu porque vejo nela as mesma inseguranças que eu tenho. E sei onde isto vai dar. E quero mesmo guiá-la para fora o pântano. Ela porque sentiu o medo a tomar conta dela.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003E\u003Cbr \/\u003E\u003C\/div\u003E\u003Cdiv style=\"text-align: justify;\"\u003EEste fim-de-semana, entre este momento e mais um ou dois, houve um laço entre nós que se apertou. E o orgulho que tenho nesta miúda é uma coisa que cresce e cresce... Olho para ela e vejo tudo o que herdou de mim. E espero sinceramente conseguir ajudá-la a não cair nas mesmas armadilhas em que eu caí. E espero conseguir ajudá-la a construir uma confiança que eu demorei quatro décadas a ter.\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/5771574051127463073\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/10\/herancas.html#comment-form","title":"2 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/5771574051127463073"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/5771574051127463073"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2018\/10\/herancas.html","title":"Heranças"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"2"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-2012360510172479582"},"published":{"$t":"2017-04-07T15:31:00.001+01:00"},"updated":{"$t":"2017-04-07T15:31:21.793+01:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"ela"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"filha"}],"title":{"type":"text","$t":"Sobre a minha filha..."},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EHouston, we have a problem...\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EAndo aqui num dilema que me apetece partilhar convosco.\u003Cbr \/\u003EA minha filha. A minha filha é uma cópia fiel de sua mãe: feitio difícil (estou a ser simpática, ok?), muitas inseguranças e um corpo igual, que vem exactamente do mesmo sítio de onde veio o meu. Aquela miúda é das que se mexe o mínimo indispensável. Eu era igual: odiava educação física e só comecei a gostar de praticar desporto quando saí da escola e o desporto deixou de ser obrigatório... (e quando passei a pagar para isso, vá...). Adora tudo o que seja doce: chocolates, gomas, bolos, cereais... ela come. Devora, é o termo correcto. Em casa limito-lhe muito o acesso, mas eu não estou sempre com ela e não controlo a 100%. Resultado disto: uma miúda que, com 9 anos, veste roupa para 12. Ok, é alta - sempre foi percentil 90 de altura, é um facto. Mas também está a ficar redondinha. Rabiosque saliente, uma barriguinha ali a aparecer, a cara redonda, toda ela grande. Não é gorda, está longe de ser obesa. Mas eu sei exactamente o que ela vai passar quando tomar consciência de que aquilo não é bom para ela. E sei porque passei exactamente pelo mesmo. Foram anos e anos e anos a não gostar do que via ao espelho. Foram anos e anos e anos a tentar mudar sem conseguir. Foram muitas angústias e ainda mais inseguranças. Foi o precisar de validação externa que é coisa de que ainda não me livrei a 100% (e é uma imbecilidade, eu sei). Ela para lá caminha.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EE eu ando aqui entre o querer que ela faça um caminho diferente, mais saudável e mais feliz, e o não lhe querer meter macaquinhos no sótão acerca do corpo dela. É querer que ela se aceite tal como é, mas ao mesmo tempo não querer que ela passe pelo que eu passei. É querer que ela cresça feliz, sem as tais angústias e não querer que esteja sempre a pôr-se em causa e a achar que não chega.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EComo é que se gere isto? Aquilo que posso fazer, faço: evito que coma porcarias, insisto em lanches saudáveis, prefiro tê-la zangada comigo porque não a deixei comer um chocolate do que deixar que o coma e saber o que isso lhe vai fazer. Quero que ela saiba que é linda seja de que maneira for, mas não quero que tenha problemas de saúde. Quero que se aceite, mas não quero que se desleixe - não por uma questão estética mas por uma questão de saúde.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EÉ difícil este equilíbrio, não é?\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/2012360510172479582\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2017\/04\/sobre-minha-filha.html#comment-form","title":"6 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/2012360510172479582"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/2012360510172479582"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2017\/04\/sobre-minha-filha.html","title":"Sobre a minha filha..."}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"6"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-1549231987718638601"},"published":{"$t":"2016-12-26T11:51:00.001+00:00"},"updated":{"$t":"2016-12-26T11:51:23.562+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"filha"}],"title":{"type":"text","$t":"A minha filha"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EÀs vezes tenho pena dela. É uma miúda despachada, a quem não são permitidos muitos salamaleques. Nunca fiz dela uma princesa. Não houve fofos nem meias até ao joelho. Não houve golas à Camões nem laçarotes (ou laçarões) no cabelo. Houve calças de ganga, fatos de treino, longlseeves e um ou outro vestido, sempre em ocasiões especiais. Ela não pede nada disso. Pede leggings e meias quentinhas. Pede camisolas de fato de treino. Pede um blusão de pele e uns botins que lhe ficam mesmo bem. Não quer ganchos no cabelo, nem tranças. Um rabo-de-cavalo ocasional quando o calor aperta. Pede que não lhe corte muito o cabelo porque gosta dele comprido. Pede risco ao meio para o cabelo não lhe ir para os olhos. Pede que lhe pinte as unhas e cinco minutos depois já arrancou o verniz à dentada.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EÀs vezes tenho pena dela. É demasiado igual a mim. Em tudo. Olho para ela e revejo-me. Sei onde aquilo vai dar. Sei que vou sofrer tudo outra vez, já não na minha pele mas, pior ainda, na pele dela. Sei que me vai doer, mais ainda do que me doeu quando o alvo era eu. Mas sei que vai safar-se. Sei que vai ganhar uma casca que a vai proteger. E sei que um dia isso vai tudo abaixo e vai ser duro. Espero estar lá para ela. Para a amparar. Para a ajudar a não se afogar. Espero olhar. Ver. Repara. E ser o abraço para onde ela corre quando o resto do mundo desabar à sua volta.\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/1549231987718638601\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2016\/12\/a-minha-filha.html#comment-form","title":"2 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/1549231987718638601"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/1549231987718638601"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2016\/12\/a-minha-filha.html","title":"A minha filha"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"2"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-7946949481314283933"},"published":{"$t":"2016-11-14T10:43:00.000+00:00"},"updated":{"$t":"2016-11-14T10:43:43.214+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"Coisas"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"eu e eles"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"filha"}],"title":{"type":"text","$t":"Generation gap"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EIr à biblioteca, procurar bibliografia sobre determinado assunto, requisitar os livros, percorrer os índices à procura do que interessava, fotocopiar bocados de texto, fotocopiar imagens, recortar imagens, comprar uma cartolina, fazer linhas a lápis, muito ao de leve, para conseguirmos apagar depois, escrever o título a marcador grosso, colar as imagens recortadas, escrever blocos de texto ao lado, enrolar a cartolina sem vincar, prender com um elástico e levar para as aulas, para apresentar à turma. Tempo despendido: duas tardes.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EPedir o computador ou o tablet emprestado ao pai, abrir o Google, pesquisar o que faz falta, navegar na Wikipedia, ver imagens, tomar apontamentos num caderno, chegar a casa da mãe no domingo à hora de jantar, pedir o computador à mãe, voltar ao Google, abrir a drive para criar uma apresentação (aka, powerpoint), criar slides, passar os apontamentos para ali, juntar fotos sacadas do Google, ter aquilo mais ou menos direitinho, sem grande esforço (a mãe tratou de escrever, mas só porque a filha ainda não se orienta a pôr sinais de pontuação e acentos), fazer download como apresentação, passar para uma pen (e a dificuldade que foi encontrar uma pen em casa??) e trabalho pronto para levar para a escola. Tempo despendido: umas três ou quatro horas.\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003E(E, de caminho, a mãe voltou a mergulha na História de Portugal e teve de explicar o que são \"problemas sexuais\" à criança, que resolveu que queria fazer o trabalho sobre D. Afonso VI, que calha ter tido umas chatices ali ao nível da potência sexual e sim, isto entrou no trabalho dela, oito anos, quase nove, quarto ano do ensino básico.)\u003Cbr \/\u003E\u003Cbr \/\u003EMas amei vê-la empenhada no trabalho. Quis vir para casa antes de jantar para termos tempo de fazer tudo nas calmas. Fizemos antes de jantar. Claro que depois a vantagem temporal que tínhamos ganho se desvaneceu no \"não gosto desta comida, não tens mais nada? Está bem, eu como sopa, mas fazes um ovo estrelado a seguir\". Está feito. O primeiro de muitos, suponho...\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/7946949481314283933\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2016\/11\/generation-gap.html#comment-form","title":"3 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/7946949481314283933"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/7946949481314283933"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2016\/11\/generation-gap.html","title":"Generation gap"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"thr$total":{"$t":"3"}},{"id":{"$t":"tag:blogger.com,1999:blog-1438633362247492400.post-6273214506130212284"},"published":{"$t":"2015-12-03T11:31:00.001+00:00"},"updated":{"$t":"2015-12-03T11:31:10.730+00:00"},"category":[{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"filha"},{"scheme":"http://www.blogger.com/atom/ns#","term":"karate"}],"title":{"type":"text","$t":"Festa"},"content":{"type":"html","$t":"\u003Cdiv dir=\"ltr\" style=\"text-align: left;\" trbidi=\"on\"\u003EPerguntei-lhe o que queria fazer no dia de aniversário, além de ir à escola. Podíamos ir jantar, ou jantar todos juntos em casa. Esta foi a festa que ela escolheu para o dia dela:\u003Cbr \/\u003E\u003Cdiv class=\"separator\" style=\"clear: both; text-align: center;\"\u003E\u003Ca href=\"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-kwn0AilUnPc\/VmAnnUsxoWI\/AAAAAAAACZw\/Vyos6z3ZZTQ\/s1600\/12307949_793632037429207_489271820750075118_o.jpg\" imageanchor=\"1\" style=\"margin-left: 1em; margin-right: 1em;\"\u003E\u003Cimg border=\"0\" height=\"640\" src=\"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-kwn0AilUnPc\/VmAnnUsxoWI\/AAAAAAAACZw\/Vyos6z3ZZTQ\/s640\/12307949_793632037429207_489271820750075118_o.jpg\" width=\"640\" \/\u003E\u003C\/a\u003E\u003C\/div\u003EE eu em modo proud mamma. Tenho um orgulho gigante nesta miúda que está a aprender a fazer escolhas. No lugar dela, teria feito o mesmo sem hesitar. E esta farda 100% branca está a dias de amarelar um bocadinho, parece-me...\u0026nbsp;\u003C\/div\u003E"},"link":[{"rel":"replies","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/feeds\/6273214506130212284\/comments\/default","title":"Enviar feedback"},{"rel":"replies","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2015\/12\/festa.html#comment-form","title":"0 Comentários"},{"rel":"edit","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/6273214506130212284"},{"rel":"self","type":"application/atom+xml","href":"http:\/\/www.blogger.com\/feeds\/1438633362247492400\/posts\/default\/6273214506130212284"},{"rel":"alternate","type":"text/html","href":"http:\/\/www.notsofastblog.com\/2015\/12\/festa.html","title":"Festa"}],"author":[{"name":{"$t":"Lénia Rufino"},"uri":{"$t":"http:\/\/www.blogger.com\/profile\/15016925163131586844"},"email":{"$t":"noreply@blogger.com"},"gd$image":{"rel":"http://schemas.google.com/g/2005#thumbnail","width":"32","height":"32","src":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-dkvrswWaMy4\/Uh90CYEeVTI\/AAAAAAAABf4\/G_ioq0aaUCM\/s220\/Me.jpg"}}],"media$thumbnail":{"xmlns$media":"http://search.yahoo.com/mrss/","url":"http:\/\/1.bp.blogspot.com\/-kwn0AilUnPc\/VmAnnUsxoWI\/AAAAAAAACZw\/Vyos6z3ZZTQ\/s72-c\/12307949_793632037429207_489271820750075118_o.jpg","height":"72","width":"72"},"thr$total":{"$t":"0"}}]}});